Por que a clipagem digital é a melhor solução para sua estratégia de monitoramento?

A tecnologia evoluiu, tornou-se indispensável no nosso dia a dia e essencial à estratégia das empresas. Afinal, o que seria das equipes de comunicação e assessoria de imprensa sem a clipagem digital?

Inclusive, o clipping, que já foi baseado exclusivamente em centimetragem de revistas e jornais e minutagem de programas de rádio e televisão, mudou.

E as soluções de PR Techs surgem para automatizar processos, agilizar o fluxo de informações e elevar o potencial estratégico das assessorias de imprensa e equipes internas de comunicação. 

Você também pode se interessar por:

>> Clipping: como transformar informações em insights para a estratégia de comunicação?

>> E-book: análise de sentimento no Clipping

>> Por que investir em Clipping automatizado?

A clipagem digital é uma demanda exigida pelo mercado

De acordo com o levantamento “Communications Bellwether Survey”, realizado em parceria entre a PRWeek e a Universidade de Boston, nos Estados Unidos, 66% das empresas de Relações Públicas já estão parcial ou totalmente avançadas na utilização de ferramentas de comunicação tecnológica.

E mais! Com a internet cada vez mais inserida no dia a dia dos brasileiros, multiplicaram-se os canais de comunicação e as fontes de informação. Alguns exemplos são podcasts, blogs, artigos em redes sociais, lives, canais do YouTube e outras formas de conteúdo que podem ser acessadas direto pelo smartphone. 

Além disso, uma pesquisa do WordPress mostrou que somente nessa plataforma, surgem 70 milhões de novos blogs posts a cada mês.

Conteúdos que também são publicados por empresas e por influenciadores digitais. Essa grande quantidade de informações revela a natureza dinâmica dos ambientes virtuais, que tornam obsoleto qualquer modelo fora da clipagem digital. 

Ainda há espaço para o clipping “na unha”?

Imagine andares com salas lotadas de profissionais conectados em diversos sites, streamers e outras plataformas digitais, apenas captando as informações que a imprensa, influenciadores e outros profissionais estão dizendo sobre a marca.

Depois de todos os dados levantados, eles são encaminhados para outra equipe que irá compilar tudo em um relatório, desenvolver gráficos e trazer alguns insights ao longo do material. Uma terceira equipe recebe esse relatório e apresenta para o cliente.

Ou seja, dezenas de pessoas, um monte de processos e diversas possibilidades de erros. Você realmente quer mesmo dedicar tanto tempo e potencial às atividades tão burocráticas?

Imagine as horas dedicadas a este trabalho e o olhar estratégico que está sendo deixado de lado.

Por que você deveria investir em clipagem digital?

Saber o que a imprensa está dizendo sobre uma marca, produto ou empresa a partir da análise de dados sistemática e fiel à realidade é o primeiro passo para a tomada de decisão mais assertiva. Com tantos recursos disponíveis, não dá mais para definir a estratégia a partir de achismos, feeling ou só pela experiência. 

É responsabilidade das assessorias de imprensa e equipes internas de comunicação utilizar a clipagem digital para levantar informações relevantes que serão utilizadas para que os clientes de agências ou Diretorias de empresas entendam seu público, lancem um produto ou respondam a uma crise. 

A clipagem digital tem o poder de transformar o trabalho de comunicação em algo muito mais mensurável e estratégico. 

Inclusive, para ter um clipping de qualidade, não adianta só selecionar matérias, fazer a centimetragem ou a minutagem. O monitoramento é muito mais do que isso! Notícias, publicações e depoimentos não se transformam em informações úteis sozinhas. 

Dessa forma, um bom trabalho de clipping envolve análise de sentimento, o levantamento do histórico dos veículos que publicam os materiais, tempo de resposta, insights estratégicos, boa apresentação visual e, claro, inteligência. 

Se quiser saber mais sobre o tema, a gente tem um texto no nosso blog que fala muito sobre isso. Para ter uma ideia até onde a clipagem digital pode levar a sua estratégia de comunicação, nós separamos alguns pontos em que essa ferramenta pode fazer toda diferença:

1 – Monitoramento da concorrência

Quando monitoramos conteúdos, jornalísticos ou não, é possível selecionar palavras-chave de acordo com o interesse de assuntos.

Assim, a equipe responsável pelo projeto consegue selecionar termos essenciais para a estratégia, sejam eles relacionados a outras empresas, além de acompanhar os passos dos concorrentes.  

2 – Identificar desafios e oportunidades

Identifique as movimentações de mercado. Essa visão ampla é fundamental para tomar decisões mais ágeis e assertivas. Afinal, qualquer mudança nas movimentações de mercado pode afetar o posicionamento de uma marca e não estar preparado pode ser prejudicial para o negócio. 

E a clipagem digital possibilita uma avaliação mais fiel das movimentações e ajuda a identificar oportunidades e ameaças para sua marca.

3 – Gestão de crises com agilidade

Nenhuma empresa está a salvo de crises de grande magnitude no cenário digital. Como demonstra uma pesquisa da Mentionlytics, 30% das empresas veem suas crises se tornarem globais em menos de uma hora.

Rápido, né? A melhor forma de lidar com elas é contar com informações certas para evitar dores de cabeça.

4 – Agilidade para gerar relatórios quantitativos e qualitativos

A mesma plataforma que automatiza o monitoramento facilita o desenvolvimento de relatórios. E nós sabemos o quanto isso faz diferença.

Quando a liderança recebe um relatório direto, claro e com bons insights estratégicos, o aprendizado acontece de forma mais direta. 

Essa visão clara e objetiva sobre os dados levantados garante melhores resultados para a agência, a equipe interna de comunicação ou os profissionais C-level.

Ao investir todas as funções em uma única ferramentade clipping, você centraliza essas demandas em um só lugar.

Uma boa referência para a clipagem digital

Quem busca todos esses atributos deveria experimentar a Knewin News, uma plataforma completa para monitoramento e análise de notícias, ideal para quem quer extrair o máximo potencial da clipagem digital. E

la conta com um sistema de buscas ágil para monitoramento de notícias em mais de 80 idiomas e em fontes impressas, online, TV e de rádio. 

Isso sem falar na automação de Newsletters e relatórios inteligentes. Quer saber mais? Solicite uma demo em nossa ferramenta.

Não se esqueça das redes sociais

Se você souber o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a marca, sem dúvidas conseguirá contornar os problemas com maior facilidade. Mas a clipagem digital também pode oferecer muitas outras vantagens.

Como sabemos, a imprensa é a principal fonte de informação das pessoas, até pelo seu profissionalismo e o compromisso dos jornalistas com a informação. 

Com as redes sociais e a facilidade que qualquer pessoa tem de se posicionar sobre uma marca ou até experiência de compra, esse processo mudou um pouco. De receptores, muitas pessoas que nunca tiveram voz tornaram-se formadores de opinião. 

Dessa maneira, ao monitorar as informações com precisão e agilidade, a assessoria de imprensa ou equipe de comunicação terá informações importantes a respeito do comportamento do público.

Se bem estruturadas, essas informações podem dar uma boa vantagem sobre os concorrentes!

E saiba que procurar uma solução que entregue um clipping eficiente e alinhado com a estratégia de comunicação do seu negócio não precisa ser um desafio. Basta conectar a tecnologia e explorar ao máximo o que a clipagem digital pode oferecer. 

Quando há sinergia entre a tecnologia e o pensamento estratégico, a possibilidade de transformar informações em insights é muito maior! Quer saber como implementar a melhor estratégia para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas.