Clipping de notícias: 5 itens para sua estratégia

Se você trabalha com assessoria de imprensa ou em qualquer outra área da comunicação, então já sabe o que é clipping e quais são os benefícios dessa prática na gestão da imagem e reputação de uma marca ou empresa. Diante de tantas soluções e ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, o trabalho que as empresas desenvolvem entrega os melhores resultados? 

Leia também:

>> A importância dos Dashboards para a Análise de Dados

>> Como elaborar um relatório de clipping assertivo e eficiente

>> Gestão de crise: por que o monitoramento é o seu melhor aliado

Para responder essa pergunta, é importante ter um olhar crítico. Somente ao analisar os pontos fortes e fracos na estratégia e na resolução dos problemas é que poderemos pensar em formas de evoluir a nossa entrega. 

Como saber por onde começar? Separamos 5 dicas que vão ajudar você a dar os primeiros passos nessa jornada de transformação. Acompanhe!

O que é clipping?

Essa é uma atividade que consiste no monitoramento, organização e análise de citações ou menções de uma empresa publicadas nos veículos tradicionais de comunicação. Todo conteúdo publicado  por televisão, rádio, jornais, revistas e sites que cite o seu cliente entra em um relatório de clipping.

Durante muito tempo, essa atividade foi realizada manualmente. No entanto, com a evolução da tecnologia e a migração em massa para o digital, esses processos também evoluíram. 

Assessoria de imprensa e equipes internas de comunicação passaram a adotar a tecnologia em seus processos, ganhando mais produtividade, agilidade e qualidade na entrega. 

No entanto, modernizar a estrutura do clipping de notícias é mais do que escolher a melhor ferramenta do mercado. Passar por esse processo de mudança envolve um planejamento completo com itens essenciais, como mostraremos no passo a passo a seguir.

  • Defina o investimento necessário

Realizar o clipping de notícias internamente ou contratar uma assessoria de imprensa? Independente da sua decisão, as empresas precisam definir o budget e também os indicadores-chave de performance (KPIs). 

Essas duas métricas serão fundamentais para entender o quanto será investido e qual será o retorno sobre esse investimento no prazo estabelecido.

No caso de uma equipe interna, esse investimento será a base para o planejamento que irá definir para onde direcionar os recursos: contratar novos profissionais, capacitar pessoas, adquirir ferramentas de monitoramento e análise de dados, etc.  Caberá aos responsáveis entenderem qual é a real necessidade e direcionar como esse investimento deve ser distribuído. 

Já se a opção é contratar uma assessoria especializada, a decisão é mais simples. Lembre-se apenas de certificar se o parceiro estratégico usa alguma tecnologia e como esses relatórios são apresentados.

  • Escolha a ferramenta que pretende usar

Depois desse primeiro passo, é hora de escolher qual tecnologia implementar no dia a dia da equipe de comunicação. Existem diferentes soluções de mercado e que podem atender às exigências de cada empresa, desde as mais complexas até as mais simples. 

Versatilidade para se ajustar a qualquer objetivo, Inteligência Artificial que aponta insights a partir dos dados, monitoramento em tempo real, dashboards interativos e simples, além de um sistema criptografado e que mantém suas informações em segurança. 

Faça a leitura sobre os pontos fortes e fracos nos seus processos para definir o que é mais interessante para o seu negócio. Com essas informações reunidas, tome sua decisão. Se tiver dúvidas sobre qual escolher, conheça o Knewin News e saiba mais sobre a nossa solução. Confira:

  • Capacitação: prepare os profissionais para extrair o melhor da tecnologia

O terceiro item que não pode faltar no seu planejamento para modernizar o clipping de notícias é a capacitação e o treinamento. Lembre-se que as pessoas são os principais agentes de mudança nesse processo de Transformação Digital da comunicação.

Isso quer dizer que elas irão manusear e trabalhar com as tecnologias que as lideranças escolheram, mas para explorar o máximo potencial dessas ferramentas é importante saber como utilizá-las da melhor forma possível. 

Então, diante desse cenário de mudança, comunique, oriente e se coloque à disposição para tirar as dúvidas sobre os colaboradores e, se você trabalha em uma assessoria de imprensa, dos clientes também. Ao entenderem o que está acontecendo, fica mais fácil entender como a entrega será apresentada no futuro.

  • Relatórios completos e informativos

O monitoramento de notícias manual e oneroso afeta o tempo que a equipe interna de comunicação ou assessoria de imprensa para desenvolver os relatórios que serão apresentados aos líderes ou para os clientes. Por consequência, o cliente pode não ficar satisfeito com os resultados.

Outra falha que é comum acontecer em relatórios feitos manualmente são os chamados “furos” no relatório de clipping. Você já ouviu falar neles? São citações e menções feitas por veículos tradicionais de imprensa, mas que acabam passando e não estão presentes no relatório final.

Quando uma assessoria de imprensa ou equipe de comunicação utiliza a tecnologia no seu dia a dia de clipping de notícias, os trabalhos manuais e burocráticos são automatizados. Essa mudança na rotina permite que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas como criar relatórios completos e com insights importantes para o cliente.

Portanto, quando você tem budget, tecnologia e profissionais capacitados, tenha certeza de que isso será apresentado de alguma forma para o seu cliente no futuro.

  • Prepara-se para possível crises

As empresas estão vulneráveis às crises de imagem a qualquer momento, principalmente no meio digital onde tudo acontece muito rapidamente. Diante desse cenário instável, o clipping de notícias é importante para gerenciar a situação com olhar estratégico. 

Mais do que garantir uma visão completa de tudo o que está acontecendo ou sobre o que estão falando sobre a sua empresa, concorrentes e outros agentes do mercado, o clipping de notícias é uma forma de se preparar para  possíveis situações de crise.

Quando a empresa tem o apoio da tecnologia, a resposta sobre uma possível situação de crise ou notícia negativa é muito mais rápida e assertiva do que em casos do trabalho feito de maneira manual.

Como a Knewin pode ajudar?

Além de automatizar o clipping, nossa plataforma permite a configuração de envio diário de relatórios inteligentes, que contam com métricas efetivas para traduzir o trabalho da assessoria de imprensa.

Junto com os relatórios inteligentes, o Knewin News também fornece envio de newsletters, fácil acesso às notícias e uma equipe de suporte para ajudar. Dessa forma, a nossa tecnologia surge como uma alternativa eficaz para facilitar o trabalho das assessorias de imprensa.

Por fim, quer ver como essa estratégia funciona na prática? Fale com a nossa equipe de especialistas. Os profissionais da Knewin estão esperando para mostrar todo o potencial de um clipping de notícias completo e automatizado.