Comunicação corporativa: é hora de unir os discursos digital e físico

Na assessoria de imprensa digital, quando pensamos em comunicação corporativa, não podemos esquecer do meio offline . Por mais que mídias sociais e portais de notícia importem, a reputação no meio físico também influencia o crescimento de uma empresa.

Saiba por que a assessoria de imprensa deve pensar em comunicação corporativa alinhada

Uma das preocupações da assessoria de imprensa é a manutenção da imagem de uma empresa em relação aos públicos de interesse. O problema é que pelo dia a dia corrido, os profissionais acabam esquecendo que comunicação corporativa envolve os meios online e offline.

Muitas vezes, um meio é mais valorizado do que o outro. Isso prejudica a experiência do usuário com a marca e limita o alcance de resultados.

O que o assessor de imprensa deve entender é que a relação do consumidor com as marcas envolve os dois meios. Quantas vezes, antes de ir a algum lugar, você pesquisou no Google ou no Facebook, por exemplo?

Vamos deixar outro questionamento. Quantas vezes a reputação de uma marca no meio digital foi afetada por uma experiência ruim no meio físico?

Se você parar para pensar, vai perceber que é preciso manter uma comunicação corporativa alinhada. O objetivo disso é evitar situações desgastantes para a marca.

Além disso, essa é uma forma de criar oportunidades de crescimento para a empresa. Você já pensou em conversar com o cliente sobre usar o meio digital para oferecer cupons promocionais para os clientes que interagem com a marca nas mídias sociais?

Comunicação corporativa alinhada exige planejamento

Se você entendeu a importância do alinhamento de estratégias na comunicação corporativa, saiba que isso não é algo impossível de executar.

Com planejamento e olhar estratégico, a assessoria de imprensa é capaz de garantir o equilíbrio entre meios digital e físico. Isso só vai trazer bons resultados para seu cliente.

Para garantir que a comunicação externa de seu cliente seja eficaz, invista no planejamento de assessoria de imprensa. Nele, explore estratégias que integrem os meios e proporcionem uma boa experiência do cliente.

Já abordamos as questões dos cupons, por exemplo. No entanto, é possível pensar em outras estratégias poderosas para garantir que não existam ruídos na comunicação corporativa.

Sente com seu cliente e converse sobre como vocês podem fazer para que tudo esteja alinhado.

Além disso, não esqueça que comunicação interna também importa. Se os funcionários não tiverem conhecimento sobre os objetivos e valores da empresa, as chances de falhas aumentam.

Outro ponto importante para essa comunicação alinhada é a criação de um planejamento de crise que envolva os dois meios.

Se você estava pensando em crise só para os canais digitais, pare e recomece. Integre nesse planejamento o meio físico também.

Como sabemos que planejamento e comunicação corporativa são estratégias que exigem olhar aguçado na assessoria de imprensa, sugerimos o download do nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível.

planejamento de assessoria de imprensa banner