Por que os serviços de clipping são aliados da comunicação corporativa?

Os serviços de clipping são muito utilizados por quem precisa do monitoramento de notícias curado e analítico. Mas você já parou para pensar que eles são grandes aliados da gestão de marcas?

Afinal, o trabalho de clipadoras vai muito além da captura e da análise de notícias. É possível encarar esse serviço como uma parceria de sucesso para a comunicação corporativa.

E a gente vai te mostrar 5 motivos para enxergar os diversos serviços de clipping como seus aliados na busca por uma comunicação mais analítica, ágil e efetiva.

5 motivos para investir em serviços de clipping

Não é novidade que o monitoramento de notícias é valioso para reportar resultados de comunicação. Afinal, ele é uma ferramenta que nos ajuda a diagnosticar a imagem de uma empresa em veículos jornalísticos.

E nem sempre diretores de comunicação têm tempo para fazer o monitoramento. Então, uma alternativa é procurar a ajuda dos serviços de clipping para conquistar uma análise noticiosa a partir da curadoria de conteúdos.

No entanto, não podemos limitar a atuação das clipadoras à captura e ao monitoramento de notícias. Elas podem ser grandes parceiras de setores de comunicação de empresas. 

Inclusive, são fontes de informações valiosas para facilitar a tomada de decisão empresarial.

Quer entender o porquê dos serviços de clipping serem grandes aliados da comunicação corporativa? Confira 5 motivos.

1. As clipadoras são extensões da comunicação corporativa

O primeiro ponto que você precisa entender é que as clipadoras atuam como uma extensão da comunicação corporativa.

Isso quer dizer que todo o trabalho de monitoramento é feito como uma parceria, alinhando objetivos, direcionamentos e expectativas.

Dessa forma, a equipe do clipping consegue identificar e sugerir angulações para o monitoramento de notícias (e de redes sociais) da sua marca.

Com isso, você consegue enriquecer o seu trabalho de comunicação corporativa e aproveitar todo o potencial dos serviços de clipping.

E o melhor: sem comprometer a sua rotina profissional e com a ajuda de um trabalho estratégico para detectar matérias negativas que podem impactar o trabalho de comunicação.

2. O serviço de clipping elabora relatórios para contextos específicos

Quer mais um motivo para enxergar os diversos serviços de clipping como seus aliados? Bem, você pode aproveitar relatórios completos para contextos específicos.

Existem clipadoras como o Knewin Monitoring que contam com curadoria no monitoramento e elaboração de relatórios para situações pontuais (como gestão de crise, análise de mercado e construção de balanços).

Esse tipo de serviço desafoga a sua rotina de comunicação corporativa e ainda te ajuda a transformar informações noticiosas em dados valiosos para tomar decisões com facilidade.

Além disso, esses relatórios te ajudam a atuar com mais precisão e agilidade, já que você conta com uma parceria para garantir uma análise bem alinhada ao contexto da sua marca.

3. A equipe das clipadoras ajuda na análise para gestão de crise

Como falamos no tópico anterior, as clipadoras também são grandes aliadas para gerenciar situações de crise.

E isso é valioso no contexto da comunicação digital, no qual precisamos ser ágeis para tomar decisões e, ao mesmo tempo, certeiros.

Além disso, a gente sabe que gestão de crise não é o cenário ideal na comunicação corporativa. No entanto, os períodos turbulentos podem acontecer.

Sabendo disso, é importante construir diretrizes para minimizar o impacto de crises e contar com um monitoramento constante sobre a marca.

Serviços de clipping como o Knewin Monitoring oferecem um monitoramento voltado para crises, com análises completas e ágeis para te ajudar a dar passos precisos em momentos delicados.

Isso está alinhado com o que falamos sobre as clipadoras atuarem como extensões da comunicação corporativa, certo?

4. Você conta com um monitoramento de notícias mais segmentado e analítico

Outro motivo para investir em serviços de clipping tem a ver com o alto fluxo de informações que temos na comunicação digital.

Hoje, são milhares de fontes de informação que podemos monitorar. Mas será que todas são relevantes para a comunicação corporativa?

Bem, com a ajuda das clipadoras, é possível lidar melhor com o alto fluxo de informações e monitorar apenas o que importa para tomar decisões com mais facilidade.

Às vezes, o que importa para você são fontes nicho. Em outros casos, podem ser veículos de grande circulação.

Assim, o serviço de clipping faz a curadoria do conteúdo jornalístico para você. O resultado disso é uma análise mais segmentada e mais precisa para te ajudar a garimpar as informações mais valiosas para a sua marca.

E isso vale para matéria emplacada, bem como para análise de mercado e gestão de crise.

5. É possível usar as informações para orientar a comunicação por dados

Mais um motivo que faz a clipadora ser grande aliada da comunicação corporativa é a possibilidade de ter insumos para orientar ações por dados e tomar decisões com mais facilidade.

A partir das análises feitas pelo serviço de clipping ou pelos balanços estruturados, diretores de comunicação conseguem construir um panorama estratégico e analítico para dar passos mais certeiros.

Transformar notícias em dados valiosos é um dos grandes diferenciais das clipadoras. E você pode usar isso a seu favor para 3 coisas:

  1. Fortalecer o papel da comunicação corporativa.
  2. Identificar o sentimento da empresa na mídia.
  3. Planejar ações para impulsionar a visibilidade e a reputação da empresa.

Como saber se eu preciso do serviço de clipping?

Agora que você compreendeu que os serviços de clipping vão muito além do simples monitoramento de notícias, é importante saber se você realmente precisa desse serviço.

Afinal, as clipadoras não são as únicas alternativas para monitorar e analisar notícias. Até porque existem as ferramentas de clipping.

No entanto, se você precisa de um monitoramento segmentado, de análises cuidadosamente elaboradas e de relatórios com agilidade e periodicidade, o serviço de clipping funciona melhor para você.

Além disso, se você precisa de um braço que faça esse monitoramento, pois não tem tempo para executar a demanda, os serviços de clipping também são uma opção para você.

E se você quer orientar as suas ações de comunicação por dados de forma ágil e certeira, o trabalho da clipadora pode te ajudar.

Ainda está em dúvida? Então, converse com um de nossos consultores e conheça o Knewin Monitoring, nosso serviço de curadoria para clipping.

serviços de clipping