Como mensurar resultados nas redes sociais para clientes de agências

Quer saber como mensurar resultados nas redes sociais para clientes de agências de comunicação e marketing? Então, fique longe das métricas de vaidade, automatize o processo e faça análises qualitativas.

Com essas três dicas, você vai conseguir reportar resultados efetivos para seus clientes da agência e vai poder alavancar suas ações de comunicação e marketing.

Quer saber como mensurar resultados nas redes sociais? Evite métricas de vaidade

As métricas de vaidade são tentadoras. Nós sabemos disso.

Afinal, elas ajudam a deixar os olhos dos clientes de agências de comunicação e marketing brilhando e inflam egos com números grandiosos de curtidas, de seguidores, de taxa de rejeição e de visualizações.

Porém, sem um contexto definido e individualizado, elas não nos ajudam a reportar resultados efetivos.

É como se você estivesse apenas entregando números soltos para os clientes, sem fazer comparativos ou sem alinhar aos objetivos da marca.

Assim, se você deseja entender como mensurar resultados nas redes sociais de forma assertiva, perceba que as métricas de vaidade podem estar sabotando o trabalho dos profissionais da sua agência.

Em outras palavras, é hora de compreender que a análise de redes sociais pode ir muito além de inflar o ego dos seus clientes, entregando resultados que comprovem conversão, impacto das ações de comunicação e marketing e ROI efetivo.

No entanto, saiba que você não precisa deixar as métricas de vaidade guardadas em uma gaveta. Com equilíbrio e com um contexto definido, elas podem te ajudar a trazer mais indicadores para o relacionamento da sua agência com os clientes.

Mas sempre mantenha em mente que elas não vão justificar o seu trabalho de comunicação e marketing.

Como ir além das métricas de vaidade?

Agora que você entende a importância de ir além das métricas de vaidade, talvez tenha surgido o seguinte questionamento: como fazer isso?

O segredo está nos indicadores qualitativos e individualizados ao cenário da marca do cliente da agência.

Para resumir, você pode analisar o engajamento nas redes sociais, o sentimento dos seguidores em relação à marca e o impacto das ações de marketing e comunicação na visibilidade da empresa.

Além disso, você pode fazer comparativos qualitativos em relação à visibilidade da concorrência nas redes sociais, identificar influenciadores ou detratores e o buzz social da marca.

Outras formas de mensurar resultados nas redes sociais de forma qualitativa é entender como o público fala sobre a marca e identificar as conversões realizadas a partir das ações realizadas pela agência. Será que os objetivos realmente estão sendo atingidos?

Inclusive, temos um e-book com dicas para fazer análises de redes sociais assertivas e qualitativas. Clique aqui para fazer o download.

Em outras palavras, o grande ponto de tudo isso é que as agências de comunicação e marketing têm ferramentas valiosas à disposição para saber como mensurar resultados nas redes sociais sem depender apenas das métricas de vaidade.

Afinal, cliente quer ver resultado. 

E uma das responsabilidades dos profissionais da agência é reportar resultados concretos e que realmente traduzam o impacto das ações de comunicação e marketing.

Além disso, fazer análises qualitativas diferencia o trabalho da agência no mercado competitivo e te ajuda a orientar ações com dados contextualizados e individualizados para as marcas que você atende.

Mas por que automatizar a análise de redes sociais?

Um dos segredos para entender como mensurar resultados nas redes sociais com efetividade é lembrar que o meio digital é ágil.

Ou seja, a todo momento surgem novos comentários e variadas menções sobre as marcas nas redes sociais.

E se isso já é complicado quando você gerencia apenas uma marca, imagine para o cenário das agências de comunicação.

Além disso, a gente sabe que não existe só a análise de redes sociais nessa rotina multitarefa. Há o Sac 2.0, a produção de conteúdo, o planejamento e o agendamento de posts.

Então, como fazer tudo isso de forma efetiva na rotina de agências e ainda mensurar resultados nas redes sociais de forma qualitativa? A resposta está na tecnologia.

Existem tecnologias que automatizam o monitoramento e a análise dos canais sociais, além de centralizarem o processo de gestão.

O Knewin Social, por exemplo, é uma dessas soluções que garante o monitoramento automatizado das principais redes sociais, permitindo que você extraia dados analíticos e qualitativos com rapidez do LinkedIn, do Instagram, do Facebook, do Twitter e do Youtube.

Além de tudo isso, a plataforma ajuda agências a centralizarem a gestão das redes sociais dos clientes, além de facilitar o SAC 2.0.

Quer saber como mensurar resultados nas redes sociais com efetividade e agilidade em agências de comunicação e marketing? Solicite uma demo gratuita no Knewin Social.

como mensurar resultados nas redes sociais