5 tecnologias criadas para diminuir o impacto da pandemia

Para suprir as necessidades da população em meio à pandemia, um grupo de startups decidiu ajudar empresários a usarem a tecnologia para migrarem seus serviços e produtos para o ambiente digital.

Leia mais:

>> Como escolher palavra-chave para monitorar notícias
>> 6 motivos para monitorar redes sociais no segmento de saúde

Com o uso da inteligência artificial, de recursos de mobilidade e de conteúdo para facilitar a vida das pessoas em isolamento, as inovações são voltadas para modelos de negócios de educação, varejo e pesquisa.

Confira as 5 ferramentas tecnológicas criadas para apoiar a diminuição do impacto que o isolamento social está causando durante a quarentena:

1. Monitoramento da pandemia 

O monitoramento de notícias é muito utilizado durante os processos de gestão de crise, principalmente para identificar os motivos que levaram a tal instabilidade. E para tornar a ação mais ágil, empresas buscam ferramentas de inteligência artificial.

A Knewin News é um exemplo. A tecnologia usada monitora dados em diversos idiomas e em fontes digitais, impressas, televisivas e radiofônicas. Isso é essencial para acompanhar a divulgação da pandemia da Covid-19 em todo o mundo.

A ferramenta está liberada gratuitamente para profissionais e empresas por 30 dias. A Knewin também criou um portal voltado exclusivamente para o tema coronavírus. Nele, há reports de monitoramento de notícias sobre fake news e com dados oficiais do governo.

2. Base de dados para supermercadistas

Para auxiliar a expandir o mercado varejista, a startup curitibana Mercafácil foi criada para potencializar a conversão de vendas no varejo a partir da melhor experiência de consumo. 

E durante a pandemia da Covid-19, as ações de tecnologia foram voltadas para soluções e orientações aos supermercadistas, como a criação de um canal de televendas e a implementação de um software próprio para gestão inteligente do fluxo de clientes.

Também foram criados um Comitê de Emergência para auxiliar na gestão de televendas, além da oferta de e-books e artigos focados na mudança de comportamento e novos hábitos de higienização dos estabelecimentos de comércio.

3. Ambiente online para cursos e treinamentos

Existem inúmeras tecnologias que auxiliam profissionais de educação durante as aulas. No entanto, em meio à pandemia da Covid-19 foi preciso criar algo mais amplo para dar continuidade aos métodos de ensino. 

E foi pensando no compromisso com a educação que a HeroSpark liberou a sua plataforma para universidades, escolas e instituições sem fins lucrativos que buscam um caminho para viabilizar negócios digitais.

Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos e incluem dicas sobre melhores práticas de atuação e agilidade na tomada de decisão, além de uma equipe de especialistas em aulas a distância para adaptar os conteúdos dos cursos presenciais em digitais.

4. Compras sem sair de casa

Para enfrentar o momento e evitar a escassez de produtos durante a pandemia, um aplicativo surgiu com a intenção de reunir as principais marcas em apenas um local.

A tecnologia usada é da empresa Gofind. Os algoritmos de inteligência artificial são a base do Ondetem.app, tecnologia que mapeia a disponibilidade de produtos em lojas físicas. 

A ferramenta pode ser acessada por desktop ou dispositivo móvel. Ela localiza, gratuitamente, produtos de diversas marcas nas proximidades, fazendo com que as pessoas se desloquem o menos possível.

Atualmente, existem mais de 350 marcas e 700 mil lojas vinculadas ao aplicativo, em mais de 5 mil cidades brasileiras.

5. União no combate à pandemia

O Brasil sem Corona é um movimento que surgiu a partir da parceria entre as empresas Colab e Epitrack com o objetivo de rastrear os casos de Covid-19. 

Ao acessarem a plataforma, os usuários precisam responder um questionário informando a evidência dos sintomas da doença ou contato com alguém que contraiu o vírus.

Após a coleta dos dados, será criado um mapa dos casos de Covid-19 para identificar quais regiões têm risco de surtos.

A tecnologia tem como objetivo ajudar as equipes de saúde das prefeituras e governos estaduais e federal a combater o avanço da pandemia e elaborar ações mais efetivas, especialmente para os municípios mais afetados economicamente. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para se manter informado sobre o mercado de monitoramento e entre em contato para conhecer nossas soluções.

pandemia