Por que monitorar notícias na gestão de reputação?

O que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa? A gestão da reputação da marca é uma das prioridades para quem trabalha com comunicação, seja em uma equipe interna ou em uma assessoria de imprensa especializada. Para manter uma percepção positiva e responder rapidamente os feedbacks negativos, um trabalho eficiente e assertivo de monitoramento faz toda a diferença.

Segundo o relatório Intangible Asset Market Value Study (IAMVS), o valor de uma empresa é composto por 17% de ativos tangíveis, como produtos e patrimônio. Enquanto isso, os intangíveis (marca, processos de qualidade e relacionamento com o cliente) representam 84% de um negócio. 

São números que mostram a importância de um olhar especial para a reputação da marca. Porém, em que contexto o trabalho de assessoria de imprensa e a tecnologia entram no processo? Se você também tem essa dúvida, esse artigo foi feito para você. 

Acompanhe o conteúdo até o final e descubra como melhorar ainda mais a estratégia da sua empresa.

O que é gestão de reputação da marca?

É uma estratégia que tem como objetivo fazer a manutenção da percepção positiva do público sobre uma marca. O trabalho de gestão de reputação de marca é contínuo e se tornou ainda mais complexo com a evolução dos canais digitais. 

Dentro de um universo em que a informação corre em velocidades cada vez maiores, fica mais difícil de acompanhar e responder às respostas negativas.

Neste cenário, notícias, opiniões de influenciadores e posicionamentos equivocados sobre temas importantes para a sociedade podem crescer rápido e se tornar uma crise que precisa ser gerenciada com urgência. Prever esses problemas e evitá-los é o que faz a gestão da reputação da marca.

Quando a equipe de comunicação interna ou assessoria de imprensa conecta o monitoramento, a análise e as iniciativas de comunicação para impulsionar e preservar a maneira como as pessoas veem a marca, então o trabalho de gestão e reputação foi realizado de forma eficiente.

Monitorar notícias faz diferença na gestão de reputação da marca?

Sim, esse é um dos princípios básicos para que o trabalho de gestão de reputação seja realizado de forma eficiente. 

Com o monitoramento diário e o apoio da tecnologia, as empresas que detêm as marcas que devem ser acompanhadas de perto podem se manter informadas sobre tudo o que é dito sobre elas nos portais de notícias, blogs, sites, veículos impressos, rádio e TV.

Com isso, as lideranças de diferentes mercados são nutridas com informações sobre os pontos de atenção que podem comprometer a reputação da empresa para lidar com elas o quanto antes. No entanto, é importante ressaltar que o clipping já não é feito como antes. 

Análises quantitativas são fundamentais para o processo 

Fazer uma gestão de reputação de marca vai muito além de simplesmente monitorar notícias, como era o trabalho do clipping tradicional. O avanço da tecnologia mudou o modo de fazer esse trabalho de monitoramento, que agora precisa também de uma visão estratégica sobre os dados para tomar decisões cada vez mais qualificadas. Assim, manter uma imagem positiva perante o mercado.

Portanto, além de uma equipe capacitada, procure contar com soluções que ofereçam esse tipo de análise com dados mais completos e ajudem a analisar o impacto de cada menção ou citação em um jornal ou emissora de televisão na reputação da empresa.

Por isso, mais do que oferecer um monte de dados, é preciso entender a maneira mais eficiente de lidar com eles. Tornando as decisões muito mais inteligentes e estratégicas.

Cuidado com as fakes news! O impacto das notícias falsas na reputação da marca

A propagação de notícias falsas e a desinformação têm muito potencial de afetar a imagem das empresas. E isso, é sim, uma preocupação.

Como mostra o relatório desenvolvido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Segundo a pesquisa, 50% das empresas brasileiras já foram vítimas de algum tipo de notícia falsa. Dessa forma, 92% estão preocupados sobre o quanto as mentiras podem causar estragos à reputação das empresas.

Diante desse cenário, monitorar as notícias falsas é fundamental para combatê-las. Por isso, ao fazer um trabalho de monitoramento sobre o que é publicado sobre a sua marca, não deixe de lado ou menospreze as fake news.  

Gestão de reputação e estratégia de dados: qual é a relação? 

Desde a definição de produtos e serviços até decisões estratégicas, todas as áreas precisam usar os dados coletados e analisados para definir como atuar para atingir seus objetivos. Com a gestão de reputação não é diferente.

Estudar os dados associados à mídia, seja na imprensa ou nas redes sociais é crucial, pois estes são grandes influenciadores de mercado. Inclusive, pesquisas mostram que dados mal coletados custam, em média, 30% da receita de uma empresa.

A estratégia de dados é responsável não só por promover os produtos e serviços das organizações e posicioná-los da melhor forma na imprensa e nas mídias sociais, mas também por planejar ações para o fortalecimento desse vínculo. 

Essa não é uma tarefa fácil. Como afirma Warren Buffet, um dos maiores investidores americanos: “são necessários 20 anos para se construir uma reputação, porém, em cinco minutos, é possível arruiná-la”.

Como realizar o monitoramento de forma eficiente?

Fazer um monitoramento de notícias eficaz vai facilitar o seu trabalho, evitar estresse e garantir que a situação não se agrave. Para isso, você deve levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Mapeie palavras-chave: empresa, porta-vozes, produtos, concorrentes e mercado.
  • Defina os veículos: blogs, portais de notícias, jornais online de nicho ou abrangentes, publicações impressas, TV e rádio.
  • Analise as informações continuamente: a análise em tempo real e diária é fundamental para tomar decisões mais rápidas e prestar contas com mais efetividade.
  • Faça relatórios e definição dos indicadores para o monitoramento de mídia: quantidade de notícias, sentimento, palavras-chave, mensagens-chave, repercussão nas redes sociais, hashtags mais usadas e engajamento são alguns exemplos.

Conte com o apoio da tecnologia: para lidar com a alta quantidade de canais, fontes e dados disponíveis no ambiente digital e físico.

Além de monitorar a sua marca, não esqueça que planejamento é fundamental. Para conseguir agir com rapidez para contornar a turbulência, norteando as suas ações a partir de dados. É essa agilidade que garante  passos alinhados ao posicionamento da empresa.

Otimize seu monitoramento com as soluções da Knewin

Você conhece o Knewin Monitoring? Essa é a nossa solução que ajuda no estudo de notícias, mapeamento da jornada de monitoramento de marca, relatórios e obtenção de insights para novas estratégias, alertas de comunicação e muito mais. 

Com a nossa curadoria feita por profissionais especializados em coleta e análise de dados, você pode desfrutar de todo o potencial do seu clipping de forma prática e estratégica. Fale com um de nossos especialistas e descubra como ele pode ser implementado ao seu negócio.