A importância dos Dashboards para a Análise de Dados

Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas têm que se mostrar eficientes e ágeis na reação a diferentes cenários que podem vir a ocorrer, seja um redirecionamento na estratégia de comunicação ou o gerenciamento de uma crise de imagem. Diante deste cenário, a análise de dados por meio de um dashboard interativo, tecnológico e efetivo, se torna muito mais efetiva.

Leia também:

>> Por que e como pensar em comunicação Data-Driven?

>>  Data-Driven marketing: o impacto dos dados na rotina profissional

>>  Como criar uma estratégia de comunicação inteligente para sua empresa?

Por isso, contar com boas ferramentas é importante para ganhar ainda mais competitividade e evoluir as estratégias, além de tornar as tomadas de decisão mais assertivas. Os recursos permitem que os gestores visualizem informações valiosas da companhia, com muito mais facilidade e clareza.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância dos dashboards na análise de dados. Acompanhe!

Mas afinal, o que é um dashboard?

O dashboard é um painel visual que contém informações, métricas e indicadores da empresa. A ideia é que nele estejam representados os números relevantes para a estratégia de negócio e para o alcance dos objetivos de uma organização. 

Por meio dessa ferramenta, os gestores podem obter resumos de desempenho dos departamentos e, com isso, ter insights sobre o estado atual da empresa. Por isso, usar dashboards é essencial para a rotina corporativa, já que agiliza processos e ajuda a atender as demandas de cada organização e setor.

A partir dessas informações, são selecionados os dados mais relevantes para o fim específico do painel.  Pode-se incluir, por exemplo, número de vendas, marketing, projetos ou qualquer tipo de recurso para o desempenho da organização.

Com isso, a gestão tem uma visão clara dos pontos relevantes, promovendo a transparência entre toda a equipe. A partir do que o dashboard apresenta, os líderes podem compreender de maneira mais clara os desafios do empreendimento, criando um planejamento estratégico e seguro.

Por que utilizar Dashboards no seu negócio?

Você já deve ter se visto na seguinte situação: precisar obter os indicadores de desempenho mensais da empresa e apresentá-los para a sua equipe. 

Para isso, é necessário o monitoramento em tempo real e possa fazer mudanças rapidamente. Porém, criar planilhas e gráficos toda vez que conseguir novas informações leva muito tempo e pode gerar atrasos em outras demandas. 

Com o dashboard isso se torna mais fácil. As informações atualizadas ficam consolidadas em um único painel, otimizando o tempo e obtendo o resumo do desempenho das áreas e do seu negócio. 

Com esse recurso, a visualização dos dados é mais simples. Assim, identificar problemas, analisar situações e acompanhar processos de forma eficiente fica muito mais fácil, possibilitando uma visão mais clara.

6 motivos para implementar dashboards na estratégia de comunicação

Utilizar dashboards no seu negócio com certeza vai trazer muitos benefícios. Confira alguns deles:

  • Auxilia na tomada de decisões

Com a integração das informações, a companhia é capaz de melhorar a qualidade dos processos internos e na tomada de decisões, possibilitando uma visão mais abrangente e atualizada do negócio. 

Assim, é possível monitorar em tempo real e acessar com facilidade atividades, investimentos, KPIs, prazos, estoque, entre outros. Desta forma, sua empresa ganha tempo tornando-se mais ágil e competitiva.

  • Transparência de informações

Além da melhora de desempenho, a compilação de dados também permite que a gestão corporativa da sua empresa se torne mais transparente. 

Isso porque, o acesso aos indicadores e resultados da empresa de forma fácil e integrada, possibilita que gestores e equipes atuem sobre possíveis problemas ou situações de riscos identificados através desses painéis, além disso facilitar a comunicação interna entre todos os profissionais. 

  • Otimização de tempo e recursos

A visualização de dashboards otimiza e automatiza as tarefas manuais e complexas da sua empresa, promovendo economia de tempo e recursos nas atividades diárias. Assim, é possível focar em outras atividades relevantes para o seu negócio.

  • Alinhamento estratégico

Com a integração completa de todas as informações de um projeto, há a garantia de um cenário perfeito para uma gestão ágil e efetiva, com a possibilidade de alinhamento rápido de estratégias, ações e decisões a partir do uso dos dashboards. 

Assim, os gestores podem compreender a cultura organizacional da empresa, executando um planejamento estratégico e seguro, baseado nos resultados e análises dessas métricas.

  • Organização de informações

Uma ferramenta de dashboard pode organizar de forma precisa as informações da sua empresa por área, prioridade, metas e resultados. Tudo isso, é claro, com o auxílio de gráficos para uma melhor compreensão. 

Assim, gestores podem ter uma visão global dos negócios da empresa, capaz de tornar as tomadas de decisões mais práticas e eficientes, e direcionar as ações que refletem o posicionamento do negócio no mercado. 

  • Participação e integração colaborativa

A participação integrada, com foco em desempenho e produtividade, dos membros de um time é facilitada pelo uso dos dashboards, promovendo a comunicação interna e engajamento entre os colaboradores e reforçando a coletividade da empresa.

Em resumo, utilizar dashboards traz a colaboração para a tomada de decisões de forma clara e efetiva e suas vantagens no momento da análise de indicadores são absolutamente didáticas e eficazes. 

Concluindo…

Os dados e informações são os bens mais preciosos que uma companhia pode ter nos dias de hoje. Pensando nisso, é fundamental para qualquer companhia investir em uma ferramenta de visualização de dados. 

Os dashboards podem fortalecer o engajamento entre empresas e colaboradores, além de apresentar dados e informações de forma objetiva e transparente.  A grande questão, no entanto, está em apostar na melhor solução para a sua empresa. 

A Knewin oferece diversas soluções que podem ajudar nesse sentido! 

Fale conosco, solicite um teste gratuito e saiba como realizar uma análise preditiva com inteligência e agilidade. Conte com a nossa equipe.