Por que as empresas devem ser Data Driven

O mercado tem se moldado pelo surgimento de novas tecnologias e ferramentas de trabalho. Hoje, mesmo empresas nascidas em indústrias muito tradicionais já estão se inserindo no contexto digital.

Porém, o processo de transformação digital da organização, revendo modelos de negócios, exige uma preocupação com a utilização de dados que muda totalmente a forma como as empresas tratam seus processos de inteligência de mercado, exigindo uma mentalidade Data Driven.

Ou seja, orientada por dados.

De acordo com o Guia de Previsões para 2020 da Forrester Consulting, as atuais tecnologias e inovações já fornecem grandes melhorias para as empresas.

A previsão é que cerca de 90% das organizações devem usar insights orientados por dados, o que nos leva a afirmar que, hoje, já se vive em uma era Data Driven. E as empresas, para se manterem competitivas, devem estar inseridas nessa realidade.

Leia também:

>> Data Driven Marketing: o impacto dos dados na rotina profissional
>> Dados apoiam o papel dos profissionais de comunicação e marketing

O que é ser Data Driven?

Ser Data Driven não é somente estar ligado ao Big Data ou a um sistema específico, mas a uma filosofia de atuação, que coloca os dados no centro de tudo.

E você pode até estar se perguntando: mas obter as informações certas para resolver problemas sempre foi importante, certo?

A resposta é: sim, sempre foi. Porém, a diferença, agora, é que, além de existir um número maior de fontes com dados valiosos para o seu negócio, muitas empresas já nascem digitais – como Airbnb, Uber e Spotify, só para citar alguns exemplos.

Dessa forma, estão à frente em competitividade quando comparadas àquelas que ainda não entraram para o universo Data ou não entenderam muito bem como ele pode ajudá-las.

Pontos importantes da era Data Driven

Para entender o universo Data Driven, é importante conhecer os principais pontos que levam as empresas a pertencerem a essa era. Confira, a seguir, quais são eles:

1. Captação rotineira de dados

A captação de dados faz parte da rotina das empresas. Para resumir, as informações coletadas podem vir do mercado (até mesmo dos concorrentes), dos clientes ou de dentro da própria empresa por meio da análise de relatórios internos, históricos e pesquisas corporativas.

E uma das características mais marcantes é usar as informações para:

  • Melhorar processos internos.
  • Conquistar novos clientes.
  • Garantir que qualquer ação tenha o menor risco possível.
  • Potencializar os resultados positivos.

2. Decisões guiadas por dados

Os dados reunidos pelas empresas são usados para a tomada de decisão do negócio. Com eles, é possível:

  • Antecipar cenários.
  • Preparar-se para as adversidades.
  • Determinar as melhores estratégias.
  • Dependendo do objetivo da análise, evitar prejuízos, saindo-se melhor frente à concorrência.
  • Satisfazer os consumidores ao oferecer boas experiências.

3. Tempo para tomar decisões mais estratégicas

Tomar decisões com base em dados aumenta as chances de acerto. Isso não é novidade.

Mas já imaginou ter os líderes da sua empresa com tempo para se preocupar com uma gestão mais estratégica? Ao ser Data Driven, isso se torna possível.

Além dos colaboradores contarem com dados para realizarem as suas funções com maior precisão, os gestores têm em mãos as informações necessárias para tomar decisões bem embasadas.

Com isso, conseguem dedicar a maior parte do seu tempo para gerar insights mais estratégicos e promissores para a empresa.

O que é preciso para ser Data Driven?

Para ser Data Driven, basta olhar para os dados como aliados das estratégias de negócio e entender que a velocidade trazida pela tecnologia já não permite mais que se fique para trás, agindo por meio de um modelo de atuação obsoleto.

Além disso, é importante compreender que o universo corporativo funciona, atualmente, em meio à geração de dados. E qualquer organização deve estar preparada para isso.

Assim, saiba o que é preciso para viver nessa nova era totalmente movida e orientada por dados.

5 pontos que as marcas precisam lembrar para ser Data Driven

  • Acompanhar as movimentações do mercado, avaliando cenários e procurando entender como isso pode impactar a sua empresa.
  • Saber que as novidades do universo digital, além de mudar poderosamente a forma como os clientes experimentam os produtos, os serviços e o que eles valorizam, também transformam a forma como a empresa opera e como os profissionais devem performar e se posicionar diante dos novos desafios.
  • Adotar processos ágeis para experimentar e testar novos produtos e soluções, falhar e aprender com elas rapidamente para conhecer aquilo que funciona no mercado e interfere no comportamento do consumidor.
  • Basear-se em algoritmos para cruzar grandes volumes de dados e, depois, transformá-los em informações relevantes para o sucesso das estratégias de negócio.
  • E, por fim, usar a inteligência sobre dados para entender, a partir da análise de informações e contextos complexos, o que ocorre dentro e fora da sua organização.

De toma forma, a verdade é que já está no core das empresas o compromisso de ser Data Driven. E você não quer ficar para trás, certo?

Então, contate a Knewin e conheça mais sobre a nossa plataforma de inteligência, uma ferramenta que centraliza as informações do mercado e apoia a troca informações, acelera processos de análise, melhora as estratégias e tomada de decisão empresarial e ajuda você a estar inserido no universo Data.

data driven