Como a Insurtech pode usar os dados para melhorar a tomada de decisão

Insurtech é um termo que representa a empresa de tecnologia dedicada ao setor de seguros. Esse tipo de negócio revolucionou a fatia de mercado. Além disso, facilitou a rotina dos consumidores com aspectos como simplicidade, acessibilidade e personalização.

O grande ponto é que, segundo informações do Insurtech 10: Trends for 2019, da KPMG, os dados são a força vital (ponta a ponta) desse modelo de negócio. 

E qualquer falha no processo de captura e de análise de dados pode ser um grande desafio para o sucesso dessas empresas.

Afinal, conforme o Insurtech 10, as empresas que unem tecnologia e seguros precisam dos dados para conquistar insights efetivos que ajudem a entender riscos, ameaças e tendências.

O estudo ainda alerta para um ponto. A captura de dados tem se tornado complexa para diversas empresas, principalmente se os profissionais utilizam processos repletos de ruídos.

No entanto, saiba que há solução para esse problema. Existem ferramentas que ajudam os profissionais da Insurtech a obterem dados e análises de forma simplificada, ágil e precisa.

4 motivos para a Insurtech investir em uma plataforma para análise de dados

Em primeiro lugar, compreenda que a análise de dados é um fator-chave para facilitar o processo de tomada de decisão.

Afinal, a partir de análises ricas e precisas, conseguimos conquistar informações valiosas para aprimorar o desempenho de uma empresa.

Isso é válido para empresas de diversos nichos, inclusive para a Insurtech.

Aliás, ainda segundo o estudo da KPMG, os profissionais que atuam no nicho de seguros, como os atuários, podem impulsionar os resultados profissionais unindo as habilidades do olhar analítico humano aos dados valiosos obtidos no meio digital.

Assim, para este artigo, selecionamos 4 motivos para você, que atua em uma Insurtech, investir em uma plataforma para cruzamento e análise de dados como o Knewin Analytics.

Você vai perceber que é possível, sim, aproveitar todo o potencial dos dados em sua rotina com seguros. E isso vai fazer toda a diferença para os seguintes pontos:

  • Conquistar novos clientes.
  • Ficar passos à frente da concorrência.
  • E visualizar tendências com antecedência.

1. Entender tendências de mercado

O primeiro motivo para uma Insurtech investir em uma plataforma que facilita a análise de dados é o entendimento das tendências de mercado.

Hoje, temos um oceano de informações à nossa disposição. E esses dados têm relação com os seguintes pontos:

Assim, podemos usar os dados para entender quais passos devemos dar e se eles estão alinhados às tendências visualizadas em diversas fatias do mercado.

Quando falamos de empresas que unem tecnologia e seguros, por exemplo, é essencial ficar de olho em dados relacionados à forma como as empresas têm lidado com as novas tecnologias e como elas oferecem os serviços para o público.

Dessa forma, um Dashboard Analítico como o Knewin Analytics permite que você una diversas fontes de dados relacionadas a essas tendências, cruze informações e entenda em que terreno está pisando.

Ou seja, uma plataforma para análise de dados facilita o ato preditivo de entender as tendências de mercado e de saber como posicionar a Insurtech nesse cenário.

2. Avaliar ameaças no setor de seguros

O segundo motivo para uma empresa de tecnologia e seguros investir em uma plataforma como o Knewin Analytics é entender as ameaças e os riscos desse setor de mercado.

Afinal, as movimentações de mercado, a receptividade das seguradoras tradicionais e das autoridades regulamentadoras e as falhas na questão da segurança dos dados são questões que podem ameaçar o posicionamento das Insurtechs.

Assim, é essencial analisar as informações relacionadas a esse escopo. Além disso, é importante cruzar dados e potencializar a visão macro que temos do negócio.

Somente ao inserir um olhar analítico nos dados obtidos no meio digital vamos conseguir entender se a fatia das empresas de tecnologia e seguros está vivenciando um cenário de ameaças ou de oportunidades.

E o Knewin Analytics te ajuda nesse processo de entendimento do cenário organizacional.

Dessa forma, é possível construir um radar de ações para evitar passos em falso que podem custar muito caro.

3. Compreender o comportamento do consumidor digital

Terceiro motivo para profissionais que atuam em empresas de tecnologia e seguros investirem em uma plataforma para análise de dados: entender o comportamento do consumidor.

Às vezes, nos esquecemos de como esse ponto é importante. Afinal, as empresas tendem a achar que entendem do assunto e sabem como oferecer o melhor serviço.

No entanto, temos de lembrar de um ponto que é enfatizado pelo estudo da KPMG. O consumidor, hoje, é peça central no engajamento de marcas.

Afinal, ele é um dos responsáveis pelo sucesso de uma marca e pela validação de um serviço.

Hoje, as empresas precisam avaliar se estão alinhadas às exigências do consumidor digital.

Esse consumidor deseja tecnologias acessíveis, personalizadas e sem tantas burocracias, como é o setor das seguradoras tradicionais.

E a Insurtech veio para revolucionar esse cenário tradicional, certo?

Então, nada mais certeiro do que utilizar uma plataforma como o Knewin Analytics para entender, de forma visual:

  • Quem é o seu público.
  • Como ele age no meio digital.
  • E como tem enxergado o nicho de tecnologia e seguros.

4. Acompanhar concorrentes de mercado

O quarto motivo para as empresas de tecnologia e seguros utilizarem um Dashboard Analítico como o Knewin Analytics é o acompanhamento dos passos da concorrência.

Quando falamos das Insurtechs, temos de lembrar que elas competem com:

  • Outros players digitais do mesmo nicho.
  • Novos entrantes no mercado.
  • Seguradoras tradicionais (que também podem ser vistas como aliadas).

O importante aqui é entender que é essencial analisar as informações das outras empresas e entender quais são os passos dados por elas e como o público enxerga essas organizações.

Assim, é possível construir um plano de ação mais efetivo e que impulsione os diferenciais da sua Insurtech.

E o Knewin Analytics permite que você compreenda os dados referentes aos seus concorrentes.

Além disso, a ferramenta te ajuda a visualizar como é possível se destacar no mercado. Ou ainda, como aliar as forças para conquistar mais clientes.

Por fim, se você ficou com vontade de conhecer o Knewin Analytics e aproveitar o potencial da tecnologia para facilitar a análise de dados, clique aqui e entre em contato com o Time Knewin

Nós vamos ajudar a sua empresa de tecnologia e seguros a tomar decisões com muito mais facilidade.