Gestão de comunicação: gere valor utilizando dados

Empresas bem-sucedidas são aquelas capazes de ultrapassar a barreira dos anos sempre em evidência. Em comum, elas trabalham para manter um tripé, mesmo que instintivamente: marca, imagem e reputação. A gestão de comunicação, claro, é peça-chave para a construção desses pilares. 

Enquanto a marca é aquilo que faz uma determinada empresa ser reconhecida dentre as demais, a sua imagem é o reflexo momentâneo disso.

Já a reputação é a forma consolidada de como públicos diferentes enxergam aquela empresa a partir das informações e opiniões que circulam sobre ela ao longo do tempo. 

As empresas mais abertas, transparentes e que melhor se comunicam têm uma reputação mais forte ao obterem significativamente mais apoio do público.

Para construir reputação, é necessário reforçar o vínculo emocional que os consumidores têm com a sua marca.

Entretanto, essa relação pode ser abalada de forma muito rápida e profunda, especialmente na era digital. Especulações, fake news e situações críticas colocam em xeque a reputação construída ao longo de anos. 

>> Saiba mais: Como o monitoramento de notícias impacta a reputação de marca

Por isso, a base da boa reputação é a comunicação estratégica. E essa gestão estratégica de comunicação só pode ser feita com monitoramento constante de informações sobre o seu negócio, mercado, concorrência e análise de dados inteligente. 

O valor de uma boa reputação

Em mercados cada vez mais competitivos, estabelecer relações significativas com seus stakeholders – consumidores finais, colaboradores, fornecedores, investidores, jornalistas e públicos de interesse – influencia na percepção de valor que as empresas geram.

Para se ter uma ideia, esses ativos intangíveis respondem por 34% do crescimento significativo que as empresas brasileiras de capital aberto tiveram na Bolsa de Valores, segundo o Relatório Reputation Dividend Report.

Empresas com reputação corporativa mais forte são mais propensas a suportar as ondas de choque do mercado. E isso é algo fundamental para passar por momentos críticos como o que vivemos atualmente.

De acordo com o Relatório UK 2020 do Reputation Dividend, lançado no final de fevereiro, a postura e a resiliência das companhias frente à pandemia do novo coronavírus impactam diretamente na sua percepção de valor.

Isso porque os investidores estão procurando evidências mais concretas de como as organizações terão sucesso nos próximos meses e anos.

>> Leia também: Monitoramento e inteligência ajudam na gestão de crise do Covid-19

O apetite cada vez maior por companhias com boas reputações não é só dos acionistas. Os demais públicos também precisam perceber valor nas entregas que a sua empresa faz, sejam elas em forma de produtos, serviços, contribuições sociais, responsabilidade ambiental e outros.

Dessa forma, mais do que nunca, as organizações precisam ter clareza de que suas ações influenciam diretamente sua lucratividade.

Use os dados como uma bússola na gestão de comunicação

Como falamos, há uma relação direta entre a melhora da reputação de marca e o aumento de seu valor, lembrança e, é claro, nas vendas.

A marca de cosméticos e produtos de higiene Natura, por exemplo, trabalha constantemente seu posicionamento alinhado ao consumo sustentável e à preservação da biodiversidade.

Sua reputação ligada a esses princípios faz com que a Natura seja uma campeã recorrente no prêmio Top of Mind entre as marcas mais lembradas quando os brasileiros pensam em preservação do meio ambiente.

Há diversas maneiras para impulsionar sua reputação corporativa, e a maioria delas passa pela gestão de comunicação. Uma estratégia capaz de integrar conteúdos de qualidade com a entrega nos canais adequados e análise constante dos resultados estimula a familiaridade das pessoas com o seu negócio. Por consequência, gera impacto e crescimento nas vendas.

Os clientes dão cada vez mais importância às informações disponibilizadas sobre produtos e serviços, seja na web ou offline. Além disso, usam diferentes fontes para guiá-los nas tomadas de decisão de compra.

Assim, entender como o consumidor se comporta em relação a esta onda de dados é um dos pontos norteadores para vender mais e, também, encontrar meios de transformar o seu cliente em um seguidor (e talvez até defensor) de sua marca.

Com uma solução inteligente de monitoramento e análise de dados, fica muito mais fácil avaliar as tendências entre os consumidores, dar feedbacks às áreas de desenvolvimento de produto e, assim, projetar lançamentos cada vez mais orientados às necessidades e demandas do seu público.

Sem uma gestão de comunicação eficiente e guiada por dados, é praticamente impossível alavancar de forma sólida a reputação e a performance de vendas de uma marca.

E o uso de dados é a melhor forma de acompanhar o desempenho das ações, a flutuação da reputação e como os stakeholders têm percebido e influenciado o seu negócio e o mercado.

Não deixe de conferir: 

>> Por que o monitoramento é o seu melhor aliado

>> Gestão de comunicação antecipativa: como e por que fazer

Por fim, elencamos três tópicos importantes sobre como a gestão de comunicação pode alavancar a reputação e as vendas com o uso de dados:

1. Ouça seus clientes

Consumidores insatisfeitos compartilham suas más experiências com muito mais pessoas do que clientes satisfeitos compartilham suas boas experiências.

Por isso, o monitoramento constante, especialmente nas mídias sociais, é importante para detectar essas insatisfações e prestar um rápido atendimento.

2. Entenda seus stakeholders e se engaje com eles

Dificilmente, é possível ter controle direto sobre as percepções de todos os públicos envolvidos com a sua marca. No entanto,mas você pode, e deve, engajá-los e influenciá-los.

Continuamente, avalie os dados captados para identificar as tendências e monitore a percepção de reputação entre todos os seus stakeholders para antecipar e reagir rapidamente a eventuais crises.

3. Fique de olho na concorrência

Uma das chaves para construir e consolidar uma sólida reputação é antecipar-se e se adaptar às mudanças do mercado.

Para isso, não esqueça de acompanhar os lançamentos e o posicionamento das principais marcas do seu nicho. Esses dados têm muito a dizer sobre a forma como a sua empresa pode melhorar.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto? Então, não deixe de conferir nosso episódio do podcast Knewin Talks. O convidado desta edição foi Felix Grivot, especialista em Marketing de Canais de Venda da Zenvia, uma das maiores empresas em plataformas de comunicação da América Latina. Aperte o play e confira esse conteúdo especial.

Playlist Spotify