Por que a área de relações públicas (PR) precisa mensurar resultados?

A reputação é o bem mais valioso das marcas, algo que, por mais de um século, foi associado à função do relações públicas (PR). Na era digital, a imagem de uma empresa continua sendo importante. Porém, hoje, há mais informações para mensurar resultados – e que podem fazer muito mais pela empresa. 

Desta maneira, ao medir as ações de forma contínua, consistente e com a plataforma adequada, o PR encontra dados que indicam:

  • a reputação de uma empresa;
  • repercussão na imprensa;
  • novas oportunidades de negócios;
  • e tendências, contribuindo, inclusive, na captação de leads. 

Leia mais:
>> Como mensurar resultados nas redes sociais para clientes de agências
>> Qual é o papel de cada profissional da Comunicação na gestão de crise?

A prática de relações públicas data do século XX e suas primeiras definições eram focadas na assessoria de imprensa e publicidade. Segundo a Sociedade Americana de Relações Públicas (PRSA), a função trata-se do “processo de comunicação estratégica que constrói relacionamentos mutuamente benéficos entre as organizações e seus públicos”. 

A partir da definição pontuada pela PRSA, podemos entender que PR é uma atividade ampla e essencial para as marcas. Isso faz com que mensurar resultados de mídias (como as notícias publicadas na imprensa ou comentários nas redes sociais) ganhe novos contornos e finalidades na estratégia de comunicação.

E é nessa análise – tanto da própria marca quanto da concorrência – realizada continuamente que residem oportunidades de novas relações, de negócios, prevenção de crise e demais demandas comunicacionais. 

5 motivos para mensurar resultados

Antes da imprensa se digitalizar, o profissional de PR tinha como única (ou principal) forma de mensurar resultados a compra de um espaço no jornal impresso, mas não tinha as ferramentas necessárias para quantificar o número de pessoas que tinham acesso àquele conteúdo. 

Hoje, o que não falta são plataformas para verificar praticamente tudo o que é dito na internet e até fazer um clipping digital. Porém, o monitoramento dessas informações não pode ser algo pontual, feito apenas para um lançamento de um produto específico, por exemplo. 

A decisão mais inteligente é analisar os dados continuamente de modo a refinar as estratégias. E, assim, alavancar o sucesso da organização, já que construir uma imagem consistente e a forma com a qual as marcas são percebidas pelo público têm impacto, também, nas vendas e no lucro. 

Confira alguns dos motivos que fazem a mensuração de resultados valer a pena para a área de PR

1. Gerenciar a reputação da marca

A função pela qual o profissional de PR é lembrado é, com certeza, o gerenciamento da reputação de marca.

Mensurar resultados provenientes do clipping digital gera insights sobre a percepção de clientes, fornecedores, colaboradores, imprensa, influenciadores digitais e até concorrentes.

Para isso, pode ser realizada uma busca por  palavras-chave relacionadas à marca, produtos ou serviços e variações.

Inclusive, estar no controle da narrativa em torno do negócio pode ser considerada uma das estratégias mais importantes. Afinal, 65% das pessoas confiam nos resultados de buscadores ao pesquisar informações sobre uma marca, segundo informações da Reputation X.

Portanto, se os leitores analisarem um conteúdo relacionado à marca e ele for positivo, pode aumentar a confiança para 75% dos consumidores, explica a empresa de reputação.

2. Gestão de crise

A construção de uma imagem sólida e confiável leva anos. No entanto, basta a repercussão de uma notícia ou comentário negativo para pôr tudo em xeque.

Mesmo que o setor de PR esteja sempre alerta sobre a reputação da marca e possíveis ameaças ao negócio, é praticamente impossível impedir que alguma crise ocorra. 

Porém, se o profissional de relações públicas tiver o costume de mensurar resultados de pesquisas feitas em plataformas de gestão de notícias em tempo real, irá conseguir identificar repercussões com potencial para ferir os negócios de modo a impedir que o fogo se alastre ou, ao menos, se preparar para a crise e reduzir muito o seu alcance. 

3. Identificar tendências e oportunidades

Mensurar resultados é sinônimo de reconhecer quais informações fornecidas por uma plataforma de monitoramento de mídias podem ser utilizadas estrategicamente.

Desta forma, ao acompanhar o mercado e o que os consumidores estão dizendo, o profissional de PR se abastece de informações que norteiam as próximas tendências do setor, podendo transformá-las em oportunidades.

Digamos que um relações públicas trabalha em uma empresa de chocolates. E ele configurou a ferramenta de comunicação para alertar sempre que o termo “chocolate” aparecer em alguma mídia. Certo dia, percebeu uma avalanche de notícias abordando o aumento da busca por chocolate com pimenta. 

Porém, essa empresa não produz esse tipo de chocolate. Percebendo essa tendência, o profissional pode realizar uma pesquisa com os consumidores e verificar se esse tipo de guloseima é do gosto deles. Assim, dependendo do retorno da clientela, é possível desenvolver um novo produto. 

4. Monitoramento da concorrência

A competitividade está cada vez mais alta no mercado. Conforme dados da Signal AI, 87% das empresas acham que seu mercado se tornou mais competitivo em relação aos três anos anteriores. Além disso, 49% disseram que se tornou muito mais competitivo no mesmo período.

Isso quer dizer que mensurar resultados da concorrência é fundamental para continuar relevante no mercado e, também, tomar decisões estratégicas, como em qual novo nicho vale investir e competir. 

5. Melhorar SEO e tráfego 

Ao mensurar resultados da mídia, o relações públicas consegue avaliar quais palavras-chave e termos mais aparecem e elaborar uma tática de SEO (Search Engine Optimization) para conteúdos do site, blog e até redes sociais da marca. 

Então, quando uma empresa fornece informações de qualidade e otimizadas para o público, o Google automaticamente escolhe essa empresa em vez de outras. Isso coloca a organização nos primeiros resultados do buscador e, consequentemente, aumentando o tráfego orgânico.

Neste sentido, nunca é demais lembrar que, junto à otimização, é preciso um conteúdo inteligente e de qualidade.  

E qual plataforma usar para mensurar resultados?

Talvez você esteja se perguntando se é possível encontrar uma plataforma que permita mensurar dados de mídias e colocar em prática todos esses benefícios que vimos ao longo do artigo. E a resposta é: sim! 

Com o Knewin Monitoring, uma de nossas soluções para monitoramento de mídias, o setor de RP tem acesso a funcionalidades que podem avaliar notícias a partir de filtros selecionados pelo usuário e com alertas em tempo real.

A solução também conta com  análise da concorrência e classificação das matérias (que ajuda a verificar o impacto de uma campanha), sentimento de conteúdo (positivo, negativo ou neutro) e relatórios personalizados.

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Nós podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.