Por que análise de dados é tão importante na assessoria de imprensa?

Precisamos falar sobre análise de dados na assessoria de imprensa. Essa estratégia, esquecida por muitos profissionais, é capaz de ajudar em um ponto crítico de quem atua com comunicação externa: a comprovação do valor de seu trabalho.

Se você tem dificuldade em comprovar o valor da assessoria de imprensa, talvez esteja pisando em falso na análise de dados, na escolha de métricas e na mensuração de resultados.

Mas mantenha a calma, pois o blog Assessor de Imprensa está aqui para te ajudar. Neste post, selecionamos 3 ótimos motivos para investir na análise das informações sobre o cliente assessorado.

3 motivos para inserir a análise de dados em sua rotina

Leve nossas dicas como guia para facilitar sua rotina. Nosso objetivo é garantir resultados mais assertivos para você. Além disso, desejamos evitar abalos e dúvidas em sua reputação como assessor de imprensa.

1. Obtenção de insights

O primeiro motivo pelo qual a análise de dados é um processo interessante para a assessoria de imprensa tem a ver com a obtenção de insights.

A partir do clipping de notícias, que pode ser otimizado com um software de monitoramento de notícias como o NewsStream da Knewin, o assessor de imprensa consegue obter um panorama sobre a imagem da marca.

A gestão e o monitoramento de mídias sociais também permitem que você compreenda o cenário de atuação da marca. Nisso, incluímos também a forma como a empresa se posiciona no meio digital, o público de interesse, entre outras coisas.

Com essas informações em mãos, o profissional de comunicação externa consegue traçar um panorama para obtenção de insghts, visualização de oportunidades e definição de fraquezas da marca assessorada.

Com a análise de dados relacionados ao cliente assessorado, o processo de estruturação de estratégias se torna muito mais assertivo.

Afinal, a partir de uma análise minuciosa, você vai conseguir entender com mais profundidade o negócio de seu cliente.

2. Análise de sentimento

O segundo ponto relacionado à análise de dados na assessoria de imprensa tem a ver com a estratégia análise de sentimento.

A partir da categorização de comentários do Facebook, é possível construir um termômetro sobre a imagem do cliente. Isso também pode ser feito com a análise das matérias noticiosas que mencionam o cliente.

Esse termômetro, que envolve categorias como negativo, neutro e positivo, ajuda a antecipar e evitar cr]ises de imagem, a aproveitar oportunidades, a reverter situações de consumidores insatisfeitos e a saber quais são os veículos jornalísticos mais estratégicos para seu cliente.

Análise de sentimento é uma estratégia nova para muitos profissionais de comunicação externa. Isso quer dizer que muitos assessores ainda deixam a ferramenta de lado. O resultado é um  desempenho do cliente prejudicado no meio digital.

A utilização dos dados é capaz de ajudar na criação de um cenário favorável para o cliente. Esses dados nada mais são do que informações sobre a marca assessorada.

Traçar um panorama-termômetro é essencial para garantir que passos em falso desnecessários não ocorram.

Além disso, a análise de sentimento é uma ótima maneira para mensurar se as estratégias de assessoria estão trazendo resultados positivos para seu cliente. E isso nos leva à nossa terceira dica sobre análise de dados na comunicação externa.

3.  Comprovação do valor da assessoria

Nossa última dica sobre a importância da análise de dados como processo inserido no contexto da assessoria de imprensa tem a ver com a comprovação do valor do seu trabalho com comunicação externa.

A mensuração de resultados, a partir dos objetivos estipulados no planejamento de assessoria, é uma maneira palpável de mostrar ao seu cliente que o serviço de comunicação fez a diferença na saúde do negócio.

Mensuração de resultados ajuda a mostrar que a estratégia de releases deu certo, que a gestão de mídias sociais foi vantajosa e que a parceria com influencers, por exemplo, promoveu uma curva de crescimento na visibilidade da marca.

Mas o mais importante é a comprovação do valor do seu trabalho. Você sabe que ainda vivemos em um cenário em que serviços de comunicação não são valorizados.

A educação do cliente, com a comprovação palpável de seu trabalho, é a melhor forma de contornar esse cenário. Isso vai te ajudar a mostrar que assessoria de imprensa vale muito a pena.

Análise de dados envolve métricas e olhar estratégico

Agora que você compreende a importância da análise de dados na comunicação externa, precisamos deixar um alerta. É preciso ter olhar estratégico e selecionar métricas para traduzir o resultado das táticas de assessoria.

Números, quantidade de releases emplacados, porcentagens e total de comentários dos consumidores nas mídias sociais são apenas informações soltas se não delimitarmos métricas interessantes para nosso cliente.

As métricas são essenciais para garantir que a análise dos dados traga resultados assertivos. É importante que as informações traduzam o real desempenho das estratégias que você estruturou para o cliente.

E esse é um dos motivos pelos quais muitos assessores deixam a mensuração de lado. Não saber o que fazer com as informações obtidas sobre o cliente prejudica o dia a dia dos profissionais da comunicação.

Para mudar esse cenário, pense nos objetivos das estratégias que você estruturou. Esse é um passo inicial para fazer análise de dados com assertividade na assessoria de imprensa.

Por fim, se quiser se aprofundar no assunto, temos um e-book sobre mensuração de resultados na assessoria de imprensa. É só fazer o download gratuito clicando aqui.