4 motivos para fazer monitoramento de mídias em tempo real

Realizar o monitoramento de mídias sociais é um elemento essencial para as empresas. Em uma cultura cada vez mais data driven – ou seja, orientada por dados -, recolher informações sobre seu público em tempo real é uma chance única de gerenciar seu negócio de forma estratégica.

O que é monitoramento de mídias sociais

Hoje o Brasil tem mais de 140 milhões de usuários ativos de mídias sociais. Canais como Facebook, Twitter e Instagram tiveram, em 2020, 49 bilhões de visualizações de vídeo e 4,7 bilhões de interações no País. 

Todo esse volume de dados precisa ser seguido de perto, em um processo de acompanhamento e mensuração cuidadoso e focado. Isso é feito por meio do monitoramento das mídias sociais, com o qual as marcas acompanham como o público interage com determinados temas em canais sociais. 

Este trabalho começa pela identificação e classificação de menções – comentários, emojis, reações etc. – e segue para resposta e atendimento aos usuários. A análise dos dados (também chamado de social listening) é um passo posterior importante, do qual falaremos mais adiante.

Faça download agora:

E-book: Monitoramento de redes sociais para assessores de imprensa

4 motivos para fazer monitoramento de mídias em tempo real

Para você entender com mais profundidade o porquê as marcas e profissionais de comunicação devem valorizar o monitoramento de redes sociais em tempo real, confira os 4 motivos que selecionamos para o nosso artigo.

1 – Estar onde seu público está

O monitoramento de mídias sociais permite identificar em quais canais seu público-alvo está interagindo. Essa informação permite direcionar esforços de comunicação, comerciais e de atendimento ao cliente, otimizando recursos. 

Além disso, ao conhecer as preferências de seu público sobre canais sociais, você também tem dados adicionais para desenhar ou aperfeiçoar seu perfil. Utilização de tecnologias, tempo de uso da rede e perfil demográfico são peças fundamentais para o desenho de estratégias de marketing.

2 – Responder no tempo certo

Ao manter um processo de observação em tempo real, você pode identificar demandas, críticas ou elogios rapidamente. Com isso, toda a sua máquina de relacionamento com o cliente pode agir de forma ágil.

Ao atender demandas e responder críticas com velocidade, você demonstra interesse e proximidade. E, principalmente, evita desgastes desnecessários por falta de ou atraso nos retornos.

Leia também:

>>Feedback negativo: o que fazer quando o consumidor está insatisfeito
>>Monitoramento de redes sociais: 5 motivos para valorizar a estratégia

3 – Identificar ameaças e oportunidades 

O monitoramento de mídias sociais em tempo real dá agilidade ao processo de identificação de ameaças e oportunidades. Comentários sobre a sua marca ou a de um concorrente ou um movimento social que impacte seu mercado de atuação podem ser localizados antes de viralizar.

Um exemplo disso é o movimento #DesmonetizaSikeira, que agitou o Twitter nos últimos dias de junho de 2021.

O apresentador Sikeira Jr., da Rede TV, conhecido por comentários politicamente incorretos, vem promovendo discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIAP+. Tudo com o patrocínio de marcas como Americanas, Sky, MRV e HapVida.

Diante disso, personalidades como o ex-deputado Jean Wyllys e o senador Fabiano Contarato (Rede-AP) cobraram nas redes atitude das marcas. MRV e HapVida rapidamente responderam afirmando ter retirado o programa de seus planos de mídia, reduzindo danos a suas imagens.

4 – Ter uma estratégia de social listening ágil e pró-ativa

Como vimos no início deste texto, o monitoramento de mídias sociais consiste em  estar atento ao que acontece em canais como Facebook e Instagram. Mas um plano digital estratégico precisa incluir ainda a avaliação dos dados dos coletados.

Leia também:
>> Diferenças entre social listening e monitoramento de mídias sociais

O Social Listening é um processo menos dinâmico, mas fundamental para transformar as informações em dados valiosos para ações de inteligência competitiva. É preciso mergulhar sobre interações e menções para avaliar rumos de mercado, identificar riscos e oportunidades de longo prazo, ameaças à marca ou a produtos e serviços, etc.

  É com o Social Listening que sua marca poderá:

  • Identificar influenciadores alinhados aos valores da marca
  • Antecipar tendências
  • Avaliar ações de comunicação
  • Monitorar a resposta do público ao seu modelo de relacionamento
  • Criar autoridade sobre temas importantes para marca
  • Potencializar as vendas

Como monitorar marcas de forma efetiva

Um monitoramento de marca efetivo significa uma estratégia completa, ágil e sem gargalos. Para isso, você precisa construir um monitoramento de redes sociais efetivo e pode partir das seguintes premissas:

  1. Defina objetivos claros e concisos.
  2. Mapeie as redes sociais que devem ser monitoradas.
  3. Escolha as palavras-chave que devem ser analisadas no meio digital.
  4. Eleja uma ferramenta para fazer a coleta e classificação das informações.
  5. Formate a categorização dos conteúdos monitorados com base na análise de sentimento.
  6. Organize o processo de trabalho de análise do monitoramento, definindo: 
  • Métricas qualitativas
  • Regularidade da entrega dos relatórios
  • Destinatários dos relatórios

Mas como agilizar a estratégia de monitoramento de mídias? Afinal, o volume de dados gerado diariamente nas mídias sociais exige ferramentas específicas para realizar um monitoramento efetivo.

O Knewin Social , por exemplo, é uma plataforma completa, que permite a coleta e categorização das menções de forma automatizada, por meio de inteligência artificial. Quer saber mais sobre a nossa solução? Então é só clicar e solicitar uma demo gratuita.