Como o monitoramento de mídia pode ajudar a identificar tendências de mercado?

Existe uma frase muito interessante e bastante conhecida do livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, que diz muito sobre a importância do monitoramento do que é publicado sobre a sua empresa, seus concorrentes e as tendências de mercado. Ela é assim:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. – Sun Tzu, A Arte da Guerra

Ter conhecimento sobre o posicionamento da marca no mercado, as tendências no segmento e os assuntos que devem estar no radar é importante para formular uma boa estratégia comercial e que garanta a competitividade do seu modelo de negócio. 

Responder essas perguntas há alguns anos, quando não existiam os recursos tecnológicos de hoje, sem dúvida, era um trabalho complexo. Eram madrugadas e dias inteiros em que as equipes de clipagem liam jornais e revistas, gravavam programas de rádio e televisão para acompanhar tudo o que acontecia na imprensa.

A tarefa de monitorar a mídia exigia salas lotadas de profissionais, apenas captando as informações que a imprensa estava dizendo sobre a marca. Depois, os relatórios eram encaminhados para uma equipe responsável por compilar as informações, interpretar e colocar os insights limitados da época.

Ou seja, um monte de processos que além de serem impensáveis na atualidade, facilitava a possibilidade de erros. Mas as coisas mudaram, ainda bem!

Leia também:

>> Como o monitoramento de mídia melhora o relacionamento das marcas com a imprensa
>>  Como o monitoramento de mídia alavanca a comunicação corporativa
>>  Estratégia competitiva: como usar o monitoramento de mídia a seu favor

O papel relevante do monitoramento de mídia automatizado e em tempo real

O monitoramento de mídia em tempo real é um elemento fortíssimo na análise abrangente de mercado, consumidores e concorrentes. Além disso, é o principal responsável por identificar tendências e assuntos que devem ficar no radar da sua marca.

Neste artigo, abordaremos os principais motivos do monitoramento de notícias em tempo real ser cada vez mais uma demanda exigida pelo mercado para identificar novas tendências. 

O que são tendências de mercado?

Seja qual for a especialização da sua empresa, identificar as tendências de mercado é um princípio básico que não pode ficar em segundo plano.

Afinal, com o volume de empresas que buscam inovação, sabemos que ficar na zona de conforto nos dias de hoje é sinônimo de fracasso.

Como apontam Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Geest no livro “Organizações Exponenciais” , 40% das empresas da Fortune 500 atualmente, não existirão daqui a uma década. Sem enxergar as tendências futuras, muitos modelos de negócio que lideram seus setores, podem simplesmente deixar de existir, mas por quê?

Na  realidade, muitos líderes ainda estão acomodados às velhas práticas e subestimam a necessidade de antecipar as tendências de mercado. Nos dias de hoje, ser pioneiro não só é um grande desafio, mas tornou-se questão de sobrevivência. 

A análise de tendências de mercado procura prever os movimentos futuros de um determinado segmento tendo como base alguns dados presentes.

Ao entender quais serão os hábitos e comportamentos futuros de seus consumidores, é possível definir sua estratégia de negócio e estar sempre um passo à frente.

A importância do monitoramento de mídia para identificar oportunidades

A imprensa é importante na propagação e na imagem de uma marca. Por isso, é necessário olhar para ela de forma estratégica. Mas será que, mesmo com todos os recursos tecnológicos, redes sociais, youtube e podcasts, os veículos tradicionais ainda são relevantes?

Claro que sim! A imprensa não se resume a jornais, revistas impressas e televisão. Há pesquisas que mostram que 41% dos brasileiros usam veículos jornalísticos e revistas especializadas de internet para se manterem informados.

Por isso, é tão importante ter o monitoramento de mídia como um pilar para identificar tendências de mercado! Mas, para isso, a cultura de dados é fundamental.

Para parte dos profissionais de Inteligência de Mercado que ainda não avançaram com a cultura de dados, a falta de tempo para analisar as movimentações na imprensa é uma limitação. Atualmente, o volume de canais de comunicação é gigante por conta da internet. 

Assim, investigar tendências de mercado e entregar soluções baseadas na inovação se tornam tarefas mais complexas do que anteriormente.  Ao empoderar-se de dados obtidos a partir do monitoramento de mídia em tempo real, é possível:

  • Gerar insights sobre os rumos futuros do negócio;
  • identificar práticas que estão se tornando obsoletas;
  • pensar em cenários para aprimorar seu produto;
  • trazer soluções para novas demandas

Em resumo, monitorar mídias ajuda não somente a compreender o tempo presente, mas antecipar tendências e identificar oportunidades estratégicas.

Que tal alguns exemplos?

Recentemente, a Knewin realizou um estudo sobre as tendências do agronegócio na imprensa brasileira. Nele, foi constatado que 29% das matérias relacionadas ao tema eram, na época, sobre economia. Com a análise de sentimento, chegou-se à conclusão que a maioria das matérias são positivas ou neutras. 

A partir do estudo, é possível saber também que um dos assuntos que vêm ganhando destaque em relação ao tema é a inovação e tecnologia. Por isso, se os produtores desejam estar atualizados com o que tem sido desenvolvido nesse ramo, a atenção da imprensa é fundamental.

Outro exemplo é a educação. Nós fizemos um estudo sobre a repercussão desse setor na mídia e suas tendências de mercado, entre janeiro e fevereiro de 2022 é possível obter alguns insights. Um deles é que, nos últimos tempos, alguns elementos seguem interferindo nesse setor:

  • o rápido envelhecimento da população
  • a paralisação do crescimento econômico
  • o crescimento da desigualdade
  • a forte influência da Covid

Todos esses temas são refletidos na imprensa e, consequentemente, impactam as marcas que trabalham no segmento. Se sua empresa é voltada a desenvolver produtos ou serviços para alunos, professores ou instituições de ensino, saiba que esses elementos devem influenciar sua estratégia.

Acho que já ficou claro que o monitoramento de mídia e análise de dados são grandes aliados da comunicação e da estratégia para antecipar tendências do mercado, né? 

Conheça o Knewin Monitoring

Se você deseja conquistar um monitoramento de notícias customizado, saiba que o Knewin Monitoring pode ser uma excelente opção.

Afinal, a partir da união de tecnologia + curadoria de conteúdo com analistas especialistas, é possível personalizar relatórios e newsletters do jeito que você desejar. 

Se você ficou interessado nas possibilidades de customização do clipping da Knewin Monitoring, clique aqui e solicite uma demonstração.