Competitividade empresarial: saiba como monitorar seus concorrentes de maneira efetiva

Você já parou para pensar no poder que tem a informação? Diante desse cenário, o monitoramento e a visão estratégica sobre todas as notícias, o que é compartilhado nas redes sociais e publicado em demais canais digitais é essencial para garantir a competitividade empresarial.  

Leia mais:

>> Como o monitoramento de mídia melhora o relacionamento das marcas com a imprensa?

>> Clipping: como usar o monitoramento na estratégia de comunicação

>> Estratégia competitiva: como usar o monitoramento de mídia a seu favor

Mas como captar todo esse conteúdo se existem cada vez  mais informações circulando de maneira cada vez mais rápida e em tantos lugares diferentes? É exatamente sobre  isso que falaremos neste artigo. 

Competitividade empresarial Vs redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Spotify, YouTube, Whatsapp e TikTok…

São milhares de marcas e empresas, de diversos tamanhos, conectadas em diferentes redes sociais e impactando milhões de pessoas todos os dias. 

Nesse oceano azul de oportunidades, monitorar os passos dos seus concorrentes é importante para conhecer cada ambiente e saber como se posicionar.

Ao avaliar os movimentos da sua concorrência, como a interação com os seguidores (sejam leads ou clientes), campanhas, posts, mensagens e comentários, você entende cada posicionamento e como esses movimentos, pontos fracos e fortes, foram recebidos pelas pessoas, seja no B2B ou B2C. 

Tomando como referência o último levantamento Global Digital Overview 2020, um ser humano fica online 6 horas e 43 minutos por dia (em média), o que representa mais de 100 dias por ano, ou 40% do tempo em que está acordado, considerando 8 horas de sono por dia.

Todo mundo está nas redes sociais, inclusive seus concorrentes. Fique de olho para saber o que está acontecendo, garantindo sua competitividade empresarial.

Monitore as notícias e os veículos de comunicação

O que os principais veículos de comunicação estão falando sobre os seus concorrentes? Quais são os temas ou segmentos em que eles se posicionam como autoridades do mercado? 

Para conquistar uma boa competitividade empresarial, é preciso definir algumas palavras-chave que devem ser monitoradas, como termos, expressões e conceitos relacionados ao nome da empresa ou aos produtos. 

Incluir variações como nome fantasia e até versões erradas de escrita ajudam a ampliar o alcance desse monitoramento. Sobre os formatos de mídia, nós recomendamos começar pelo básico, como: 

  1. Notícias em que essas marcas são mencionadas, independentemente do formato; 
  2. Matérias que citam os seus concorrentes como fonte;
  3. Artigos publicados por essas empresas ou por seus executivos em colunas e editoriais.

Essas fontes de informação são valiosas e podem trazer insights importantes para prevenir uma crise ou encontrar uma oportunidade de mercado.

Influenciadores abrem espaço para os embaixadores de marca

Cada vez mais veremos a presença de embaixadores de marca se sobressaindo sobre os influenciadores.

Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais em vez de personalidades e famosos.

Assim, no lugar de procurar celebridades digitais com milhões de seguidores para parcerias que consolidam a sua competitividade empresarial, é importante considerar os nano e até microinfluenciadores que são mais próximos com o seu público.

E os grandes influenciadores podem estar aí mesmo, dentro da sua equipe. Falando nisso, você já ouviu falar em Employer Branding? O termo é um conjunto de técnicas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.

Muito mais assertivo do que gastar milhares de reais com apenas uma publicação de alguém que provavelmente não tem nada a ver com seu público. Concorda?

Para mais efetividade, conte com o apoio da tecnologia

Existem diferentes maneiras de monitorar as mídias sociais e os meios de comunicação para saber tudo o que acontece no seu mercado e com os seus concorrentes. Para garantir maior agilidade sobre os processos e efetividade sobre os resultados, é fundamental contar com o apoio da tecnologia. 

Para o monitoramento de notícias e um relatório de clipping mais inteligente, é importante considerar uma plataforma que faça tudo praticamente em tempo real e seja simples de manusear, como o Knewin News, por exemplo.

A ferramenta te ajuda a monitorar notícias em mais de 80 idiomas, mensurar dados imediatamente em com reports ou exportações e ainda possibilita uma análise automatizada de menções sobre os últimos 6 meses. Veja mais:

Se o objetivo é levar essa estratégia de competitividade empresarial ainda mais longe, é importante contar com essa tecnologia para o monitoramento para as redes sociais.

Nesse caso, considere em uma tecnologia que centralize os múltiplos canais digitais, permita monitoramento de palavras-chave relacionadas aos concorrentes, facilite a anpalise os sentimentos e exporte relatórios automatizados, como o Knewin Social, por exemplo. Veja mais:

Não se esqueça de fazer a Análise de Sentimento

Um dos maiores desafios é apresentar resultados sobre o trabalho de comunicação externo. Neste cenário, a análise de sentimento faz toda diferença.

Por ser uma visão qualitativa, ela ajuda a entender o impacto de cada ação dos concorrentes. Esses dados proporcionam uma visão mais clara sobre a entrega e solidificam o ROI da estratégia de comunicação.

Somente através de uma boa análise de sentimento é possível identificar os defensores e detratores das outras marcas da sua fatia de mercado, garantindo uma visão sobre cada profissional e canal sobre diferentes assuntos com antecedência.

Outro ponto positivo aqui é a prevenção de possíveis crises. Uma ferramenta de análise de sentimentos antecipa essas questões ao acompanhar o ânimo da imprensa e do público, e como eles estão repercutindo a marca e os concorrentes.

Concluindo…

Com a tecnologia conectada ao trabalho de profissionais qualificados, é possível obter um olhar completo sobre todos os cenários que podem impactar a organização por meio de um trabalho de monitoramento mais qualitativo do que quantitativo, garantindo sua competitividade empresarial.

Para saber mais sobre nossas soluções tecnológicas como o Knewin Social e o Knewin News, entre em contato com a nossa equipe e aproveite o potencial do monitoramento competitivo