Knewin Monitoring: customize o monitoramento de notícias com facilidade

Se você deseja conquistar um monitoramento de notícias customizado, saiba que o Knewin Monitoring pode te ajudar nessa tarefa. Afinal, a partir de filtros e da curadoria de conteúdo feita por uma equipe, é possível personalizar relatórios e newsletters do jeito que você desejar.

O que é o Knewin Monitoring?

Em primeiro lugar, saiba que o Knewin Monitoring representa o serviço de clipping da Knewin . Além disso, ele também é a plataforma utilizada pelos clientes que optam por essa modalidade.

Ou seja, é o melhor dos dois mundos em uma única escolha: tecnologia + atendimento individualizado.

Assim, a partir do alinhamento feito entre você e a equipe de clipping, é possível definir os seguintes pontos:

  • Os objetivos do monitoramento de notícias.
  • As palavras-chave.
  • Os veículos jornalísticos importantes.
  • A quantidade de newsletters e de relatórios que devem ser enviados com periodicidade.

Além de fazer essa curadoria de conteúdo, a equipe do Knewin Monitoring disponibiliza aos clientes uma plataforma para acompanhamento do clipping e para a customização do monitoramento de notícias.

Em outras palavras, você consegue personalizar os seus relatórios utilizando a curadoria feita por uma equipe especializada. Isso significa otimização na medida certa para quem deseja customizar o clipping, mas sem perder tempo no dia a dia.

Como customizar o clipping utilizando o Knewin Monitoring

Se você tem interesse em contar com a ajuda de um serviço de clipping que utiliza a tecnologia, saiba que as possibilidades de customização dos relatórios são diversas.

Afinal, a partir da seleção de filtros e de critérios, é possível construir relatórios que atendam contextos e necessidades muitos específicos.

Para exemplificar, selecionamos 4 variações de customização que você pode fazer com a plataforma do Knewin Monitoring.

1. Seleção por sentimento

Uma das vantagens do Knewin Monitoring é a possibilidade de avaliar se as matérias monitoradas são negativas, neutras ou positivas para a sua marca.

E é possível customizar esse processo, avaliando a matéria como um todo ou as temáticas relacionadas a esse conteúdo.

Dessa maneira, fica mais fácil entender o impacto de uma pauta na imagem de uma empresa. Além disso, é possível analisar a repercussão de um determinado assunto na imprensa.

Essa avaliação de sentimento permite que você consiga compreender se é necessário planejar ações de contingência ou se há possíveis crises por associação de imagem (no caso de figuras políticas, por exemplo).

2. Customização por motivação

Outra possibilidade de customização permitida pelo Knewin Monitoring é a identificação do tipo de motivação de uma pauta (espontânea ou motivada).

Esse critério está alinhado ao ato de mensurar e de reportar resultados de comunicação. Afinal, assessores de imprensa atuam pensando em releases e sugestões de pauta, com o objetivo de impulsionar a inserção do cliente na imprensa.

Dessa forma, é importante contar com uma alternativa que facilite a identificação desse aspecto no clipping.

Com o Knewin Monitoring, você consegue selecionar o tipo de motivação de cada matéria pautada pela imprensa.

E essa matéria pode ser impressa, digital, televisiva ou radiofônica.

Isso vai facilitar a exportação de relatórios que te ajudem a reportar os resultados de comunicação. Assim, vai ser possível identificar os assuntos que mais trouxeram retorno de inserção em um determinado período.

3. Filtragem por tipo de veículo

Outra possibilidade de customização do Knewin Monitoring é a filtragem e o agrupamento por tipo de veículo.

Essa funcionalidade é essencial porque é necessário identificar que tipo de veículo jornalístico fala sobre a marca.

Assim, o Knewin Monitoring permite que você agrupe (com detalhes) quais são os veículos com matérias monitoradas pela equipe da curadoria do clipping.

Esse agrupamento é feito em formato de árvore, no qual você conta com as categorias de veículos (impresso, rádio, TV e digital) e com o detalhamento de qual canal menciona a marca (nome da emissora ou estação de rádio, por exemplo).

Além disso, é possível clicar nos veículos e assistir ou ouvir a matéria que fala sobre a marca. E você também consegue identificar as capas de jornais impressos nas quais você foi pautado.

E tudo isso permite a criação de relatórios que contem com um panorama 360º sobre a imagem de uma marca na imprensa. Por fim, isso facilita a mensuração dos resultados de comunicação externa.

4. Agrupamento por assuntos ou palavras-chave

Outra maneira de customizar o clipping com o Knewin Monitoring é o agrupamento de matérias por assuntos ou por palavras-chave.

Ou seja, a plataforma vai te dar um panorama completo sobre as matérias monitoradas relacionadas a uma determinada temática.

Esse tipo de customização é importante para verificar a imagem da concorrência na imprensa, por exemplo, ou a repercussão de alguma crise política no país.

Além disso, esse tipo de personalização do clipping facilita a tomada de decisão empresarial. Afinal, permite um olhar mais detalhado sobre alguma temática de interesse para gestores e altos executivos.

O que fazer com a customização do clipping no Knewin Monitoring?

Depois de customizar o monitoramento de notícias de acordo com os critérios que você deseja, é possível selecionar as matérias e gerar 3 tipos de ações diferentes:

  1. Baixar a seleção de matérias em PDF. 
  2. Gerar gráficos com estatística das matérias + listagem de notícias.
  3. Gerar gráficos sobre as matérias monitoradas.

Além disso, é possível obter relatórios completos e personalizados, que contam com cabeçalhos com cores customizadas, com capa e folha de rosto.

Outra possibilidade é a exportação dos dados em excel, com critérios como valoração e tiers dos veículos jornalísticos.

Por fim, se você ficou interessado nas possibilidades de customização do clipping do Knewin Monitoring, clique aqui e fale com um de nossos consultores. Com certeza, você vai descobrir muitas outras vantagens do nosso serviço de monitoramento de mídias.