O que colocar no seu planejamento estratégico para 2023

Entender o que está por vir no mercado de comunicação é importante para definir os objetivos das estratégias, alinhar as métricas de monitoramento e definir os planejamentos necessários para cumprir essas metas. A atualização e aprendizado contínuo potencializam o desenvolvimento de um planejamento estratégico mais robusto e seguro, que irá direcionar os próximos meses de execução.

Leia também:

>> Brand Equity: o que é e como utilizá-lo?

>> Inteligência Competitiva: por que é essencial para sua empresa?

>> Como aliar inteligência de dados às tendências do mercado?

Para isso, devemos trazer um panorama do mundo atual – hiperconectado, ágil e tecnológico – para decifrar as melhores formas de impactar e engajar os atuais e potenciais clientes. Você sabe o que não pode faltar neste conteúdo? Acompanhe o texto até o final e confira a resposta.

Defina o objetivo do planejamento estratégico

Para escolher qual é o melhor caminho de uma viagem, antes precisamos saber para onde estamos indo. Qual é o destino? Um bom planejamento estratégico de comunicação deve contar com o objetivo logo de início e bem estabelecido. Gerar mais vendas, reconhecimento de marca, engajamento nas redes sociais, divulgação em veículos de imprensa e participação em eventos e entrevistas e muitas outras opções.

Esse primeiro passo é fundamental para entender os KPIs (Indicador-chave de Desempenho, na sua tradução literal) que direcionarão o monitoramento a partir das iniciativas estabelecidas por essa estratégia. Em resumo, é fundamental dar bastante atenção para esse processo.

Menos abrangência, mais assertividade: conheça sua audiência e defina com quem a marca vai dialogar

Uma pesquisa da Global Interconnection Index (GXI) revelou que mais de 50% dos líderes olharão para o desenvolvimento de novos modelos de negócio digital. Ou seja, a tendência é que surjam cada vez mais ecossistemas, cadeias e parcerias para ampliar a capilaridade dos negócios e reduzir riscos de crises. 

O mundo está muito mais digital e a população superou a marca de 8 bilhões de pessoas. Entender os diferentes perfis de consumidores, sem exclusão, é fundamental para criar jornadas cada vez mais personalizadas. Geração Z, Economia Prateada e PCDs têm o seu poder de compra e suas dores para serem sanadas pelas marcas através da comunicação. Então, por que não falar com eles?

Tendências e novas ferramentas de tecnologia

Com a Transformação Digital, o trabalho de acompanhar tudo o que acontece nas redes sociais e é publicado na imprensa precisa ser cada vez mais ágil e assertivo para superar os desafios impostos pela inovação. Portanto, é importante que essas tendências constem no seu planejamento estratégico para 2023, pensando em como aproveitá-las ao longo do ano:

O que esperar das tecnologias que chegam ao mercado? 

  • Inteligência Artificial: além de acompanhar o comportamento de seus clientes, a inteligência artificial aplicada à comunicação permite analisar os conteúdos que o seu público interage em redes sociais, sites, blogs e notícias. 
  • Relacionamento via bots: a tecnologia conta com Inteligência Artificial extremamente avançada, pronta para personalizar a jornada do cliente.
  • Blockchain e cibersegurança: essa tendência deve impactar o que conhecemos sobre Big Data, Cibersegurança, Cloud Computing, IoT e outras áreas da tecnologia, principalmente com o 5G.
  • Real e virtual: a conexão entre os dois universos: Segundo um estudo desenvolvido pela Deloitte, 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos.

Quais são as tendências em conteúdo?

  • UGC: o conteúdo gerado pelo usuário é simples de ser desenvolvido. Comentários, posts, fotos, vídeos e qualquer outra mídia que o usuário (ou o consumidor) produz espontaneamente analisando ou citando um produto ou serviço da marca.
  • Interatividade: Peças de marketing interativas como quizzes, campanhas de e-mail, testes e calculadoras podem ser usadas na estratégia para fazer o primeiro contato com o consumidor, além de possibilitar o levantamento de dados por meio de links clicáveis.
  •  Bite-sized video content: mais diretos, os vídeos curtos são um formato de ensinar usuário e devem prevalecer na estratégia de comunicação das empresas ao longo dos próximos anos. 

Essas são algumas tendências que se consolidaram em 2022 e devem ganhar ainda mais força ao longo dos próximos anos. Por isso, é importante acompanhar de perto cada uma delas.

Por que o planejamento estratégico deve ser baseado em dados? <H3>

Quando essas ferramentas e formatos de conteúdo nutrem as tomadas de decisão de uma empresa a partir do levantamentos das informações certas, estamos falando de Cultura Data-Driven. Um modelo que é fundamental para manter a competitividade dentro de qualquer mercado. 

Sem o apoio dos dados e a tecnologia para garantir a eficiência e agilidade nos processos, não é possível implementar esse conceito na comunicação e no marketing. O que é preocupante, ainda mais na nossa realidade, onde os dados são ativos importantes das empresas.

Com os segmentos cada vez mais moldados pelas novas tecnologias da era da informação, ser data-driven representa um modo de pensar e agir em um mundo onde bilhões de dados são gerados a cada segundo. Por isso, conte com soluções que tragam essas informações com agilidade e assertividade para o seu negócio, como o Knewin News e Knewin Social, por exemplo.

Aproveite para trazer as práticas ESG em pauta

As práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) devem fazer parte do core business e essa será uma tendência para o futuro, por isso sua presença no planejamento estratégico de comunicação é tão importante. 

De acordo com o estudo da Kantar, metade da população está preparada para investir tempo e dinheiro para apoiar as empresas a fazerem a coisa certa e 42% deixaram de comprar produtos e serviços devido ao seu impacto ambiental.

E mais! Veremos cada vez mais investidores utilizarem a conhecida sigla ESG como critério fundamental para definir onde aplicar o seu capital.

Use a inteligência de dados no seu planejamento estratégico. Fale com a Knewin!

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e veja como as nossas soluções em tecnologia, experiência e conhecimento de mercado podem potencializar  o monitoramento e o levantamento de informações para que eles sejam realizados com agilidade e eficiência, a partir das melhores ferramentas. Vem bater um papo com a gente!