Por que monitorar o mercado de seguros é importante para o seu negócio

O mercado de seguros é um segmento que vem passando por mudanças geradas pelos avanços da tecnologia. Hoje, por exemplo, já é possível criar a apólice eletrônica, assim como recursos digitais que são usados pelas empresas para monitorar de maneira eficiente as movimentações do mercado de seguros como um todo.

Leia também:

>>Como a Insurtech pode usar os dados para melhorar a tomada de decisão

>> Estratégia competitiva: como usar o monitoramento a seu favor

Tecnologia e o mercado de seguros

Ao passo que soluções como o blockchain surgem como uma forte tendência para melhorar o relacionamento das seguradoras com o seu público, servindo para agilizar rotinas e reduzir custos e riscos nas diferentes operações, existem plataformas de coleta, monitoramento e análise de dados e notícias que auxiliam as organizações de diversos nichos nesta revolução analítica que impacta os negócios

No caso das seguradoras, que precisam, de forma constante, pesquisar dados para oferecer um produto condizente com as necessidades do cliente e com as condições de mercado, as plataformas de dados têm sido fundamentais.

Com elas, é possível avaliar o cenário competitivo, acompanhar e se antecipar frente às mudanças legais e regulatórias, entre outras possibilidades que levam a empresa aos insights de crescimento.

Veja, no detalhe, quais são elas:

1. Mudanças políticas

Um dos motivos de monitorar o mercado de seguros é vencer a concorrência no quesito atualização de mercado. Realizar um bom monitoramento das movimentações políticas, por exemplo, faz com que a sua seguradora, muitas vezes, esteja um passo à frente dos seus competidores.

Pensando em 2019, além de monitorar assuntos que estiveram em destaque na mídia, como a desregulamentação da profissão do corretor de seguros e a extinção do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, conhecido como Seguro DPVAT, foi preciso acompanhar uma série de outras informações que têm impacto direto na rotina das seguradoras.

Um exemplo são as possíveis alterações na lei de licitações, que podem influenciar o papel da seguradora e na dinâmica do seguro garantia, em especial de obras públicas de infraestrutura. 

As movimentações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que colocaram diversas normas em consulta pública, indicando modificações regulatórias de impacto nos próximos anos, também devem ser foco de monitoramento.

A segmentação das entidades reguladas em grupos distintos para fins de aplicação proporcional da regulação prudencial, por exemplo, deve reduzir o custo regulatório, especialmente para instituições de menor porte. 

Porém, esses são apenas alguns pontos de mudança que chamam atenção do setor. Por isso, é importante estar preparado e contar com as ferramentas de coleta, monitoramento e análise certas, podendo antecipar tendências e se fortalecer no segmento de riscos com produtos alinhados à demanda do mercado.

2. Concorrência e precificação

Acompanhar os preços praticados pela concorrência e, a partir disso, posicionar-se de maneira competitiva no mercado, atraindo mais clientes, é outro aspecto determinante para o sucesso das seguradoras. Para colocar em prática essa atividade, não existe maneira melhor do que contar com soluções de monitoramento.

Para atuar com preços competitivos, é importante ter recursos que reúnam não só dados do perfil do cliente (demografia, preferências, histórico de sinistros e financeiro etc), mas uma plataforma que integre dados de mercado, como informações da concorrência e estratégias de precificação.

Esses dados, assim como de outras fontes (como bureaus de créditos), devem ser controlados e são fundamentais para a estratégia de preços de qualquer seguradora.

Além disso, com uma ferramenta que fiscaliza tudo o que saiu na imprensa e nos canais digitais sobre determinada empresa concorrente, é possível verificar, em tempo real, as ofertas de produtos e, rapidamente, modificar os critérios usados pelo seu negócio para definir um preço adequado para uma apólice ou fazer uma análise de riscos mais precisa.

E agora você já sabe que contar com uma ferramenta de monitoramento de dados, que reúne informações quentes relacionadas ao mercado de seguros, é fundamental para ter sucesso. Conheça as soluções da Knewin que a sua seguradora precisa.

mercado de seguros