Como saber se o cliente precisa de assessoria de imprensa?

A verdade é que a quase todo cliente precisa de assessoria de imprensa para divulgar a sua marca e se tornar uma referência na área em que atua. Embora não seja fácil prospectar clientes, existem algumas pistas de como identificar e encontrar novos assessorados.

O que fazer quando o cliente precisa de assessoria de imprensa

Na maioria dos casos, no entanto, são os clientes que procuram as assessorias quando entendem que a estratégia poderá alavancar o crescimento da sua empresa.

Durante algum tempo, quando o cliente pensava em melhorar a imagem da sua empresa e ganhar novos consumidores, a primeira coisa que vinha à mente era a publicidade e as ações em outdoors, TV, jornais, revistas e rádios, por exemplo.

Atualmente, muitas marcas já compreendem o trabalho da comunicação 360 graus, que inclui também os serviços de assessoria de imprensa, comunicação digital, relações públicas etc. No caso da assessoria, já é sabido que ela pode ampliar a credibilidade do assessorado, divulgar ações diferentes e inovadoras, agregar valor à marca e tornar a organização uma referência para a imprensa e para o público.

O comportamento do cliente vai mudando ao longo dos anos, sendo cada vez mais importante para o assessor de imprensa demonstrar as vantagens da comunicação de resultados.

É preciso também traçar em conjunto, quando o cliente precisa de assessoria de imprensa, os objetivos e metas do trabalho de comunicação, ou seja, o que se pretende com o serviço. Com um planejamento bem definido, fica mais simples apresentar resultados de assessoria de imprensa.

Como saber qual cliente precisa de assessoria de imprensa?

As assessorias de imprensa normalmente têm como clientes pequenas, médias e grandes empresas ou organizações. Mas personalidades, políticos e esportistas também encontram neste serviço uma possibilidade de melhorar a sua imagem positiva e gerenciar crises.

1. Empresas em crise

Muitas empresas procuram o serviço de assessoria de imprensa quando estão em crise e querem melhorar a imagem da organização. Apesar de não ser recomendado iniciar o trabalho “apagando incêndio”, a agência pode acompanhar a situação das empresas e usar esse momento delicado para mostrar que o cliente precisa de assessoria de imprensa para superar a crise.

2. Celebridades em ascensão, políticos e esportistas

Nem todas as assessorias de imprensa oferecem o serviço para personalidades da política, do entretenimento e do esporte. No entanto, pessoas que atuam nestes segmentos vão, em algum momento, precisar de ajuda para gerir a imagem e manter o relacionamento com a mídia. Novos nomes do esporte e do entretenimento são um alvo em potencial para as assessorias de imprensa e já existem empresas de comunicação especializadas nestas áreas.

3. Clientes que já investem em publicidade

Clientes que usam outras formas de comunicação para divulgação podem ampliar o seu relacionamento com a mídia e o público. Basta você mostrar a eles como a assessoria de imprensa consegue agregar valor à marca e aumentar a rentabilidade da empresa. No final das contas, publicidade e assessoria de imprensa são estratégias complementares, pois estão, respectivamente, em espaços pagos e em mídias espontâneas.

4. Os concorrentes têm visibilidade na mídia

A concorrência é cruel. Se os concorrentes diretos de uma empresa estão sabendo aproveitar as oportunidades na imprensa, é certo que alguém está perdendo espaço e, portanto, está na hora do assessor mostrar que o cliente precisa de assessoria.

5. Datas comemorativas e eventos sazonais

Natal, Black Friday e Dia dos Namorados podem ser o chamariz para prospectar clientes que querem aumentar as vendas nesses períodos. Sem contar que nessas datas, a imprensa abre mais espaço para “pautas de vitrine”, listas com as melhores opções de compra etc.

O produto daquela empresa tem a ver com um evento que vai acontecer e ela precisa otimizar seus resultados? Demonstre ao cliente que isso é possível por meio de estratégias na área da comunicação.

6. Startups e empresas iniciantes

Se tem um cliente que precisa de assessoria de imprensa, esse é o caso das startups. Empresas novas no mercado necessitam de ajuda para alavancar os negócios e divulgar produtos ou serviços.

A assessoria de imprensa pode conseguir resultados muito interessantes por meio de matérias publicadas em veículos certos, atingindo os stakeholders, além de auxiliar na criação de uma imagem sólida e confiável da empresa.

No entanto, é preciso ter cuidado. É comum que empresas novas e startups queiram fazer a divulgação sem validar a ideia e ver se o modelo de negócios realmente funciona. Muitas acabam mudando de produto, serviço e até de ramo. E isso pode acabar com a credibilidade do assessor e cliente perante os jornalistas.

Você precisa correr atrás dos seus clientes ou a maioria procura a sua agência? Como você faz para descobrir se uma empresa precisa de assessoria de imprensa? Deixe as suas dicas nos comentários.