Por que o varejo farmacêutico precisa monitorar o mercado?

Se você atua na área de comunicação do varejo farmacêutico, sabe que esse é um nicho de mercado muito competitivo. Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) , existem mais de 78 mil unidades de drogarias e farmácias espalhadas pelo Brasil.

Assim, aqui fica o questionamento. Como competir com outras empresas do varejo farmacêutico, evitar deslizes, acompanhar mudanças em regulamentações e ainda pensar em engajamento do público?

A resposta para essa pergunta está em uma estratégia bem conhecida por comunicadores e por gestores de empresas: o monitoramento do mercado e da concorrência.

5 motivos para o varejo farmacêutico acompanhar as movimentações do mercado

Em primeiro lugar, reflita por um momento sobre a sua estratégia de monitoramento do mercado e da concorrência.

Será que ela é efetiva para lidar com a competitividade do varejo farmacêutico? 

Essa pergunta é importante porque, no segmento de farmácias, lidamos com um cenário bem diferente do que enfrentamos quando estamos inseridos no contexto das agências de comunicação.

Varejo farmacêutico é competitividade, é entendimento do público, é observação sobre regulamentações e é mapeamento sobre mudanças políticas.

Tudo isso afeta significativamente o desempenho de uma farmácia, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Dessa forma, se você ainda não coloca forças na estratégia de monitoramento do mercado e da concorrência, este artigo vai te ajudar.

Selecionamos 5 motivos para  empresas do setor de farmácias investirem em monitoramento.

1. Entender o que a concorrência está fazendo

O primeiro motivo para o varejo farmacêutico fazer monitoramento é entender os passos da concorrência.

Seja quando falamos de visibilidade de marca, de engajamento do público, de anúncios ou de ofertas, saber o que os competidores estão fazendo é essencial.

Afinal, dessa maneira conseguimos entender quais são os nossos pontos fracos e quais são os nossos diferenciais de mercado.

Além disso, o monitoramento das movimentações da concorrência é imprescindível quando entendemos o cenário do varejo farmacêutico no Brasil.

Conforme informações do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), as farmácias de rede cresceram 53% nos últimos 10 anos.

Ou seja, são diversas redes competindo entre si e com farmácias independentes no meio digital.

Então, nada melhor do acompanhar as notícias, as redes sociais, os anúncios e a presença digital das empresas farmacêuticas.

Dessa forma, você vai perceber que, hoje, existem diversas estratégias para garantir mais aderência no mercado.

Então, se você ainda não valoriza o monitoramento da concorrência no setor farmacêutico, é hora de mudar esse cenário.

2. Avaliar mudanças em regulamentações

Quem atua no varejo farmacêutico está suscetível a sofrer impactos por causa de mudanças em regulamentações de órgãos governamentais.

Para exemplificar, temos o aumento dos preços dos medicamentos estabelecido por órgãos públicos. Além disso, também temos a suspensão de lotes pela Anvisa.

Então, se essa é uma realidade no setor farmacêutico, não monitorar essas movimentações significa andar na corda bamba.

E isso é prejudicial para todos os envolvidos no contexto desse tipo de varejo (setor de comunicação, gestores, SAC, farmacêuticos).

Ou seja, é preciso estar atento a todos os pontos que podem impactar o dia a dia da empresa.

Além disso, é importante se manter bem informado para saber o que pode e o que não pode ser comercializado nesse nicho. O objetivo é evitar infração de leis.

E também não podemos esquecer que o varejo farmacêutico é impactado por regulamentações estaduais e federais. Esses pontos estão em constante movimentação.

Então, para evitar que a rede do setor farmacêutico seja pega de surpresa por recalls de medicamentos, por mudanças em regras e por liberação ou suspensão de determinados fármacos, a melhor alternativa é monitorar o mercado.

3. Compreender a receptividade do público

Terceiro motivo para a empresa farmacêutica investir em monitoramento: compreender a receptividade do público.

Aqui, podemos dividir o assunto em dois pontos importantes:

  • Sentimento dos consumidores em relação à rede de farmácias.
  • Comportamento no consumo de medicamentos.

O primeiro ponto tem a ver com como a marca é vista pelos consumidores. Ou seja, as pessoas recomendam a farmácia ou só têm críticas negativas?

