7 ferramentas de produtividade para agências de comunicação

Conhecer ferramentas de produtividade é uma forma de otimizar a rotina das agências de comunicação e de garantir um serviço com mais qualidade e agilidade para os clientes.

Afinal, a tecnologia nos ajuda a deixar os processos mais ágeis e mais precisos. Com isso, você ganha tempo para planejar o que realmente importa e para fortalecer os laços com os clientes da agência.

E para te ajudar, trazemos neste post 7 ferramentas de produtividade que fazem a diferença nos resultados de agências de comunicação.

7 ferramentas de produtividade que você deveria testar

A gente sabe que a rotina das agências é muito corrida, multitarefa e dinâmica. Lidar com múltiplos clientes e variadas demandas nem sempre é fácil.

Às vezes, um processo pode travar a rotina e causar desalinhamentos com os clientes. No fim, isso pode custar muito caro.

Além disso, processos que demandam muito tempo atrapalham a produtividade dos profissionais de comunicação. Assim, você acaba perdendo muitas horas para concluir uma atividade manual e repetitiva.

Para solucionar esse cenário desgastante, existem as ferramentas de produtividade gratuitas e pagas.

Conheça 7 exemplos de ferramentas que você deveria testar agora mesmo!

1. Trello

Lidar com múltiplas demandas e diversos clientes nem sempre é algo fácil. Às vezes, na correria do dia a dia, acabamos atrasando os prazos por falta de organização.

Aliás, organização é uma palavra-chave para atuar em agência. Sem ela, ficamos perdidos e deixamos o olhar macro sobre o planejamento dos clientes de lado.

Assim, para te ajudar com essa tarefa, existem ferramentas de produtividade como o Trello.

Esse tipo de plataforma vai facilitar a organização das suas demandas diárias, semanais, mensais etc.

O Trello funciona como um quadro colaborativo para documentar e categorizar demandas, processos e projetos.

Ou seja, você consegue criar um quadro para cada cliente da agência, definir tarefas, prazos e membros responsáveis pela demanda.

Além disso, você consegue incluir etiquetas para facilitar a visualização das tarefas que estão em planejamento ou que já foram concluídas.

E isso é algo valioso quando queremos mapear as ações da agência e medir produtividade profissional.

Então, clique aqui para conhecer o Trello.

2. MailChimp

A construção de um mailing e o envio de emails são tarefas conhecidas em agências de comunicação. 

E elas podem ser alavancadas com o uso de ferramentas de produtividade como o MailChimp.

O MailChimp é uma plataforma que te ajuda a organizar listas de contatos com facilidade e ainda otimiza o disparo de e-mails em massa.

Além disso, é possível construir e-mails com layouts personalizados de forma fácil, inserir tokens de customização e analisar dados sobre os conteúdos disparados.

E não podemos esquecer que o MailChimp tem integração com outras plataformas, como SurveyMonkey, Google Analytics e WooCommerce.

Quer otimizar o envio de e-mails em sua agência de comunicação? Clique aqui e teste o MailChimp.

3. Knewin News

Outra tarefa que faz parte da rotina das agências de comunicação é o monitoramento de notícias. 

Com o alto fluxo de informações, o clipping se tornou um grande gargalo para muitos profissionais e acabou prejudicando outras demandas.

Afinal, ele ainda é feito de forma manual em muitas agências. Assim, acaba se tornando repetitivo, demorado e apenas uma listagem de notícias.

E não precisa ser assim. É possível levar o monitoramento a um patamar mais estratégico e analítico com o uso de ferramentas de produtividade para melhorar essa tarefa.

O Knewin News é um exemplo de plataforma profissional para o clipping. Ele centraliza todos os tipos de mídias relevantes para as agências de comunicação em um único local.

Ou seja, você consegue monitorar impresso, digital, rádio e TV com muito mais facilidade.

Além disso, é possível automatizar as buscas por notícias. Isso te ajuda a ganhar tempo para fazer análises qualitativas sobre a imagem dos clientes na mídia.

Aliás, o Knewin News também automatiza a criação dessas análises, com funcionalidades como relatórios inteligentes.

O uso de uma ferramenta profissional para monitoramento de notícias faz com que a produtividade da agência decole. Por consequência, o relacionamento com os clientes também melhora.

