Presença digital de marcas: como monitorar e avaliar o impacto?

A presença digital é a forma como marcas, personalidades e demais organizações se posicionam nas redes sociais, no Google e em demais canais de comunicação online. O grande objetivo dessa estratégia é melhorar o relacionamento com os públicos e garantir mais visibilidade para as instituições.

No entanto, presença digital vai muito além de ter uma conta no Facebook, elaborar um conteúdo para blog ou disparar releases para a imprensa e aparecer no portal de notícia como fonte.

Construir uma boa presença para os canais digitais requer olhar estratégico, analítico e qualitativo. Afinal, precisamos estar atentos ao impacto de um conteúdo que aparece no Google e de uma publicação nas redes sociais.

Dessa forma, é essencial entender que precisamos monitorar a presença de marcas no meio digital. E tudo dentro de um contexto bem definido.

Assim, se você ainda não se preocupava com isso, construímos este conteúdo para te ajudar.

Como monitorar a presença digital de marcas?

O primeiro passo para monitorar e analisar a presença digital de marcas é organizar a estratégia em 2 categorias:

  • Presença social.
  • Presença na mídia/imprensa.

Essa organização vai te ajudar a entender como a marca se posiciona nos canais sociais, impactando o relacionamento direto com o público. Além disso, você vai perceber como é a visibilidade da empresa nos canais noticiosos, causando impactos na opinião pública.

Dessa forma, você vai conseguir identificar qual é o grau de visibilidade da marca e se isso está alinhado aos objetivos da organização.

Então, vamos ao que interessa: como você pode monitorar a presença digital de marcas em redes sociais e na mídia.

Presença digital de marcas na mídia/imprensa

Uma das estratégias utilizadas para aprimorar a visibilidade de marcas e garantir um posicionamento de autoridade é o disparo de releases e de sugestões de pauta para a imprensa.

Isso ocorre porque os canais jornalísticos são fontes de informação para o público. Além disso, ajudam a disseminar a imagem de uma marca.

A grande questão é que precisamos monitorar a visibilidade que a organização tem na imprensa. Afinal, o impacto nem sempre é positivo.

Além disso, temos de avaliar se a mensagem-chave da instituição está sendo inserida nos conteúdos jornalísticos, entre outras questões relacionadas aos objetivos da empresa.

Então, é preciso construir uma estratégia de monitoramento de notícias voltada para a análise da presença digital da marca.

Como organizar o monitoramento de notícias.

Para te ajudar na análise da presença digital da sua marca, organizamos o monitoramento de notícias em algumas etapas. Confira:

  • Definição do que precisa ser analisado.
  • Escolha das palavras-chave para pesquisar conteúdos sobre uma marca no meio digital. Esses termos podem ser tanto o nome da organização, bem como o nome do porta-voz.
  • Definição de como o monitoramento vai ser executado. Existem marcas que usam clipadoras para fazer análise de notícias. Por outro lado, existem organizações que escolhem a liberdade que as ferramentas de monitoramento como o Knewin News garantem.
  • Identificação do período de análise da presença digital. Pode ser que você queira entender a visibilidade da marca em um determinado contexto.
  • Monitoramento na prática. Construa buscas noticiosas com as palavras-chave que você definiu anteriormente.
  • Categorização e limpeza de conteúdos jornalísticos. Com os resultados da busca noticiosa, segmente e limpe os resultados que você obtiver. Assim, você consegue filtrar por tipo de veículo, editoria, nome do jornalista e sentimento da matéria.

Essas etapas podem fazer parte da sua estratégia de monitoramento de notícias voltada para a observação da presença da marca no meio digital.

Para se aprofundar no assunto, leia o nosso Manual do monitoramento de notícias.

Presença digital de marcas nas redes sociais

Outra estratégia utilizada para melhorar a visibilidade e a presença digital de marcas é a produção de conteúdo para redes sociais.

A partir da interação com o público, conseguimos:

  • Disseminar a imagem de uma empresa.
  • Divulgar as mensagens-chave.
  • Atingir as pessoas certas.

Mas não podemos fazer isso de qualquer jeito e sem análise.

Precisamos monitorar a presença que as marcas têm nos canais sociais, a fim de entender se estamos sendo assertivos ou não.

Então, você precisa construir uma estratégia de monitoramento de mídias sociais que te ajude a entender o impacto das ações planejadas e executadas no Facebook, no Instagram e no Twitter, por exemplo.

Como organizar o monitoramento de redes sociais

Para te ajudar na análise digital da sua marca, organizamos o monitoramento de mídias sociais em algumas etapas. Confira:

  • Definição dos objetivos do monitoramento.
  • Escolha das palavras-chave para monitorar marcas nas redes sociais. Esses termos precisam ser escolhidos com cuidado e podem ser o nome da organização, o nome de um produto ou de uma campanha específica.
  • Definição de como o monitoramento vai ser executado. A análise de redes sociais exige que você conte com a ajuda de alguma ferramenta que otimize o processo. O Knewin Social é um exemplo de plataforma que facilita a captura de conteúdos nas mídias sociais.
  • Importância do timing. Redes sociais são instantâneas e momentâneas. Para analisar a presença de uma marca nos canais sociais, temos de ser ágeis. Afinal, é necessário identificar quando um assunto está em alta ou quando uma campanha específica foi disparada. Assim, podemos ter um olhar analítico em tempo real sobre uma determinada temática.
  • Categorização e limpeza de conteúdos sociais. Para entender a visibilidade de uma marca em redes sociais, temos de ser estratégicos para separar o que é barulho do que é realmente relevante para o monitoramento. Dessa forma, filtre os conteúdos, identifique o que não é importante e categorize os sentimentos das menções relevantes.

Essas etapas podem fazer parte da sua estratégia de monitoramento de redes sociais com a finalidade de analisar a presença da marca no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Para se aprofundar no assunto, leia o nosso e-book sobre monitoramento de redes sociais.

O que fazer com os dados dos monitoramentos de notícias e de redes sociais?

Se você acha que o monitoramento é a etapa final da análise da presença digital de uma marca, precisamos te alertar que a estratégia não para por aí.

Afinal, se não inserirmos um contexto e analisarmos os dados, as informações não passam de menções soltas sem sentido, certo?

Então, se você deseja avaliar o impacto da visibilidade de uma organização no meio digital, é preciso analisar o que foi monitorado.

Como fazer isso? A resposta para essa pergunta é a definição de objetivos ou quais são os aspectos que você deseja analisar.

Uma forma de entender a presença de uma organização no meio digital é fazer comparações.

A partir da comparação de dados, podemos entender o impacto das estratégias.

Ou seja, use os dados do monitoramento para entender, por exemplo, qual é a visibilidade da sua marca em relação à concorrência ou a um período anteriormente analisado.

Isso é válido para o monitoramento de notícias. Afinal, você consegue entender em degrau de autoridade na imprensa a sua marca está, em relação às outras empresas do nicho de mercado.

Para as redes sociais, você pode entender que tipo de publicação gera mais engajamento e como o público enxerga a sua organização.

A avaliação do impacto da presença digital é algo muito individual e que exige a definição de métricas bem alinhadas ao contexto de uma marca.

Por fim, para entender como por que devemos analisar a visibilidade das empresas, faça o download do nosso e-book com 13 motivos para você monitorar marcas no meio digital. É só clicar aqui.