Digitalização é alternativa para continuidade de trabalhos nas PMEs

Uma recente pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de comparação de softwares, analisou a reação dos empresários e trabalhadores de pequenas e médias empresas (PMEs) em relação à pandemia de Covid-19. Segundo os dados, as PMEs veem a digitalização como alternativa de sobrevivência em meio à crise. 

De acordo com o estudo, 48% dos entrevistados não tinham planos de investir em softwares, mas precisaram mudar de ideia após o início o distanciamento social para dar continuidade às vendas e rotina de trabalho. 

>> Leia também: Empresas brasileiras apresentam pouco desempenho no uso de tecnologias

Apesar de 46% dos donos de PMEs afirmarem que começaram a oferecer ou considerar oferecer um produto, serviço ou evento no formato online devido à pandemia de Covid-19, o estudo mostra que quase metade dos gestores baseiam as suas decisões de investimento em digitalização no preço (49%), na facilidade de uso (46%) e em avaliações das ferramentas (37%). 

Porém, quando as empresas foram questionadas sobre o nível de importância de nove aspectos-chave da operação, a mudança para operar digitalmente não foi classificada como prioridade, ficando atrás de itens como produtividade dos colaboradores, imagem da marca e retenção de clientes em curto prazo. 

Confira mais dados em: TI Inside