Esse questionamento é relevante quando falamos em monitoramento, pois o meio digital nos fornece informações valiosas sobre o nosso público.

Então, é essencial que uma empresa farmacêutica entenda o que estão falando sobre ela, principalmente se é uma rede. Afinal, são diversas filiais lideradas por diferentes profissionais.

Assim, monitorar o sentimento da marca é vital para que as empresas possam praticar a melhoria contínua e evitar perda de competitividade.

Por sua vez, analisar o comportamento no consumo de medicamentos ajuda profissionais de comunicação e gestores a avaliarem quais são as tendências que podem impulsionar a venda na farmácia.

Por exemplo, segundo um estudo feito pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com a Unicamp, 63,45% dos entrevistados já adquiriram um medicamento genérico. Essa informação é valiosa para o dia a dia de farmácias.

Então, não deixe de monitorar a receptividade do público no varejo farmacêutico.

4. Identificar picos de assuntos e aproveitar oportunidades

Quem trabalha com comunicação conhece o termo Newsjacking, que nada mais é do que aproveitar tendências de assuntos e notícias para construir conteúdos relevantes.

O grande ponto é que isso também é importante para o setor farmacêutico. Afinal, picos de temáticas e de notícias que viralizam no meio digital e na imprensa podem ser uma oportunidade ou uma ameaça para drogarias e farmácias.

Um exemplo para este post pode ser a greve dos caminhoneiros que ocorreu em 2018. Nessa época, o álcool vendido em farmácias ficou esgotado, pois a falta de combustível trouxe uma nova oportunidade para esse setor.

Além disso, também há o caso dos picos de épocas de gripe. Nesse cenário, os medicamentos para prevenção são mais procurados pelos consumidores.

Isso quer dizer que o monitoramento de temáticas que estão em alta pode garantir ao varejo farmacêutico um olhar preditivo para:

  • Impulsionamento de ofertas.
  • Procura de medicamentos específicos.
  • Relacionamento mais harmonioso com o público.

Assim, se você achava que empresas farmacêuticas e Newsjacking não tinham relação, esperamos que você mude de ideia. 

5. Investir em tendências do mercado

Quer mais um motivo para monitorar o mercado no setor farmacêutico? Mapeamento de tendências.

Aqui, entramos no seguinte cenário:

  •  Empresas que investem no cenário digital (como a  Farmazon).
  • Apps como Rappi que permitem a parceria com redes de farmácia.
  • Uso da tecnologia para melhorar o desempenho do varejo farmacêutico.

Em outras palavras, o monitoramento e o mapeamento de tendências de mercado permite que as empresas do setor farmacêutico não fiquem paradas no tempo. Assim, elas conseguem andar lado a lado com a transformação digital.

Essa é a melhor maneira de impulsionar a competitividade das empresas desse setor.

Então, se você atua com comunicação nesse setor de mercado e não quer ficar para trás, é preciso investir em monitoramento.

Como monitorar o mercado do varejo farmacêutico de forma ágil

Se você compreendeu a importância do monitoramento de mercado no varejo farmacêutico, saiba que essa estratégia não precisa ser demorada nem complexa.

Na Knewin, temos soluções para empresas e profissionais de variados segmentos, inclusive para o setor de farmácias.

Uma das nossas soluções para monitoramento abrangente de mídias é o Knewin News. Com essa ferramenta, você consegue acompanhar todas as movimentações dos seus concorrentes e do mercado.

A partir do uso de palavras-chave estratégicas, é possível monitorar impresso, Tv, rádio e digital com a agilidade necessária para proteger a competitividade da empresa farmacêutica.

Além disso, você conta com relatórios analíticos e inteligentes sobre o monitoramento de notícias.

Esses documentos te ajudam a obter ideias estratégicas para melhorar a atuação da sua empresa e garantir mais competitividade, evitando que qualquer regulamentação nova passe despercebido.

Assim, se você tem interesse em monitorar mídias de forma abrangente, ágil e analítica, solicite um teste gratuito no Knewin News.

Nossa equipe vai te ajudar a aproveitar todo o potencial da tecnologia para monitorar o mercado do varejo farmacêutico, aprimorando a sua competitividade.

Clique aqui para solicitar um teste gratuito no Knewin News e conhecer o potencial do monitoramento automatizado e abrangente.