Planejando pautas para entidade: como alavancar a comunicação

Assessoria de imprensa é uma profissão cheia de desafios. Um deles é a elaboração de pautas para entidade. Para se comunicar com o público-alvo da empresa, como membros ou recém-formados, é preciso pensar nos canais mais eficientes para a comunicação.

Newsletter e informativos são exemplos de estratégia de comunicação. Já se o objetivo é se tornar referência no setor, é necessário preparação e estar atualizado para a criação das pautas para entidade. Mas como fazer isso?

Acompanhar as notícias do setor e planejar pautas demanda tempo. Para ajudar na otimização das tarefas e ajudar a alavancar a comunicação da entidade, reunimos as dicas abaixo.

3 formas de pensar em pautas para entidade

1. Pautas sazonais

Existem uma série de pautas que podem ser previstas todos os anos. Dia dos Pais e das Mães, por exemplo, são datas  relevantes para entidades como Fecomércio ou Serasa; divulgação trimestral do índice da inflação é importante para diversas associações, como as de supermercados; Dia do Professor e datas comemorativas de profissões podem ser temas para a comunicação de escolas e universidades.

Esses são apenas alguns exemplos de como a assessoria de imprensa pode prever certas pautas que trarão visibilidade para a entidade.

Para sair da mesmice, faça uma pesquisa nas clipagens da entidade dos últimos anos e tente encontrar abordagens que não foram feitas antes, um novo ângulo ou a história inusitada de algum personagem. Enfim, tente ser criativo!

Exemplo: Janeiro é época de divulgar os balanços de diversos indicadores do último ano. Nesta notícia, que diz respeito ao Índice de Preços dos Supermercados (IPS), a Associação Paulista de Supermercados aproveitou o gancho para se tornar fonte sobre o assunto. Como fazer isso? Falando com alguns associados, pegando depoimentos que demonstrem a tendência apresentada e preparando bem o porta-voz da entidade.

2. Acompanhando tendências da mídia

Para pensar em pautas para entidade, é essencial saber o que está sendo trabalhado na mídia. O primeiro passo é realizar um bom monitoramento de veículos, tanto impressos quanto onlines, utilizando uma ferramenta de clipagem. A vantagem deste tipo de solução é poder acompanhar diariamente as notícias, por meio de pesquisas de palavras-chave.

Exemplo: A Liberty Seguros utilizou uma pesquisa realizada pela empresa Dell sobre home office e utilizou-a como gancho para mostrar uma prática da própria empresa.

3. Informações novas e relevantes para os associados

Lançamento de novas leis, mudança de regulamentos e impostos são apenas algumas dessas informações e podem virar oportunidades para as entidades divulgarem seus pontos de vista e contribuírem com dados regionais.

Exemplo: Uma mudança nas regras do ICMS sobre o comércio eletrônico foi oportunidade para que a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) se tornasse fonte.

O que você acha dessas dicas para criar pautas para entidade? Conte nos comentários se você já utiliza algumas dessas técnicas!

Confira também o nosso post “Como justificar o custo de uma clipadora para entidade“.