Qual é a relação entre monitoramento de notícias e tecnologia?

Se você é um profissional da comunicação atento às novas tendências, sabe que a tecnologia hoje é uma importante aliada para o monitoramento de notícias. Com a Transformação Digital, esse trabalho de acompanhar tudo o que acontece nas redes sociais e é publicado na imprensa precisa cada vez mais ágil e assertivo para superar os desafios impostos pela inovação constante. 

Leia também:

>> Clipping: como transformar informações em insights para a estratégia de comunicação?

>> Monitoramento de notícias em tempo real: por que é importante?

>> Por que investir em Clipping automatizado?

Atualmente, o número de canais digitais tem crescido consideravelmente. O que começou com portais de notícias se expandiu para blogs. Depois surgiram diversas redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, entre outros canais digitais. Cada um com o seu objetivo e o melhor formato de conteúdo. 

O movimento abriu portas para influenciadores e marcas, além de ampliar os formatos, como podcasts e lives. Enquanto isso, as empresas seguem tentando antecipar os próximos passos e se preparar para sair na frente de seus concorrentes. Nesta etapa, o monitoramento é fundamental. 

Neste artigo, falaremos sobre a necessidade do investimento em tecnologia para fazer um bom monitoramento de notícias. Vamos lá?

Vantagens de ter a tecnologia como aliada do clipping!

Sabemos que o clipping é o processo de monitoramento, análise e sistematização contínuo de citações e menções feitas a uma empresa ou personalidade na mídia.

Seja nas mídias tradicionais, como jornal, revista, rádio e TV ou nas novas mídias digitais, a realização desse tipo de monitoramento é fundamental para a indexação da marca na mídia. As principais vantagens são:

  • Possibilidade de se antecipar a possíveis crises;
  • Entender o que as pessoas e a mídia pensam sobre a empresa;
  • Controlar situações adversas e que prejudiquem a reputação da companhia;
  • Planejar estratégias para melhorar a reputação na mídia;
  • Monitorar os concorrentes;
  • Identificar momentos em que a marca não é citada e planejar ações para conquistar espaço;
  • Mensurar os resultados da equipe de comunicação, RP ou assessoria de imprensa.

De acordo com o levantamento “Communications Bellwether Survey”, 66%  das empresas de relações públicas dos Estados Unidos já estão parcial ou totalmente avançadas no uso de ferramentas tecnológicas.  

Nesse contexto, o investimento em tecnologias de automação de dados pode ser um grande trunfo para dar conta dessa demanda. 

Monitoramento de notícias e SEO

Outro motivo importante para você unir monitoramento de notícias e tecnologia tem relação com as técnicas de SEO. Quando você pesquisa conteúdos nos mecanismos de busca, as técnicas de otimização do texto interferem nos resultados. 

Isso limita a estruturação de um relatório de clipping completo para seu cliente. Afinal, você pode deixar passar fake news na hora de analisar as notícias. A vantagem de investir em uma plataforma tecnológica é que as técnicas de SEO não vão interferir no resultado da busca que você fizer. 

Ou seja, a plataforma te proporciona um resultado muito mais completo e preciso sobre a imagem de seu cliente nos veículos jornalísticos, bem como em sites de nicho ou blogs menores. 

O olhar macro é essencial para um clipping estratégico 

Afinal, é a partir da análise das notícias que mencionam o nosso cliente que conseguimos detectar ameaças, situações de crise e oportunidades. Viu só como assessoria e tecnologia, se unidas, garantem um potencial melhor para o seu trabalho?

Como fazer um bom monitoramento de notícias com ajuda da tecnologia?

É verdade que o desenvolvimento tecnológico otimizou (e muito!) o clipping, mas isso não quer dizer que não sejam necessárias outras ferramentas para dar suporte às decisões estratégicas. Por isso, vamos elencar quatro processos indispensáveis.  

  • Defina o que deve ser monitorado

Saber o que você deseja monitorar irá direcionar seu trabalho na hora de escolher as palavras-chave para o monitoramento. Ações executadas para o cliente, monitoramento da marca, análise da concorrência e do nicho de atuação são opções que podem fazer parte do seu clipping digital.

O uso de palavras-chave estratégicas facilita a pesquisa de diferentes tipos de conteúdo jornalístico. Isso ocorre porque você consegue limitar o campo de busca de notícias. 

Não esqueça que a internet é como se fosse um oceano repleto de informações. Se não tivermos uma ajuda para levantar, analisar e minerar tudo o que está lá, podemos perder muito tempo nessa demanda. 

  • Desenvolva relatórios com informações claras e objetivas

Os relatórios funcionam como um documento para o trabalho da comunicação e da assessoria de imprensa. Eles permitem que o cliente visualize os resultados, além de manter a rotina organizada e evitar furos no clipping. 

Por isso, ter um relatório bem estruturado, visualmente claro e direto, além de contar com informações objetivas faz toda diferença. 

  • Não se esqueça da análise de sentimento

Para fazer monitoramento, não basta apenas enumerar e elencar as matérias nas quais sua empresa é citada. Analisar o sentimento desse conteúdo é muito importante.

Esse indicador ajuda a mensurar de forma qualitativa, os impactos da assessoria de imprensa ou da equipe de interna de comunicação na reputação das marcas. Além disso, permite que você detecte situações negativas para a empresa com antecedência. 

  • Extraia insights relevantes com o monitoramento

Se você apenas monitora e cria relatórios, você está perdendo um potencial importante em sua rotina. Os conteúdos publicados nos veículos de comunicação devem ser interpretados e os insights pontuados ao longo do material. 

Com essas informações, o relatório possui muito mais valor na sua entrega e se torna relevante na hora de traçar estratégias de posicionamento, comunicação e marketing. Portanto, lembre-se: a qualidade das informações é fundamental.

Mas essa qualificação de dados levantados só pode ser adquirida por meio de insights retirados dos dados apresentados pelo monitoramento em tempo real. 

Como as soluções da Knewin podem otimizar seu monitoramento de notícias

Para o monitoramento de notícias e um relatório de clipping mais inteligente com o uso de tecnologia, vale considerar uma plataforma que faça tudo em tempo real e seja simples de manusear, como é o caso do Knewin News

A ferramenta ajuda a fazer um levantamento de notícias em mais de 80 idiomas de forma centralizada: rádio, TV, impresso e on-line. Além disso, permite mensurar dados imediatamente com reports ou exportações e ainda possibilita uma análise automatizada de menções sobre os últimos 6 meses. Saiba mais sobre essa plataforma clicando aqui e entre em contato conosco.