Como investir em transformação digital na empresa de entretenimento

A transformação digital chegou para todas as áreas da sociedade: já são 76,2% das empresas pensando nesse assunto conforme dados da Samba Digital. E o setor de entretenimento faz parte desse cenário. Assim, não dá mais para deixar esse assunto de lado na estratégia de comunicação.

Antes da pandemia, já tínhamos um grande número de consumidores dessa indústria nos segmentos de cinema, shows, games e séries de TV, por exemplo. No entanto, com os efeitos da Covid-19, outras áreas do entretenimento e mídia dispararam no mercado consumidor.

Inclusive, segundo pesquisa desenvolvida pela PwC, a forma como as pessoas consomem entretenimento mudou. Podemos citar como exemplo a explosão do streaming, que engloba plataformas como Netflix, Disney+ e Prime Video. 

Outro segmento que cresceu durante a pandemia e o isolamento social foi o mercado de games, que tem a previsão de salto de até 70% em 4 anos, conforme relatório da Juniper Research.

Assim, tendo em mente essas e outras mudanças no setor, como investimentos em tecnologia e análise de dados, é necessário repensar a forma como uma marca deve interagir diante desse novo cenário de transformação digital.

Leia também:

>> Por que a área de relações públicas (PR) precisa mensurar resultados?
>> 5 tecnologias em 2021 para impactar o mercado de Comunicação

A transformação digital e o impacto no Entretenimento

Com o impacto da pandemia, a transformação digital no mercado de entretenimento ganhou uma aceleração que, antes, estava apenas nos planos futuros das organizações. 

Afinal, as marcas tiveram que se reinventar de uma hora para outra para adequar serviços e produtos para a realidade do distanciamento social, do não incentivo à aglomeração e das atividades dentro de casa. 

Isso sem falar em questões como a mudança do modelo de trabalho para home office, a necessidade em pensar na experiência do consumidor de forma remota e a importância dos dados, da LGPD e de ESG.

Dessa forma, conhecer não apenas o seu público, mas também as tendências e quais são os assuntos que estão sendo relacionados ao setor têm sido passos essenciais para desenvolver uma estratégia de comunicação efetiva, contornar os impactos do cancelamento de eventos presenciais e evitar futuras crises.

A era dos dados, da informação ágil e da tecnologia

Diante desse cenário de transformação digital e de mudanças significativas na dinâmica do posicionamento de marcas, os profissionais de comunicação do setor de entretenimento também encontram mais um desafio: o alto fluxo de informações.

Para resumir, a velocidade com que as matérias circulam nos veículos tradicionais e digitais e a influência que as redes sociais têm de ditar tendências de entretenimento fazem com que o monitoramento e a análise de dados não possam ser ignorados.

O ponto mais crítico dessa situação é compreender que, para garantir eficiência à equipe de comunicação, competitividade empresarial e real impacto no negócio, é necessário lidar com a informação e os dados de forma estratégica, automatizada e em tempo real.

Assim, com o avanço tecnológico já temos plataformas automatizadas que concentram a coleta e a análise das informações em um único local, onde é possível trabalhar de forma mais rápida e organizada. 

Essas soluções auxiliam as marcas a desenvolverem um diferencial competitivo, a obterem insights com mais rapidez e a prevenir problemas futuros na gestão de reputação.

O potencial da tecnologia na transformação digital das marcas de entretenimento

No caminho para a transformação digital no setor de entretenimento, a tecnologia combinada ao olhar humano faz toda a diferença no momento de pensar em gestão de reputação e competitividade empresarial.

Um excelente exemplo são as soluções de monitoramento da Knewin, que oferecem análise de mídia em tempo real, além de garantir a maior base de dados noticiosos da América Latina. 

Com o apoio da tecnologia, é possível conhecer e analisar a visibilidade da sua marca, o comportamento da concorrência e a opinião da mídia setorial que pauta entretenimento de maneira analítica, estratégica e personalizada.

Para exemplificar de forma mais simples, em estudo recente publicado em nossas redes sociais utilizando uma de nossas soluções, pudemos analisar a força das plataformas de streaming na imprensa. 

Em dados coletados de janeiro a abril de 2021, analisamos as seis maiores plataformas em atividade no território brasileiro.

Com nossa análise, foi possível notar a força da Netflix, que se manteve sendo a mais comentada pelas redações jornalísticas durante os 4 meses estudados, seguida pela Disney+ e Globoplay.

Ou seja, informação é poder, principalmente na era digital. E saber usar os dados a seu favor a partir da tecnologia é o diferencial que alavanca uma marca no mercado, especialmente quando falamos do setor de entretenimento.

A força do público na transformação digital

Não é novidade que as redes sociais dominaram o mercado. Assim, para desenvolver uma campanha ou a mais simples estratégia de comunicação, é preciso levar em conta o impacto que Twitter, Facebook e Instagram podem causar no resultado da ação de uma marca. 

Vimos, mais de uma vez, o poder das hashtags no Twitter e como a mobilização da população nas redes sociais é capaz de impactar uma empresa. E a tendência é que acontecimentos como esses só aumentem.

Segundo a pesquisa desenvolvida pela PwC que já citamos aqui no artigo, o smartphone é o principal dispositivo utilizado para acessar a internet. E a previsão é que até 2024 existam mais de 5,1 bilhões de conexões, sendo 68% delas feitas pelo celular. É a informação literalmente a distância de um toque.

Leia também:

>> Análise de sentimento e Social Listening combinados na gestão de marcas
>> Como medir o resultado de mídia espontânea nas mídias sociais

Dessa forma, semelhante às mídias tradicionais, saber o que o seu público está falando sobre sua marca, e ter acesso a essa informação de forma rápida e simplificada, acelera o desenvolvimento de estratégias e a viabilidade da transformação digital em empresas. 

Por isso, é importante focar nos seguintes pontos.

1. Monitoramento e coleta de dados

Concentrar todas as informações em um único local de forma manual leva tempo e mão de obra. Quando falamos de redes sociais, então, é uma tarefa quase impossível. 

Com o constante trânsito de dados e o grande volume de usuários, as ferramentas de monitoramento são os principais aliados nesse caminho. 

A partir do auxílio da tecnologia, é possível analisar o sentimento dos consumidores, acompanhar hashtags relacionadas à marca, desenvolver buscas de interesse para a empresa e acompanhar as ações dos concorrentes. 

2. Social Listening

O social listening vai muito além de responder comentários ou perguntas nas redes sociais. Ele atua como um aliado que, quando usado em conjunto com o monitoramento, possibilita um entendimento aprofundado sobre o setor de mercado, a marca e a concorrência para desenvolver campanhas e evitar crises. 

Essa estratégia se baseia em acompanhar em tempo real e de forma analítica o que está sendo comentado sobre os principais pontos sensíveis que estão no radar da marca de entretenimento.

Posteriormente, é possível utilizar os dados de forma inteligente para desenvolver planos de ação para garantir competitividade e insights para a marca caminhar lado a lado da transformação digital.

Por meio do social listening, por exemplo, podemos descobrir novas tendências e basear campanhas nas novidades e demandas do público.

Usando mais uma vez o case das plataformas de streaming, focando principalmente na Netflix, a empresa investe significativamente em suas comunicações via redes sociais. 

A relação entre marca e público é estreita e podemos observar a força do Social Listening nas respostas e campanhas que são desenvolvidas. E tudo isso se converte em resultado.

Em análise feita com nossas plataformas de monitoramento no período entre 26 de abril e 06 de maio de 2021, por exemplo, a Netflix foi a empresa mais mencionada pelos brasileiros no Twitter, superando grandes nomes como Disney+, Glopoplay e Prime Video, as maiores concorrentes da plataforma.

3. Cruzamento das notícias nas redes sociais

Alinhado à noção de que as notícias e as redes sociais causam impacto significativo no desempenho das marcas de entretenimento, é preciso encontrar uma maneira de cruzar essas informações e manter o olhar integrado em todos os momentos.

Isso vai auxiliar a equipe de comunicação a detectar a repercussão de uma determinada pauta da imprensa no olhar do público consumidor e evitar o aprofundamento de crises, por exemplo.

Assim, para garantir uma comunicação cada vez mais orientada para dados, a Knewin desenvolveu o Match Social, solução que auxilia a mensurar os resultados de notícias nas mídias sociais.

A plataforma identifica nas redes sociais as URLs de notícias sobre as marcas de entretenimento que foram publicadas na mídia tradicional. Quando o conteúdo é detectado pela tecnologia, acontece o match.

Ou seja, a tecnologia atua como uma ponte entre os canais sociais e noticiosos, que são fundamentais para o sucesso da estratégia de comunicação, alinhando a transformação digital à realidade diária das equipes.

Por sua vez, as áreas de comunicação podem identificar com antecedência a repercussão positiva ou negativa das menções sobre a marca que saíram em um determinado período.

Dessa forma, num mercado tão competitivo quanto o do entretenimento, saber usar os dados a seu favor é um grande diferencial. 

A união entre um bom monitoramento de mídias com uma estratégia de gestão de marcas que escuta seu público auxilia não apenas no crescimento financeiro de uma marca, mas também apoia a construção de uma reputação sólida.

Ficou interessado em saber mais sobre como unir a estratégia de monitoramento à transformação digital do setor de entretenimento? Entre em contato com a Knewin. Nós podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.