6 ferramentas de comunicação empresarial que você precisa conhecer

ferramentas de comunicação empresarial

As ferramentas de comunicação empresarial são ótimas alternativas para facilitar a rotina profissional e evitar gargalos no dia a dia. Isso é vital para manter o bom desempenho das empresas de comunicação e para entregar resultados satisfatórios para os clientes. 

Considerando esse cenário, resolvemos elaborar um post com 6 ferramentas de comunicação empresarial, que vão ajudar gestores de comunicação a manter a organização, eficácia e agilidade do seu trabalho. 

Otimizando a rotina com ferramentas de comunicação empresarial

As 6 plataformas que selecionamos para este post são boas opções para incluir na rotina do trabalho de comunicação. Os profissionais só têm a ganhar com eficiência e agilidade, enquanto os clientes vão ficar satisfeitos com os resultados obtidos ao investir nesse tipo de tecnologia. 

1. Slack

Falamos tanto de comunicação externa aqui no blog, mas não podemos deixar de abordar a comunicação interna nas empresas de comunicação. Esse aspecto é fundamental para que as estratégias para os clientes deem certo, bem como para que a rotina fique organizada e sem ruídos. 

O Slack é uma das ferramentas de comunicação empresarial que permite o aprimoramento da comunicação interna nas empresas. Ele é um chat que contribui para o diálogo efetivo entre os colaboradores da empresa e até mesmo com os clientes por meio da criação de canais específicos. 

Essa é uma ótima maneira de manter o fluxo de atividades funcionando sem que seja necessário as pessoas estarem no mesmo ambiente. Também é possível integrar o Slack com outras plataformas, como Trello e WordPress. 

2. Knewin News

A segunda plataforma que selecionamos para este post é o Knewin News. Das ferramentas de comunicação empresarial, é a que otimiza a estratégia-base das empresas de comunicação: o clipping de notícias

O Knewin News é uma plataforma profissional que automatiza o processo de monitoramento de conteúdos noticiosos. É essencial para acompanhar menções relacionadas ao cliente, ao mercado e à concorrência. 

Para os profissionais de comunicação e marketing, é importante contar com a ajuda da tecnologia. Afinal, temos jornais, revistas, rádio, TV, sites, portais de notícia e blogs para monitorar. Analisar tudo isso, de forma manual, traz grande chances de erros e toma um tempo precioso. 

De forma resumida, a ferramenta Knewin News trabalha com um sistema de inteligência artificial que permite a automatização do clipping a partir da busca de palavras-chave estratégicas.

Além disso, otimiza o processo de cálculo da centimetragem e a produção de relatórios. 

Leia mais sobre monitoramento e clipping:

>> Por que monitorar notícias em ano de eleição é tão importante?

>> Monitoramento de dados: do clipping às plataformas de inteligência

3. RD Station

A terceira opção entre as ferramentas de comunicação empresarial que selecionamos é o RD Station. Essa é uma plataforma de automação de processos de Marketing Digital. 

Com ela, é possível disparar e-mail marketing, fazer integração de dados do Google Analytics, criar fluxos de automação para as pessoas que entram em sua base de dados, analisar painel de palavras-chave estratégicas para seu negócio, entre outras funcionalidades. 

Ou seja, o RD Station é uma plataforma profissional que automatiza tarefas que também podem representar gargalos na rotina do trabalho de comunicação.

Além disso, é uma ótima forma de investir em processos de Marketing que trazem importantes resultados, como é o caso do Inbound Marketing. 

4. Knewin Social

Gestão e monitoramento de mídias sociais são estratégias que fazem parte da rotina do trabalho de comunicação. Por isso, não poderia faltar uma ferramenta para essa estratégia em nosso post, não é mesmo? 

Das ferramentas de comunicação empresarial, o Knewin Social é uma escolha estratégica para agilizar o processo de gestão das mídias sociais do cliente. Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são exemplos de canais que podem ser monitorados de forma automática. 

Além disso, essa ferramenta permite que o profissional de comunicação atue em uma estratégia essencial para o planejamento do cliente: a análise de sentimento. A partir de uma categorização executada pela ferramenta, você consegue observar como os consumidores enxergam a marca do cliente. Vale o teste. 

5. Canva

A quinta ferramenta que selecionamos para este post é o site Canva. E não é para menos. Ele facilita muito a rotina de quem precisa elaborar conteúdo visual, mas não tem acesso a um software de design no momento.

Essa ferramenta ainda é uma ótima ajuda para profissionais que não têm conhecimentos de design para utilizar softwares profissionais.

O Canva é uma das ferramentas de comunicação empresarial que facilita a rotina de trabalho porque permite a criação de documentos, materiais ricos, publicações para mídias sociais, layouts personalizáveis. 

6. Bitrix24

A última indicação das ferramentas de comunicação empresarial que selecionamos é o Bitrix24, uma plataforma profissional para colaboração social. Ela proporciona um ambiente em que intranet, telefonia, chat, gestão de projetos, e-mail e calendários estão unidos em um local só. 

Isso significa menos ruídos dentro do setor de comunicação de uma empresa. Além de tudo isso, como é uma plataforma onde você consegue inserir a lista de clientes e de possíveis clientes, ela otimiza o processo de prospecção. 

Por fim, se você deseja conhecer outras ferramentas e estratégias para melhorar o desempenho da rotina profissional, faça o download do nosso Whitepaper “Como ser mais certeiro em suas ações de comunicação”.