5 tecnologias em 2021 para impactar o mercado de Comunicação

Disrupção, plasticidade e dinamização são aspectos que fazem cada vez mais parte das tecnologias em 2021. Marcas e profissionais de comunicação e marketing que buscam automatizar processos, melhorar o relacionamento com os clientes e se colocar à frente da concorrência precisam ficar atentos às projeções do mercado para o ano que está por vir.

Leia mais:
>> Tendências 2021: o que esperar para comunicação e marketing 
>> Monitoramento de dados: do clipping às plataformas de inteligência

Se, para o avanço da humanidade, o fogo e o petróleo foram descobertas essenciais, poderíamos dizer que a tecnologia é o que está nos guiando a novos caminhos na era digital – e assim deve continuar.

Um dado que indica essa tendência é que, para 83% dos comunicadores em todo o mundo, inovações tecnológicas são um fator significativo na indústria, segundo o 2019 Global Communications Report.

A pesquisa também perguntou aos profissionais de comunicação e marketing em quais atividades e ações a tecnologia seria sua aliada: 

  • mensuração de resultados (21%) 
  • segmentação de público (20%) 
  • criação e curadoria de conteúdo (18%) 
  • otimização da experiência do consumidor (18%) 
  • rastreamento de reputação (14%) 
  • gestão de crise (3%) 

>> Confira nosso artigo com outras 10 tendências para 2021 e se prepare para começar o ano com estratégias inovadoras

Para 2021, algumas inovações que estão em desenvolvimento (ou até mesmo já ganharam espaço nos últimos tempos) irão fazer cada vez mais parte do cotidiano de consumidores e marcas. Separamos uma lista com essas tendências, saiba mais:

1. Monitoramento de dados é uma das tecnologias em 2021 

O monitoramento de dados já é um velho conhecido dos profissionais de comunicação e marketing. Mas seu uso estratégico para as marcas vem crescendo a olhos vistos. 

Em outubro de 2020, cerca de 4,6 bilhões de pessoas usaram a internet, o que significa 60% da população mundial, segundo a Statista.

Essa grande quantidade de informações é valiosa. Porém, se profissionais e empresas não coletam e analisam esses dados para melhorar seus resultados e adquirir vantagem no mercado, estão desperdiçando o petróleo do século XXI. 

Mas analisar essa quantidade imensa de dados manualmente pode-se dizer que é uma tarefa impossível e sujeita a erros. Por isso, entre as tecnologias em 2021, os profissionais de comunicação e marketing podem lançar mão de soluções automatizadas e inteligentes para monitorar notícias, redes sociais, prever e gerenciar crises, entre outras ações

2. Internet de comportamentos

Quando acessamos qualquer site, aplicativo ou rede social, deixamos um tipo de “poeira digital”, um rastro de dados sobre nosso perfil que pode ser usado pelas empresas para entender nossos comportamentos – e influenciá-los.

Por exemplo, quando você busca por uma farmácia no Google e os resultados são direcionados à sua região, o buscador cruzou as informações à localização do seu smartphone. 

Essa é a internet de comportamentos (do inglês, Internet of Behaviors – IoB). Considerada uma extensão da IoT (Internet of Things), ela combina diferentes fontes de dados para desenvolver uma visão ampla do usuário, que vai desde seus interesses até seus trajetos rotineiros.

Segundo o Gartner, em breve, o IoB será predominante. Até 2023, as atividades individuais de 40% da população global, ou 3 bilhões de pessoas, poderão ser rastreadas digitalmente para influenciar nosso comportamento

3. Nuvem híbrida 

Com a pandemia, ataques às empresas cresceram 80% no mundo inteiro. Desta maneira, a cibersegurança deve ser destaque no próximo ano. 

Mas como manter os dados dos clientes e da própria empresa protegidos? Uma solução pode estar na nuvem híbrida, que combina nuvens públicas e privadas. Os dados que não são considerados sensíveis, por exemplo, podem ser colocados na nuvem pública, enquanto os de alta sensibilidade, na nuvem privada. 

Isso sem falar que manter os dados na nuvem traz importantes vantagens para as empresas, como:

  • flexibilidade de espaço de armazenamento.
  • facilidade no processo interno de troca de informações.
  • maior segurança de backup.
  • e, agora, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também simplifica o acesso do próprio usuários a seus dados para mantê-los sempre atualizados.

4. Tecnologias imersivas

Recursos como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) já estão presentes na nossa cultura e devem ganhar ainda mais espaço entre as tecnologias em 2021.

Isso porque são capazes de impactar o comportamento, emoção e experiências dos clientes com as marcas. 

O Google é um exemplo de empresa que usa a RA com recursos cada vez mais interessantes. Com a câmera do celular, é possível inserir conteúdos digitais em cenários reais, visualizando em 3D animais, obras de arte, partes do corpo humano, entre outros.

Outro exemplo é o Room Decorator”, da Amazon, no qual os compradores podem ver móveis e outros itens de decoração projetados no ambiente físico.

5. Reconhecimento facial 

Segundo um relatório da Allied Market Research, até 2022, o mercado global de reconhecimento facial deverá gerar uma receita de US$ 9,6 bilhões, com crescimento anual de 21,3%.

Nesse contexto, essa tecnologia está mudando o trabalho da área de comunicação e marketing ao permitir ir além de captar a identidade de alguém. Também é possível detectar as expressões e possíveis sentimentos do cliente, gerando insights para melhorar a relação com as marcas. 

O Walmart apostou na tecnologia para que as câmeras capturassem as expressões faciais dos clientes enquanto estavam nas filas dos caixas, medindo seus níveis de satisfação. Essa solução permite, por exemplo, ajustar a posição de produtos e de divulgação de promoções perto do caixa para chamar a atenção dos consumidores. 

As empresas e profissionais de comunicação e marketing, a cada ano que passa, têm acesso a ferramentas que impactam diretamente seu trabalho. E com as tecnologias em 2021 não será diferente.

Use as possibilidades que você tem nas mãos para visualizar os usuários com mais clareza, desenhar campanhas muito mais personalizadas, garantir a segurança dos dados e aumentar a competitividade no mercado. 

Para acompanhar outras tendências em tecnologia e encontrar a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin, pois podemos alavancar os resultados da sua marca com inteligência artificial e monitoramento de dados.