Monitoramento de rádio e TV: é possível integrar com o digital?

Se você faz clipping, sabe que acompanhar notícias de rádio e TV é essencial para entender a visibilidade de uma marca na mídia. Porém, essa tarefa pode ser um pouco complicada se não pensarmos de forma integrada com o digital.

Afinal, o clipping não é mais uma ferramenta isolada, na qual monitoramos apenas os veículos tradicionais quando existem matérias emplacadas.

Hoje, é preciso unir o monitoramento de rádio e TV com o impresso, além do digital.

E a pergunta que fica é a seguinte: é realmente possível fazer essa união e diminuir ruídos e furos no clipping?

Por que monitorar digital, impresso, rádio e TV?

Quando falamos sobre monitoramento de notícias, abordamos uma estratégia vital para entender a visibilidade de uma marca na imprensa.

Afinal, a partir da análise de notícias, conseguimos identificar se o trabalho de comunicação está trazendo resultados, se o sentimento da empresa na mídia é positivo ou negativo, além do impacto das notícias que mencionam a organização.

Porém, só é possível obter esse resultado completo se pensamos no clipping de forma integrada e efetiva.

Isso quer dizer que devemos prestar atenção nos jornais digitais e impressos, além de rádio e TV.

Até porque cada tipo de veículo noticioso tem suas particularidades e sua importância na visibilidade de uma marca, certo?

Aliás, para muitas empresas, as matérias de rádio e TV são essenciais para garantir a visibilidade e para atingir o público certo.

No entanto, não podemos mais separar a estratégia de monitoramento em on e off. Tudo precisa estar unido por 3 motivos:

  1. Monitoramento integrado representa mais abrangência na hora de construir relatórios de clipping.
  2. A união de mídias evita furos e proporciona um olhar mais cuidadoso sobre a imagem da marca na imprensa.
  3. Essa integração entre impresso, digital, rádio e TV garante a você mais tempo para fazer análises efetivas sobre o monitoramento de notícias.

Dessa forma, é hora de você começar a integrar toda a estratégia de clipping e melhorar os seus resultados profissionais, certo?

Como integrar o monitoramento de rádio e TV ao clipping digital

Para conquistar um clipping abrangente e integrado, a alternativa mais eficaz é contar com a ajuda da tecnologia.

Afinal, existem ferramentas que centralizam todas as mídias noticiosas e que evitam perda de tempo ou furos no clipping.

O Knewin News é uma ferramenta que proporciona o monitoramento de matérias digitais e impressas, além de rádio e TV.

Ou seja, tudo fica agrupado em uma única plataforma. E isso permite um olhar de ponta a ponta para o monitoramento de notícias que você executa em sua rotina de comunicação.

Além disso, a ferramenta garante a automação dos relatórios de clipping, que contam com gráficos sobre tipos de mídias (rádio e TV, impresso ou digital), valoração e audiência.

E não podemos esquecer dos alertas sobre notícias e das buscas automatizadas que você consegue criar.

Isso significa que o seu clipping consegue ser levado a um patamar mais estratégico e centralizado, com o objetivo de ir além da detecção de matérias que mencionam a marca.

Inclusive, você pode monitorar a concorrência, temas de mercado e outros assuntos relevantes para a atuação da empresa.

Porém, o uso de uma de uma ferramenta serve como complemento à sua profissional. Afinal, o objetivo dela é potencializar a sua estratégia e evitar que você perca informações valiosas.

Assim, mais importante do que isso é estruturar uma estratégia de clipping alinhada aos objetivos empresariais.

Você pensa na estrutura do clipping?

Antes de querer centralizar todo o monitoramento de impresso, digital, rádio e TV, pare e pense se os veículos que você quer monitorar fazem sentido para a marca.

Afinal, um dos pilares de um bom clipping é a definição dos objetivos, das palavras-chave e dos veículos jornalísticos que precisam ser monitorados.

Assim, antes de sair procurando uma alternativa que centralize todo o seu monitoramento de notícias, reflita sobre quais são os jornais mais relevantes para a empresa.

Categorize por tipo (rádio e TV, impresso e digital), por editoria, por alcance geográfico e por tier.

Isso vai te ajudar a encontrar a ferramenta certa para otimizar a sua rotina profissional.

Por fim, quer integrar o clipping de rádio e TV junto ao impresso e ao digital? Então, solicite uma demonstração gratuita no Knewin News, nossa ferramenta completa para monitoramento e análise de notícias.

rádio e TV