Consumo de notícias: qual é o hábito das novas gerações?

Os jovens estão se informando mais pelo celular e por meio das mídias sociais, é o que aponta a pesquisa global “A próxima fronteira da mídia”, realizada pela Comscore. O estudo avaliou as diferenças de hábitos de consumo de notícias entre as gerações X (pessoas de 40 a 60 anos), millennial ou Y (de 25 a 40 anos) e Z (com menos de 25 anos)

A geração Z é a única em que mais das metade das pessoas (55%)  usa das redes sociais para consumir conteúdo informativo. Entre os millennials, esse número cai para 40%. Dos adultos da geração X, apenas um entre quatro usa as redes sociais como primeira fonte de consulta de informação. 

Saiba mais: Comportamento do consumidor – por que monitorar e analisar? 

Mais da metade do consumo acontece no mobile, mas as novas gerações ainda confiam na TV como uma fonte de consumo de conteúdo jornalístico. Cerca de 80% da geração Z, por exemplo, declarou que acompanha os telejornais matinais. Entre os millennials, esse índice é de 77% e, na geração X, de 79%.

Nas três gerações, a maioria das pessoas só tem interesse em pagar por acesso quando identificam que aquele conteúdo irá trazer informações muito relevantes ou, então, irá proporcionar entretenimento. Os veículos mais apontados como relevantes foram New York Times, The Wall Street Journal, Business Insider, Netflix e Spotify.

Mais dados da pesquisa podem ser conferidos em Meio & Mensagem