Como justificar o custo de uma ferramenta de clipagem para entidade

Justificar o custo de serviços de comunicação ainda é um grande empecilho em muitas agências. As entidades, assim como empresas de diversos segmentos, veem na assessoria de imprensa uma oportunidade para conversar com o seu público-alvo, posicionar-se em relação a temas importantes e relevantes, tornando-se referência para o mercado e para profissionais do seu ramo.

Um exemplo disso é a ACATE — Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia que, com um forte trabalho de comunicação, é fonte espontânea dos principais veículos jornalísticos estaduais e nacionais, devido ao emergente polo de tecnologia de Santa Catarina.

Para isso, é preciso entender o mercado em que está inserido e acompanhar as novidades. A melhor forma de fazer isso é contratando uma ferramenta de clipagem para a entidade. Mas justificar o custo pode ser um desafio.

O que é necessário para um bom trabalho de assessoria de imprensa?

Para obter bons resultados de assessoria de imprensa, é preciso ter atenção e dedicação a algumas coisas. Ao trabalhar com apenas um cliente e ter um time totalmente dedicado àquele projeto, será possível ter um ótimo nível de especialização.

Com isso, o profissional terá o know-how daquele segmento. Além disso, ter um planejamento de assessoria é essencial. Lá estarão os objetivos do projeto, expectativas, sugestões de pautas e outros tópicos importantes. No entanto, é complicado trabalhar com a mídia sem a ajuda de algumas tecnologias, devido ao grande volume de informação disponível.

Já mencionamos em posts anteriores como utilizar algumas ferramentas para melhorar o trabalho de assessoria de imprensa, como é o caso do SEO e outras que ajudam na atividade diária. Uma delas é a clipadora, que pode trazer uma série de benefícios, entre eles:

A ferramenta de clipagem é uma ótima aliada de agências e pode ser utilizada igualmente pelas entidades. No entanto, uma coisa que assusta a gestão é o custo que isso pode representar a longo prazo.

Como justificar o custo da ferramenta de clipping?

Quando um engenheiro vai fazer um projeto de uma reforma, ele precisa utilizar ferramentas em 3D e certos materiais para garantir a qualidade do serviço, não é? Com assessoria de imprensa é a mesma coisa. A ferramenta de clipagem é uma forma de otimizar o tempo do profissional.

Ao mesmo tempo, fornece informações e referências para pautas, relacionamento com a imprensa e para o acompanhamento de temas relevantes à entidade, por meio de  palavras- chave.

É importante ressaltar que a clipadora não é equivalente a uma ferramenta de busca, como o Google. Enquanto a primeira realiza a busca apenas em veículos notícias relevantes, de todo o mundo, e organiza segundo a data de publicação, o Google organiza as informações por relevância da página.

Ou seja, uma notícia que saiu em um veículo da grande mídia é priorizado em relação a portais segmentados, por exemplo. Além disso, a clipadora tem acesso a conteúdos bloqueados e versões on-line de jornais e revistas, algo que o Google não faz.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!