Ficou com vontade de conhecer o Knewin News? Então, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

4. Zoom

Precisa fazer reuniões com os clientes da agência, mas não encontra a ferramenta certa para as videoconferências? A gente te ajuda!

O quarto exemplo de ferramentas de produtividade que trazemos neste post é o Zoom, uma plataforma que garante a qualidade necessária para fortalecer o relacionamento com os seus clientes.

Com a ferramenta, você consegue fazer reuniões online com áudio e vídeo de qualidade. E tudo de maneira otimizada para a rotina das agências de comunicação.

Além das reuniões com seus clientes, você também pode usar o Zoom para apresentar Webinars que a sua agência está planejando.

O melhor: a ferramenta possui integrações com sistemas de Marketing como Hubspot, possibilitando a união de dados e a análise de informações.

Quer conhecer a ferramenta? Clique aqui para testar o Zoom.

5. Knewin Social

Gestão e monitoramento de redes sociais são serviços oferecidos por agências de comunicação. 

Muitas vezes, os profissionais pecam por oferecer apenas métricas de vaidade aos clientes. E isso faz da estratégia um grande gargalo para a agência.

Porém, é possível ir além e entregar uma gestão efetiva e um monitoramento mais qualitativo para as marcas que você atende. Apenas é preciso contar com a ajuda da tecnologia.

O Knewin Social é um exemplo das ferramentas de produtividade que centraliza gestão e monitoramento dos canais sociais, garantindo um olhar analítico de ponta a ponta para a agência de comunicação.

A partir de uma configuração inicial, você consegue agrupar todos os canais sociais de seu cliente em uma única plataforma.

Com isso, é possível construir um calendário de publicações e fazer análises sobre a gestão e sobre a visibilidade da marca no meio digital.

A grande vantagem de usar uma ferramenta como o Knewin Social é conseguir fazer análises do início ao fim da estratégia de redes sociais que você elabora para seus clientes.

E tudo de forma centralizada, automatizada e otimizada. 

Inclusive, a ferramenta facilita a extração de relatórios, contando com um documento 100% automatizado com as principais informações sobre o monitoramento de redes sociais dos clientes da agência.

Quer conhecer o Knewin Social? Então, clique aqui e solicite um teste gratuito.

6. Survey Monkey

O uso de pesquisas, de testes e de formulários é algo que ajuda agências a gerarem mais engajamento para as marcas atendidas.

A partir um planejamento e da construção de perguntas estratégicas, é possível interagir com o público das marcas e trazer informações valiosas para seus clientes.

No entanto, é necessário otimizar essa tarefa se você quiser manter a sua produtividade profissional.

O Survey Monkey é uma ferramenta desenvolvida para que você construa e compartilhe pesquisas e formulários para múltiplas pessoas.

A partir da configuração de layouts existentes, você consegue criar perguntas estratégicas para entender o público das marcas e para obter feedbacks sobre o serviço oferecido pela agência.

O interessante é que a plataforma conta com versões gratuita e paga. Então, você consegue avaliar o que se encaixa melhor no seu orçamento.

Conheça o Survey Monkey clicando aqui. 

7. Slack

Quantas tarefas já ficaram travadas em sua agência por falta de comunicação entre as equipes? Provavelmente muitas.

Isso pode ser solucionado ao contar com uma ferramenta que impulsione a comunicação na agência e que melhore a produtividade dos profissionais.

Afinal, também existem aquelas reuniões que poderiam ter sido um e-mail ou uma mensagem.

O Slack, por exemplo, é uma plataforma que funciona como um chat empresarial. Nele, é possível criar canais específicos para as equipes da agência e manter conversas privadas.

Além disso, você consegue compartilhar arquivos, integrar com outras ferramentas (como WordPress) e acessar as conversas de onde você estiver.

O uso de uma ferramenta como o Slack facilita a rotina da agência e está alinhado à realidade do trabalho home office.

Quer melhorar a produtividade da sua agência com o Slack? Então, clique aqui para conhecer a ferramenta.

Por fim, faça o download do nosso e-book gratuito e conheça outras ferramentas de produtividade para agências de comunicação.

ferramentas de produtividade