Clipping de notícias: 5 itens para sua estratégia

clipping de notícias

Se você trabalha com assessoria de imprensa ou em qualquer outra área da comunicação, então já sabe o que é clipping e quais são os benefícios dessa prática na gestão da imagem e reputação de uma marca ou empresa. Diante de tantas soluções e ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, o trabalho que as empresas desenvolvem entrega os melhores resultados? 

Leia também:

>> A importância dos Dashboards para a Análise de Dados

>> Como elaborar um relatório de clipping assertivo e eficiente

>> Gestão de crise: por que o monitoramento é o seu melhor aliado

Para responder essa pergunta, é importante ter um olhar crítico. Somente ao analisar os pontos fortes e fracos na estratégia e na resolução dos problemas é que poderemos pensar em formas de evoluir a nossa entrega. 

Como saber por onde começar? Separamos 5 dicas que vão ajudar você a dar os primeiros passos nessa jornada de transformação. Acompanhe!

O que é clipping?

Essa é uma atividade que consiste no monitoramento, organização e análise de citações ou menções de uma empresa publicadas nos veículos tradicionais de comunicação. Todo conteúdo publicado  por televisão, rádio, jornais, revistas e sites que cite o seu cliente entra em um relatório de clipping.

Durante muito tempo, essa atividade foi realizada manualmente. No entanto, com a evolução da tecnologia e a migração em massa para o digital, esses processos também evoluíram. 

Assessoria de imprensa e equipes internas de comunicação passaram a adotar a tecnologia em seus processos, ganhando mais produtividade, agilidade e qualidade na entrega. 

No entanto, modernizar a estrutura do clipping de notícias é mais do que escolher a melhor ferramenta do mercado. Passar por esse processo de mudança envolve um planejamento completo com itens essenciais, como mostraremos no passo a passo a seguir.

  • Defina o investimento necessário

Realizar o clipping de notícias internamente ou contratar uma assessoria de imprensa? Independente da sua decisão, as empresas precisam definir o budget e também os indicadores-chave de performance (KPIs). 

Essas duas métricas serão fundamentais para entender o quanto será investido e qual será o retorno sobre esse investimento no prazo estabelecido.

No caso de uma equipe interna, esse investimento será a base para o planejamento que irá definir para onde direcionar os recursos: contratar novos profissionais, capacitar pessoas, adquirir ferramentas de monitoramento e análise de dados, etc.  Caberá aos responsáveis entenderem qual é a real necessidade e direcionar como esse investimento deve ser distribuído. 

Já se a opção é contratar uma assessoria especializada, a decisão é mais simples. Lembre-se apenas de certificar se o parceiro estratégico usa alguma tecnologia e como esses relatórios são apresentados.

  • Escolha a ferramenta que pretende usar

Depois desse primeiro passo, é hora de escolher qual tecnologia implementar no dia a dia da equipe de comunicação. Existem diferentes soluções de mercado e que podem atender às exigências de cada empresa, desde as mais complexas até as mais simples. 

Versatilidade para se ajustar a qualquer objetivo, Inteligência Artificial que aponta insights a partir dos dados, monitoramento em tempo real, dashboards interativos e simples, além de um sistema criptografado e que mantém suas informações em segurança. 

Faça a leitura sobre os pontos fortes e fracos nos seus processos para definir o que é mais interessante para o seu negócio. Com essas informações reunidas, tome sua decisão.

  • Capacitação: prepare os profissionais para extrair o melhor da tecnologia

O terceiro item que não pode faltar no seu planejamento para modernizar o clipping de notícias é a capacitação e o treinamento. Lembre-se que as pessoas são os principais agentes de mudança nesse processo de Transformação Digital da comunicação.

Isso quer dizer que elas irão manusear e trabalhar com as tecnologias que as lideranças escolheram, mas para explorar o máximo potencial dessas ferramentas é importante saber como utilizá-las da melhor forma possível. 

Então, diante desse cenário de mudança, comunique, oriente e se coloque à disposição para tirar as dúvidas sobre os colaboradores e, se você trabalha em uma assessoria de imprensa, dos clientes também. Ao entenderem o que está acontecendo, fica mais fácil entender como a entrega será apresentada no futuro.

  • Relatórios completos e informativos

O monitoramento de notícias manual e oneroso afeta o tempo que a equipe interna de comunicação ou assessoria de imprensa para desenvolver os relatórios que serão apresentados aos líderes ou para os clientes. Por consequência, o cliente pode não ficar satisfeito com os resultados.

Outra falha que é comum acontecer em relatórios feitos manualmente são os chamados “furos” no relatório de clipping. Você já ouviu falar neles? São citações e menções feitas por veículos tradicionais de imprensa, mas que acabam passando e não estão presentes no relatório final.

Quando uma assessoria de imprensa ou equipe de comunicação utiliza a tecnologia no seu dia a dia de clipping de notícias, os trabalhos manuais e burocráticos são automatizados. Essa mudança na rotina permite que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas como criar relatórios completos e com insights importantes para o cliente.

Portanto, quando você tem budget, tecnologia e profissionais capacitados, tenha certeza de que isso será apresentado de alguma forma para o seu cliente no futuro.

  • Prepara-se para possível crises

As empresas estão vulneráveis às crises de imagem a qualquer momento, principalmente no meio digital onde tudo acontece muito rapidamente. Diante desse cenário instável, o clipping de notícias é importante para gerenciar a situação com olhar estratégico. 

Mais do que garantir uma visão completa de tudo o que está acontecendo ou sobre o que estão falando sobre a sua empresa, concorrentes e outros agentes do mercado, o clipping de notícias é uma forma de se preparar para  possíveis situações de crise.

Quando a empresa tem o apoio da tecnologia, a resposta sobre uma possível situação de crise ou notícia negativa é muito mais rápida e assertiva do que em casos do trabalho feito de maneira manual.

Como a Knewin pode ajudar?

Além de automatizar o clipping, nossa plataforma permite a configuração de envio diário de relatórios inteligentes, que contam com métricas efetivas para traduzir o trabalho da assessoria de imprensa.

Junto com os relatórios inteligentes, o Knewin Comunique-se também fornece envio de newsletters, fácil acesso às notícias e uma equipe de suporte para ajudar. Dessa forma, a nossa tecnologia surge como uma alternativa eficaz para facilitar o trabalho das assessorias de imprensa.

Por fim, quer ver como essa estratégia funciona na prática? Fale com a nossa equipe de especialistas. Os profissionais da Knewin estão esperando para mostrar todo o potencial de um clipping de notícias completo e automatizado.

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos