Como criar uma estratégia de comunicação inteligente para a sua empresa?

Com os recursos tecnológicos e dados disponíveis em diferentes plataformas digitais, é responsabilidade dos profissionais desenvolver uma estratégia de comunicação inteligente com base nessas informações, que devem ser monitoradas em tempo real.

Leia mais:

>> Como conectar a inteligência de dados à estratégia de comunicação com eficiência?

>> Clipping: como usar o monitoramento na estratégia de comunicação

Por isso, aqui fica a pergunta: a sua estratégia de comunicação é realmente inteligente ou a sua empresa/assessoria de imprensa ainda planeja as iniciativas, define as personas ou público-alvo, cria as pautas, mapeia os veículos e atualiza as redes sociais com base na experiência ou em “achismos”? 

E ainda vamos além! Como você está mostrando os resultados dessas ações? Com tantos recursos disponíveis, não dá mais para entregar um relatório de clipping apenas com os links das matérias ou nos basear pelo Analytics disponibilizados gratuitamente pelas redes sociais.

Para evitar um trabalho apenas reativo e burocrático, tornando os processos e a sua entrega mais estratégicos, é preciso implementar o uso da tecnologia e olhar com mais atenção para os dados e outras informações da sua audiência enquanto consome ou interage com o conteúdo.

Trabalhe a estratégia de comunicação orientada por dados

Só porque o mercado de comunicação está relacionado com a criatividade, não quer dizer que não possa ter a lógica como base. Para criar uma conexão com a sua audiência é fundamental que as empresas conheçam bem as pessoas com quem irão falar. 

Segundo pesquisa da Talend, empresa especializada em dados, ⅔ dos líderes de negócios disseram usar dados todos os dias. Mesmo assim, 78% afirmam enfrentar desafios ao usar essas informações e mais de ⅓ diz que não os estão usando para tomar suas decisões.

Qual é o conteúdo que as pessoas mais gostam? Como preferem ser impactadas? Que tipo de canal de comunicação preferem usar? O que elas estão falando de você? Quem são essas pessoas (perfil demográfico?) Quando preferem receber determinada mensagem?

Todas essas perguntas nos levam a informações muito importantes para uma comunicação estratégica. 

A relevância do monitoramento contínuo de notícias e redes sociais

Existe apenas uma maneira de saber o que acontece e o que as pessoas falam sobre as marcas na mídia impressa/tradicional ou nos canais digitais: a partir do monitoramento. 

Então, se o seu objetivo é desenvolver uma estratégia de comunicação inteligente, ele deve ser uma prioridade na sua rotina.

Por um lado, notícias, artigos e citações são o alicerce para o entendimento do cenário econômico e empresarial. Dessa forma, eles precisam ser identificados, coletados e organizados de forma precisa e dinâmica. 

Por outro lado, o monitoramento pode melhorar o relacionamento da marca com a imprensa. 

Ao conhecer as tendências e posicionamentos de veículos e jornalistas, o assessor de imprensa ou responsável pela estratégia de comunicação da empresa pode construir relações importantes para as empresas que representa.

Sem falar nas redes sociais, ambiente em que é possível acompanhar a opinião do público, descobrir novos nichos de mercado, monitorar concorrentes e até mesmo prevenir crises de imagem.

Leia mais:

>> 6 passos para uma estratégia de comunicação efetiva

>> Como fortalecer a estratégia de comunicação empresarial com dados?

Quando um bom relatório faz toda a diferença na estratégia de comunicação

No contexto do monitoramento, é preciso fazer um alerta: não basta levantar um monte de dados se você não sabe o que fazer com eles.

E é no momento em que você precisa analisar todas essas informações que percebe como um bom relatório pode fazer a diferença para uma estratégia de comunicação inteligente.

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância dos dados. Mesmo sendo o assunto do momento, poucas pessoas sabem que verdadeiro potencial está na qualidade e não apenas na quantidade.

Diante desse cenário, existem algumas características das empresas que se sobressaem diante dos concorrentes ou parceiros de mercado de comunicação:

  1. TEMPO para captar, tratar e reunir esses dados em um único relatório;
  1. INTELIGÊNCIA para ler essas informações, oferecer insights, prever riscos e encontrar oportunidades;
  1. SIMPLICIDADE para compartilhar o conteúdo, comunicar e engajar todos os envolvidos. Não adianta ser muito técnico se a mensagem não for compreendida.

Um relatório cheio de números e muito complexo é como um GPS ou uma bússola desregulada. E para extrair o melhor desses dados, você vai precisar da tecnologia.

Além de reduzir os erros, ela ainda otimiza o tempo, aumenta a produtividade e foca o trabalho humano na parte estratégica do negócio. Por isso…

Implemente a tecnologia e reduza processos burocráticos

Segundo o estudo “The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise”, do Boston Consulting Group (BCG) e do MIT Sloan Management Review (MIT SMR), 69% dos líderes se sentem mais preparados para enfrentar a concorrência com o uso da tecnologia.

A pesquisa também mostrou que, na América Latina, 71% das empresas que usam Inteligência Artificial relataram uma melhor tomada de decisão dos times com a tecnologia, 63% disseram que o trabalho se tornou mais eficiente e 61% acreditam que a confiança da equipe melhorou.

O potencial da cultura Data Driven dentro das empresas é essencial para quem quer implementar uma estratégia de comunicação inteligente. 

No monitoramento, no levantamento e na análise de dados de redes sociais e veículos de comunicação, a tecnologia deve se fazer presente desde que as pessoas sejam capacitadas e treinadas para extrair o melhor dessas plataformas.

Falando nisso, quer saber mais sobre o que é comunicação Data Driven? Nós temos um eBook completo sobre o assunto. Clique aqui e baixe grátis.

A melhor escolha para a estratégia de comunicação

No caso das nossas soluções, por exemplo, a interface das plataformas Knewin News e Knewin Social é simples e intuitiva, garantindo a agilidade nos processos e no trabalho da sua equipe.

As plataformas centralizam tanto o monitoramento de notícias quanto o de redes sociais, trazendo um olhar orientado a dados para embasar as suas ações e tomada de decisão.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos empoderar a sua estratégia de comunicação.