Você sabe por que o monitoramento digital de uma empresa é importante?

Quem trabalha com assessoria de imprensa na era da informação e da mobilidade sabe que a internet é fundamental para o crescimento de uma empresa. A questão é que apenas publicar conteúdos na vastidão do mundo online não basta para mostrar ao cliente o resultado do investimento em um serviço de comunicação. É preciso fazer monitoramento digital.

Entenda a importância do monitoramento digital para a assessoria

A entrega de bons resultados para o cliente tem relação com as estratégias elaboradas no planejamento de assessoria de imprensa, que depois são executadas ao longo de um tempo estabelecido.

Essas ações, com a expansão da internet, têm muito a ver com estratégias para mídias sociais e disparo de relases para portais de notícias, sites, blogs e parcerias com influenciadores digitais.

A questão que levantamos neste artigo é que não adianta o assessor de imprensa comprometer a rotina elaborando estratégias e textos geniais sem a preocupação com o monitoramento digital de resultados.

  • Vantagens da mensuração de resultados

A mensuração de resultados é essencial para obter um panorama sobre as ações executadas para o cliente. Essa estratégia também permite que o assessor de imprensa consiga validar e argumentar os benefícios de investir em um serviço de comunicação.

Além disso, o monitoramento digital fornece diversas outras vantagens para um profissional da comunicação: análise de público, análise da concorrência, percepção sobre o mercado de atuação, verificação de erros, possibilidade de mudança ou continuidade nas estratégias, gerenciamento de crises e tantas outras táticas possíveis no meio online.

O importante é entender que o monitoramento de resultados, além de ser vantajoso para o crescimento da empresa do cliente, é essencial para o crescimento profissional do assessor de imprensa. Afinal, permite que você consiga verificar se as ações que escolheu foram positivas ou não.

O problema do monitoramento digital é que o meio online é muito vasto – e isso acaba dificultando a rotina da assessoria de imprensa. Pense em todos os canais que temos à disposição para coletar dados: Facebook, Youtube, Instagram, Pinterest, sites e mais sites, portais de notícia…É capaz de você se perder na conta.

Assim, é fundamental pensar em alternativas para não deixar o monitoramento digital virar um gargalo em seu dia a dia. Para isso existe a tecnologia.

Conheça ferramentas para fazer o monitoramento digital do cliente

Para facilitar sua rotina, selecionamos 4 ferramentas poderosas que vão otimizar sua rotina. Com o auxílio da tecnologia, os gargalos vão diminuir – e sua produtividade e entrega de resultados para o cliente vão aumentar.

  • Monitoramento de notícias

Uma das premissas do monitoramento digital em assessoria de imprensa é o clipping de notícias. Essa estratégia é fundamental para coletar menções feitas ao cliente em veículos noticiosos existentes na internet.

Além disso, ela é fundamental para evitar e gerenciar crises, acompanhar a concorrência e ficar de “olhos abertos” às novidades do nicho de mercado.

Para evitar que o monitoramento de notícias seja um gargalo na rotina do assessor de imprensa, você pode contar com a ajuda da ferramenta de clipping NewsStream.

Essa plataforma é profissional. Ela traz otimização de receita e de rotina para os usuários, permitindo que o tempo comprometido pelo clipping seja melhor aproveitado com outras estratégias importantes para a assessoria de imprensa.

Além disso, funciona como uma ferramenta estratégica, pois permite que o assessor de imprensa monitore os conteúdos noticiosos relacionados à concorrência e ao mercado de atuação da empresa. Ou seja, possibilita muito mais do que o clipping.

  • Mídias sociais

O meio digital proporcionou diversas opções novas de estratégias para a assessoria de imprensa. São várias mídias sociais para divulgar a imagem de uma empresa. Ou seja, mais chances para garantir melhores resultados para o cliente assessorado.

No entanto, quanto mais opções temos para explorar, mais informações temos para monitorar. Isso pode acabar se tornando um fator comprometedor da rotina se o assessor de imprensa realizar a mensuração de forma manual.

Por isso, conhecer ferramentas que automatizem e otimizem o processo de monitoramento de dados das mídias sociais é fato fundamental para a assessoria de imprensa no meio digital. Selecionamos 3 plataformas para facilitar a sua rotina.

  • Fanpage karma

A primeira delas é a Fanpage Karma. Ela é uma ótima alternativa para assessores de imprensa que gerenciam diversas mídias sociais para o cliente e que desejam analisar o desempenho das publicações.

O diferencial dela é que o profissional tem a possibilidade de acompanhar a concorrência do cliente de perto. É possível analisar as mídias sociais das outras empresas e ficar de olho nas estratégias que foram utilizadas. Tudo para deixar o assessorado passos à frente das outras marcas.

  • Semrush

O Semrush é outra plataforma interessante para mensuração digital de dados. Se o seu cliente tem um site, por exemplo, essa ferramenta será imprescindível para analisar audiência e técnicas de SEO utilizadas nas páginas.

Os dados obtidos com essa ferramenta são ótimos para o assessor de imprensa conseguir manter um olhar perspicaz e estratégico sobre o planejamento de comunicação do cliente. Use as informações mensuráveis a seu favor.

  • Buzzsumo

Outra estratégia presente no meio digital é a possibilidade de encontrar influenciadores e embaixadores de uma marca ou um assunto. Para fazer isso, você pode contar com a ajuda da ferramenta Buzzsumo.

Com ela, além de identificar pessoas influenciadoras, você consegue monitorar os conteúdos (tipos e formatos) que mais geram engajamento no meio digital. Ótimo para que o assessor de imprensa consiga ter insights para o planejamento de comunicação do cliente.

Além dessas ferramentas de monitoramento de dados, existem outras plataformas para facilitar a rotina da assessoria de imprensa. Para se aprofundar no assunto, faça o download do nosso e-book 12 Ferramentas essenciais para produção de conteúdo.

Conheça 12 ferramentas incríveis para produção de conteúdo digital que otimizam sua rotina