Saiba como o assessor de imprensa pode otimizar o serviço de clipping

Se você trabalha com assessoria de imprensa e ainda vê o serviço de clipping como algo estressante, saiba que é possível mudar esse cenário. O monitoramento de notícias não precisa ser sinônimo de comprometimento da rotina. Ele pode ser facilitado com a ajuda da tecnologia.

Serviço de clipping de notícias não precisa ser manual

Muitos profissionais ainda acreditam que o monitoramento de notícias é uma estratégia que deve fazer jus à assessoria de imprensa tradicional. Isso quer dizer que o clipping deveria ser realizado de forma manual.

Se você faz parte desse time, vamos te trazer à realidade com um questionamento objetivo. Já contabilizou quantas fontes a assessoria de imprensa tem que monitorar para o cliente? É uma quantidade abrangente de canais de comunicação. Entre eles estão sites, mídias sociais, jornais impressos, portais de notícia, Tv, rádio e blogs.

Se o assessor de imprensa monitorar conteúdos noticiosos de forma manual, a rotina vai ficar comprometida. Isso é fato. Não vamos deixar que você se iluda e acredite que o serviço de clipping tradicional é efetivo para a realidade digital.

O primeiro passo para mudar o cenário comprometedor é entender que existe alternativa para o problema. O assessor de imprensa não precisa se estressar nem deixar o cliente insatisfeito com o rendimento do serviço de comunicação.

Quer saber como fazer isso? “Dê as mãos” para a tecnologia. Existem ferramentas para serviço de clipping que, além de monitorar conteúdos noticiosos, permitem um olhar estratégico para a empresa do cliente.

Ferramenta para serviço de clipping deve ser aliada da assessoria de imprensa

Plataformas tecnológicas são desenvolvidas para facilitar algum processo no dia a dia. Não seria diferente com o monitoramento de notícias.

Quando pensamos em clipping, diversas outras palavras vêm à mente. Monitoramento de notícias, criação de relatórios, análise da concorrência, planejamento de comunicação, envio de newsletter e comunicação com o cliente.

Para aliar o serviço de clipping a tudo isso, é preciso contar com a ajuda de algo que facilite a rotina do assessor de imprensa. Essa é a premissa da ferramenta de monitoramento de notícias Knewin News da empresa Knewin.

Para te mostrar que vale a pena investir em uma ferramenta profissional de clipping, selecionamos 4 funcionalidades que vão facilitar sua rotina na assessoria de imprensa.

1. Notícias de TV

Materiais audiovisuais veiculados em canais de televisão são essenciais para o serviço de clipping da assessoria de imprensa.

O problema é que monitorar esses conteúdos é uma “faca de dois gumes”. Por um lado, ficar sem monitorá-los prejudica os resultados da assessoria de imprensa. Por outro, fazer o clipping compromete a rotina dos profissionais de comunicação.

Afinal, não é possível ficar conectado à televisão 24 horas por dia nem aos múltiplos canais noticiosos. Mesmo que fosse, como ficariam as outras atividades do assessor de imprensa?

O Knewin News facilita esse processo. A plataforma disponibiliza os conteúdos audiovisuais veiculados em canais de TV. Além de possibilitar o download em formato MP4, a ferramenta garante a transcrição do áudio. Otimização de rotina na medida certa.

2. Menções no rádio

O rádio ainda é uma fonte importante para o monitoramento de notícias do cliente assessorado. Esse meio de comunicação atinge uma boa parcela do público de interesse da empresa. Por isso, vale a pena ficar de olho nas menções divulgadas nas estações de notícia.

A questão complicadora é que o rádio é instantâneo. Nem sempre o assessor de imprensa está com tempo livre para acompanhar as notícias veiculadas ali. O que fazer para evitar fadigas e falhas no dia a dia? Contar com a ajuda da ferramenta de clipping.

O Knewin News conta com a funcionalidade de monitoramento de conteúdos veiculados em diversas estações de rádio. O interessante é que a plataforma disponibiliza o áudio transcrito para o usuário e a possibilidade do download do arquivo no formato MP3. Isso evitará furos e comprometimento das outras tarefas.

3. Materiais impressos

Estamos na era do conteúdo digital. No entanto, publicações impressas ainda são relevantes para o serviço de clipping do cliente. O problema disso é que assinar todos os veículos noticiosos (nacionais e regionais) é algo que demanda dinheiro.

Para facilitar a rotina da assessoria de imprensa, o Knewin News permite que o profissional consiga ter acesso a materiais impressos. Essa funcionalidade otimiza o dia a dia e ainda traz consciência ecológica.

A partir de versões impressas digitais, o assessor consegue ter acesso a notícias de jornais tradicionais. O que é interessante nisso? Pense no tempo que você comprometeria ao folhear jornais ou revistas. Isso não vai mais ser empecilho para a execução de outras estratégias relevantes no meio digital.

4. Conteúdos digitais

O Knewin News permite que o serviço de clipping digital seja facilitado. Com algoritmos eficazes e filtros específicos, o assessor de imprensa consegue monitorar conteúdos noticiosos no meio online.

Uma grande abrangência de sites, blogs e portais de notícias são coletados mensalmente pelo sistema da ferramenta. O profissional da comunicação precisa apenas estruturar uma filtragem eficaz para monitorar as menções feitas ao cliente na imprensa.

Se você está pensando que pode fazer isso com o Google, saiba que a ferramenta gratuita não é a melhor opção para uma assessoria de imprensa eficaz.

Conhece o termo SEO? O Google trabalha com isso e organiza os resultados por ranqueamento. Ou seja, a entrega de resultados é limitada. Isso não acontece no Knewin News.

Além dessas funcionalidades, o Knewin News proporciona a criação rápida de relatórios, o envio de alertas e Smart-Newsletters, o auxílio de uma equipe de suporte, filtros eficazes para a assessoria de imprensa, entre outras coisas.

Solicite agora o seu trial no Knewin News! É só clicar aqui ou no banner abaixo!