Vitrine de assessoria: saiba usar o clipping a seu favor

vitrine de assessoria

Que uma emplacada na imprensa é a grande vitrine de assessoria, isso ninguém duvida. Nada é mais gratificante para o assessor de imprensa do que conseguir uma inserção relevante para o cliente. E, do ponto de vista do assessorado, a emplacada é a prova de que a comunicação está sendo feita de forma correta.

Mas por que não usar esses resultados para divulgar os resultados da agência de comunicação e reforçar a especialidade dos seus clientes?

Saiba por que usar o clipping como vitrine de assessoria

Poucos são os clientes que utilizam o clipping recebido para promover sua marca nos canais da empresa ou em materiais de comunicação com parceiros, consumidores e clientes.

Engana-se quem acha que o resultado das ações de comunicação devem ser apenas notificados para comprovar o trabalho da assessoria de imprensa.

Assim, quem sabe se o cliente saiu em algum veículo relevante é o assessor, o jornalista que escreveu a matéria, o porta-voz entrevistado e o público específico do canal, certo? Sem a repercussão, os resultados da vitrine de assessoria ficam, simplesmente, esquecidos.

Com isso, quem perde não é apenas a agência de comunicação, que ao reportar resultados poderia chamar a atenção para o seu trabalho. O cliente também perde de se promover. Ou seja, o simples fato de ter um espaço no próprio site da empresa para uma vitrine de assessoria, por exemplo, além de garantir a credibilidade da sua marca – um dos principais preceitos da comunicação – dá autoridade para o cliente. Informa ao público que não só a empresa é interessante, como passou pelo crivo de um repórter.

Então, se você ainda não conversou com o seu cliente sobre a importância de expor as inserções, já passou da hora de priorizar o tempo para ensiná-lo como usar o clipping de uma forma positiva. Para isso, selecionamos alguns tópicos a serem levados em consideração na conversa.

1. Vitrine de assessoria é um espelho de resultados

Primeiramente, como já comentamos, divulgar as principais inserções da imprensa nos seus canais é uma maneira interessante de promover sua empresa. Isso porque você está compartilhando uma informação que passou pelos critérios de noticiabilidade do veículo e demonstrou que aquele tema era realmente relevante ao público.

Essa vitrine de assessoria no próprio site pode ter vários nomes. Algumas empresas colocam o título “Na Mídia”, por exemplo. Outras preferem frases maiores, como: “Veja quem já falou da nossa empresa”.

2. Aumenta o engajamento social

Que cliente, hoje, pode se dar ao luxo de estar fora das redes sociais? Nenhum, com certeza. Repercutir as inserções de imprensa nas redes da própria empresa é mais uma forma de interagir com o seu público e influenciar a comunidade com temas relevantes. Ao criar um relacionamento com essa comunidade, compartilhando conteúdos significativos como notícias da área em que atua, o cliente aumenta o engajamento dentro e fora do meio digital.  

O engajamento não é apenas para o seu público-alvo. Seus colaboradores gostam de acompanhar as novidades institucionais. Aqueles que vestem a camisa e se envolvem verdadeiramente vão compartilhar essas notícias, atingindo ainda mais pessoas.

Segundo o estudo da Michel Page, empresa inglesa de recrutamento especializado em executivos e divulgado pelo portal Exame, 30% dos trabalhadores de Recursos Humanos e 41% dos CEOs apontam o engajamento como a principal ferramenta para alavancar os resultados nos negócios. Sem dúvidas, é algo para pensar, não é?

3. É um certificado de autoridade

Se nenhuma dessas afirmações fez o seu cliente entender a importância de uma vitrine de assessoria, esse último tópico pode ajudar na conversa. A autoridade é algo imprescindível para qualquer negócio. E quem melhor do que a imprensa para atestar essa credibilidade e certificar o seu cliente como autoridade no tema?

Mais do que provar essa competência, a vitrine de assessoria pode demonstrar a relevância da empresa para pessoas essenciais no funcionamento do negócio. O público-alvo é um deles.

As inserções demonstram a competência que, na hora de fechar um acordo, pode ser levada em consideração pelo cliente em potencial. Fora isso, o monitoramento dessas matérias publicadas na mídia é um dos pontos analisados por investidores, órgãos do governo e outras fontes relevantes para sobrevivência do seu negócio ou instituição.

Se a vitrine de assessoria é muito importante para o seu cliente, saiba que para a agência de comunicação isso é um critério obrigatório. Antes de apontar isso para o assessorado, olhe para a sua assessoria e invista em canais de divulgação. Apresentar resultados também torna a agência uma autoridade na área.

E aí, como você faz essa divulgação? Seus clientes e a sua agência contam com um espaço para apresentação de resultados? Ou essa vitrine de assessoria é algo negligenciado? Comente!

 

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos