Como escolher palavra-chave para monitorar notícias

Você já se perguntou como escolher palavra-chave para fazer monitoramento de notícias? Esse é um ponto que gestores de comunicação devem ter em mente, já que um clipping efetivo tem relação com um escopo de termos bem segmentado.

Assim, se você sente dificuldade em encontrar matérias interessantes e relevantes para o clipping, talvez seja a hora de repensar como escolher palavra-chave para monitorar notícias. E vamos te ajudar nessa missão.

Como escolher palavra-chave estratégica para o clipping

Em primeiro lugar, compreenda que a escolha dos termos-chave é uma das etapas para estruturar um bom clipping.

Sem a definição das palavras relevantes para a sua marca, fica complicado encontrar as matérias jornalísticas certas para medir e reportar resultados de comunicação.

Afinal, independentemente do método que você usa para monitorar notícias, a quantidade de informações que você tem à disposição é muito alta.

E para filtrar todas as informações, os primeiros passos são:

  1. Definir os objetivos do clipping.
  2. Saber como escolher palavra-chave para capturar as matérias alinhadas aos objetivos do monitoramento de notícias.

Essas palavras-chave podem ter relação com os seguintes cenários:

1. Identificação de releases emplacados

O trabalho de comunicação tem como um dos pilares a elaboração e o disparo de releases. E o clipping ajuda a identificar as pautas que emplacaram na imprensa.

Assim, uma vertente para entender como escolher palavra-chave para o monitoramento de notícias é selecionar os termos relacionados aos releases disparados para os veículos jornalísticos.

Essa categoria vai agilizar a sua rotina, facilitando a hora de reportar os resultados e o impacto de uma ação de comunicação direcionada para jornalistas.

2. Matérias que mencionam a marca

A segunda categoria de palavra-chave que você pode planejar está relacionada às matérias que mencionam a marca de forma direta.

Neste cenário, pense nas mais variadas formas que a imprensa utiliza para falar sobre a empresa. 

E importante: faça uma pesquisa prévia para identificar as diversas maneiras que os jornalistas falam sobre a marca.

Afinal, não esqueça: às vezes, a palavra-chave que você considera importante, nem sempre é refletida nos veículos noticiosos.

Dessa forma, considere o nome da empresa, nomes de produtos, termos relacionados a eventos, entre outros pontos.

3. Pautas que mencionam o porta-voz

Se você quer saber como escolher palavra-chave para o clipping, não esqueça que as matérias que mencionam o porta-voz da empresa são relevantes.

Elas ajudam a mensurar a visibilidade que a marca tem na imprensa, além de permitir a identificação de veículos e jornalistas que utilizam a marca como fonte.

Essa categoria é valiosa, inclusive, para justificar a importância do media training para porta-vozes e altos executivos de empresas.

Afinal, lembre-se que a forma como o porta-voz se comunica com os jornalistas faz toda a diferença para a visibilidade, para a imagem e para a reputação da marca.

4. Lembre-se de escolher palavra-chave sobre a concorrência

Quer melhorar o resultado do clipping? Então, lembre-se que saber como escolher palavra-chave relacionada a concorrência faz toda a diferença.

Inclusive, a análise da concorrência é especialmente valiosa para diretores de comunicação.

A partir do clipping, conseguimos identificar que tipo de visibilidade os competidores têm, como os porta-vozes das outras empresas se posicionam e que tipo pauta conseguem emplacar na imprensa.

Dessa forma, mapeie os principais concorrentes da marca e elenque os termos-chave mais estratégicos para o monitoramento de notícias.

5. Veículos que pautam movimentações de mercado

O último ponto sobre escolha de palavras-chave para o clipping tem a ver com a análise de matérias que pautam movimentações de mercado.

Quando falamos sobre movimentações de mercado, estamos abordando as novidades do nicho de atuação da marca, as tendências, as oportunidades e as ameaças.

Além disso, não deixe de escolher termos-chave para monitorar questões políticas e econômicas que podem afetar o desempenho da empresa.

Esses são aspectos que deixam o resultado do monitoramento de notícias mais robusto e que trazem mais fontes de informação valiosa para atuar com precisão na comunicação corporativa.

Entendeu como escolher palavra-chave no clipping? Se quiser se aprofundar no assunto, não deixe de fazer o download do nosso modelo editável gratuito para mapeamento de termos para o monitoramento de notícias.