Saiba como uma ferramenta de clipagem facilita o gerenciamento de crise

gerenciamento de crise

Em tempos que a expressão Carne fraca está em alta, a ideia de assessores trabalhando com gerenciamento de crise passou por sua cabeça, não é? Afinal, cuidar da imagem de um cliente envolve saber que, em algumas situações, você vai precisar lidar com momentos estressantes.

A expressão gerenciamento de crise pode até fazer algumas pessoas ficarem arrepiadas. Afinal, ninguém deseja passar por isso. No entanto, com algumas atitudes, você consegue prever e administrar, com calma, situações desconfortáveis.

Entenda o motivo de fazer gerenciamento de crise do cliente

Existem crises evitáveis e existem crises imprevisíveis. Esse é o ponto de partida para que o trabalho da assessoria de imprensa seja eficaz para o cliente.

Sabemos que uma das coisas que você não deseja em um trabalho de assessoria de imprensa é fazer o gerenciamento de crise. Afinal, situações desconfortáveis podem abalar a reputação e a imagem de uma empresa (e todo aquele planejamento que você elaborou pode ir por água abaixo).

Por essa razão, é importante que, na elaboração do planejamento de assessoria de imprensa, você estruture um manual para gerenciar crises (analisando o que pode ser uma ameaça à imagem da empresa, por exemplo). Esse guia vai ajudar você e seu cliente a saberem lidar com esses momentos estressantes.

No entanto, você precisa ter noção de que, caso a crise ocorra (e é preciso entender que a chance existe, veja o caso imprevisível das carnes no Brasil), a empresa conta com suas habilidades profissionais para contornar o problema da forma mais transparente possível.

Ou seja, você vai ter de lidar com imprensa, público externo e com as tão atuais mídias sociais (sim, elas são necessárias, já que grande parte do público está lá). Além disso, você precisa saber que vai lidar com comentários satíricos sobre o assunto (o caso dos memes, por exemplo).

Para facilitar sua vida – e evitar crises que podem ser previstas com planejamento -, você pode investir em uma atividade bem conhecida em sua rotina: o bom e velho clipping, estratégia essencial para analisar o cliente, a concorrência e o mercado de atuação.

Saiba por que usar ferramenta de clipagem para gerenciamento de crise

Com o constante monitoramento das notícias, você é capaz de ter um panorama contínuo sobre a imagem do cliente. Afinal, o conteúdo das matérias noticiosas é fonte para analisar se as menções sobre a empresa são positivas ou negativas.

Quando você percebe que existem matérias negativas, é possível reestruturar o plano de comunicação, mudando as estratégias que vão ser usadas para o cliente. Isso ajuda a diminuir as chances de crise.

Além disso, o clipping contínuo permite que o gerenciamento de crise seja realizado de forma mais tranquila. Afinal, você consegue detectar, no início, as ameaças à imagem do cliente, evitando que a situação vire uma bola de neve (o que pode aumentar o problema).

O jeito tradicional de realizar esse monitoramento de notícias é manual. No entanto, por causa do crescimento do meio digital, assim fica muito difícil de mensurar os conteúdos noticiosos (afinal, existem sites, blogs, portais de notícia etc) – o que causa o comprometimento da rotina do assessor de imprensa.

Como sabemos que o que você deseja não é complicar sua rotina com crises desnecessárias, uma alternativa é contar com o auxílio da tecnologia. Existem ferramentas que podem te ajudar a evitar que situações desconfortáveis persistam no dia a dia do assessor de imprensa.

Uma dessas estratégias de otimização da rotina do assessor é a ferramenta profissional de clipping. Se você ainda não pensou em utilizá-la, talvez esteja na hora de cogitar a possibilidade.

Ferramenta de clipping mantém o assessor de imprensa sempre alerta

A ferramenta de clipagem é capaz de otimizar o processo do monitoramento de notícias, permitindo que você consiga ter recursos para analisar a imagem do cliente com um olhar bem aguçado.

Dessa forma, fica mais fácil de enxergar se uma crise está se aproximando. Assim, você tem a possibilidade de reestruturar o planejamento de assessoria de imprensa, conversar com o cliente, analisar o panorama do cenário da empresa e evitar problemas futuros.

Saiba que com a ferramenta de clipping, você consegue monitorar o conteúdo noticioso digital sem ser afetado pelo ranqueamento do Google – ou seja, você consegue ter fácil acesso a diversos sites, independente de posicionamento no site de buscas.

Além disso, existem funcionalidades que permitem que você consiga mostrar mais resultados para seu cliente. O NewsStream, plataforma da empresa Knewin, por exemplo, fornece jornais impressos para que você consiga ter acesso a mais informações, além de fornecer o envio de Newsletter e Smart-newsletter.

Por mais que seja uma alternativa paga, vale a pena considerar o investimento em uma ferramenta de clipping. Você vai ver que sua rotina ficará muito mais otimizada, permitindo que crises sejam previstas e contornadas.

Se quiser conhecer mais sobre os benefícios do clipping para o dia a dia do assessor, faça o download do nosso e-book Guia definitivo do clipping digital.

banner clipping digital