A importância do monitoramento de notícias em fontes confiáveis durante uma crise

A crise do novo coronavírus já atingiu mais de uma centena de países e colocou a população mundial em total alerta. Inúmeras medidas foram tomadas para conter o avanço da doença desde o anúncio do primeiro caso, em dezembro de 2019. Mas, mesmo assim, em menos de dois meses, a vida de bilhões de pessoas se transformou totalmente.

Leia mais:

>> Como o monitoramento de notícias impacta a reputação de marca

>> Monitoramento de rádio e TV: é possível integrar com o digital?

E não foram apenas as pessoas que viram seu mundo virar de cabeça para baixo. As empresas, obviamente, precisaram rapidamente estruturar planos de ação para sobreviver a um cenário totalmente novo.

A situação atual pode ser relacionada ao conceito VUCA (do inglês, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Ou seja, neste mundo de incertezas, apenas o conhecimento é capaz de permitir que as marcas acompanhem tantas mudanças.

Todo esse processo de crise reafirma a relevância do monitoramento das notícias para o gerenciamento de riscos, posicionamentos mais transparentes e ações ágeis e eficientes das marcas.

O acompanhamento de informações e análise de dados se fortalece e se une à resolução de problemas.

O primeiro passo é pensar na gestão de crise

Isso mesmo, a resolução dos problemas se inicia com a criação de um plano de gestão de crise empresarial.

Apesar do novo coronavírus chegar de surpresa e causar um grande caos na saúde e economia mundiais, ainda há chances das marcas tomarem atitudes objetivas e eficientes.

Para conter o risco inesperado, existem três passos tradicionais do gerenciamento de riscos que podem ser levados em consideração nesse momento.

O primeiro é a análise qualitativa, na qual é realizada a avaliação dos impactos e dos efeitos causados pela tensão, no caso atual, a crise do novo coronavírus.

Logo depois, é colocado em prática o planejamento de respostas ao público e imprensa. As empresas precisam definir quais ações serão tomadas para minimizar os efeitos.

Por fim, o acompanhamento dos processos de prevenção. Ou seja, é preciso monitorar a repercussão das duas ações anteriores e se certificar de que foram executadas, avaliando as respostas a elas. 

Ao longo deste gerenciamento, também é importante acompanhar as divulgações, por exemplo, sobre o risco do aumento de contaminação das pessoas e as possíveis consequências de queda da economia mundial. Ou seja, monitorar a mídia ao longo da crise do novo coronavírus.

E por que monitorar a mídia?

Como observamos acima, as marcas precisam estar muito atentas às mudanças na saúde, turismo, educação e oscilação da bolsa de valores. Tudo para avaliar melhor o cenário e, também, manter-se o mais próximo possível da realidade dos consumidores

Segundo levantamento do Data Folha, a audiência de conteúdo jornalístico e de TVs e rádios aumentou progressivamente desde o início da quarentena do novo coronavírus. De acordo com a pesquisa, o índice de confiança dos consumidores cresceu 61% nos programas diários da televisão aberta.

É a partir do monitoramento das notícias que as marcas identificam o sentimento e a repercussão dos conteúdos jornalísticos.

Além disso, é possível ter o feedback do público com as estratégias de comunicação veiculadas principalmente nos perfis oficiais. Mas qual é a importância de acompanhar os jornais? Ter informações com credibilidade.

Com as ações para conter a crise de imagem das marcas sendo baseadas em informações da imprensa, as campanhas terão mais transparência e aceitação do público. As marcas também podem utilizar dados científicos, relatos de consumidores e, claro, trazer soluções para a instabilidade.

Como acompanhar a evolução da crise

O acompanhamento das marcas durante a crise do novo novo coronavírus pode ser executada por dois vieses principais: notícias e redes sociais. 

Monitoramento de notícias

O monitoramento de notícias é um conjunto de ações importantes que analisa o cenário e compreende as mudanças e as necessidades das marcas. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos: 

  • definir palavras-chave
  • listas com os principais veículos jornalísticos 
  • monitoramento constante e em tempo real

Monitoramento de mídias sociais

Já o monitoramento de mídias sociais é uma ferramenta que ajuda marcas a manterem um relacionamento direto e atencioso com os públicos de interesse. Mas como identificar menções sobre a marca e a eficiência do compartilhamento de conteúdos?

  • mapear a repercussão das ações estratégicas nas mídias sociais
  • identificar o público insatisfeito e quais os motivos
  • identificar conteúdos que estão desalinhados com o posicionamento da marca

Com o acompanhamento das mídias sociais, é possível construir um discurso mais transparente com o público.

Outra alternativa muito eficiente durante a crise do novo coronavírus é a possibilidade de usar esse monitoramento nas estratégias de relacionamento com o público e realizar atendimentos realmente efetivos.

Para as duas opções, não monitore as notícias de forma manual, escolha uma alternativa para otimizar o monitoramento, como uma plataforma de inteligência.

A ferramenta acompanhará marcas, personalidades e temas de mercado com a rapidez necessária para garantir informações estratégicas e competitivas, sempre com a intenção de trazer agilidade nas tomadas de decisões e inovação às futuras estratégias de comunicação.