Gestão de comunicação: esteja à frente com a tecnologia

Varejo, financeiro, construção civil, saúde, entretenimento, educação e outros tantos. O que esses segmentos têm em comum? Não importa se entregam serviços, bens de consumo, itens duráveis ou momentos de lazer: o sucesso de todos passa por uma gestão de comunicação eficiente.

E, aqui, não falamos apenas sobre como divulgar o seu negócio e atrair mais consumidores.

Afinal, a comunicação é essencial dentro e fora das organizações, com a sua capacidade de engajar colaboradores, estreitar laços com fornecedores, fidelizar clientes, manter-se conectado com a comunidade e até influenciar a opinião pública.

Gestão de comunicação interna: por que valorizar

Em relação à comunicação interna, vemos que seu potencial está embasado na transparência.

Esse valor é extremamente estratégico para construir um diálogo de respeito com os colaboradores.

Além disso, é uma via de mão dupla que antecipa crises internas e é capaz de reforçar a sensação de pertencimento àquela companhia. 

De forma resumida, a comunicação interna mantém todas as equipes a par dos acontecimentos da empresa, acompanhando processos e até mesmo permitindo uma conexão maior para que o colaborador se sinta à vontade para opinar e contribuir para a solução de problemas ou gargalos.

Afinal, não esqueça que falhas de comunicação são as principais causas de desalinhamentos e atrasos por conta da falta de clareza sobre como desenvolver determinados projetos.

>> Leia: Estratégias de comunicação: como ser mais certeiro em suas ações

O papel da gestão de comunicação externa na imagem da marca

No âmbito externo, a comunicação não se restringe à publicidade para vender mais. Também conhecida como comunicação mercadológica, é uma via essencial para melhorar a imagem da sua marca e destacá-la entre os concorrentes.

Essa ponte entre sua empresa com o mercado e os consumidores permite passar mensagens mais claras sobre o seu negócio e delinear melhor o seu público-alvo.

Além disso, é possível gerar um fluxo comunicacional poderoso, retroalimentado pelos feedbacks e impressões que essas pessoas têm a respeito da sua marca e de seu posicionamento.

Não esqueça que as ações de comunicação geram lembrança da marca, algo essencial para qualquer negócio.

Dessa forma, entender a importância da comunicação nas organizações e como desenvolvê-la de forma eficaz é essencial.

E, hoje, devido à democratização do acesso, você pode ter ao seu lado as tecnologias mais robustas de gestão de comunicação.

Tecnologia cada vez mais acessível para estar sempre à frente

Para falar sobre a importância da tecnologia no posicionamento de empresas, precisamos voltar alguns passos. Mais especificamente em 1981.

Naquela época, Steve Jobs dava a sua primeira entrevista a uma grande emissora de televisão ao vivo.

O apresentador questionou se havia algum perigo de sermos controlados por computadores.

Eis que o criador da Apple respondeu: “Se você olhar para a revolução tecnológica que estamos vivendo, ela está transformando coisas muito centralizadas em algo democrático, individualizado e acessível”. 

Jobs complementou mencionando uma pesquisa que avaliou a eficiência de locomoção entre pássaros, peixes, cachorros e humanos.

O condor precisava da menor quantidade de energia para se mover, vencendo a competição. O desempenho dos humanos era decepcionante. Mas, ao testar a eficiência do humano andando de bicicleta, notou-se que era duas vezes maior do que a das aves. 

Esse exemplo citado por Jobs ilustra a capacidade humana de criar ferramentas para amplificar suas habilidades. Como ele já antecipava há quase 40 anos, o que, antes, era caro e restrito às grandes companhias e aos governos, hoje, está mais perto de nós. 

Estamos diante da era da inteligência artificial, uma das mais poderosas ferramentas que já vimos.

Você pode até não saber, mas ela já está presente em vários serviços do seu dia a dia, como buscar notícias na internet e ler publicações em mídias sociais. E essas aplicações podem ser ainda mais abrangentes e profundas. 

>> Não deixe de conferir: Qual será o futuro da tecnologia em 2025, segundo a Oracle

Knewin Knews, a solução para gestão de comunicação

A Knewin News usa a inteligência artificial para monitorar dados em mais de 80 idiomas. E, aqui, não falamos apenas de sites e mídias sociais, mas também fontes impressas, emissoras de rádio e canais de televisão. 

Costumamos dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas, para as máquinas, são milhões de pixels.

A função da inteligência artificial, nesse caso, é analisar, comparar e identificar dados e informações. Isso tudo poupa profissionais de uma atividade tão minuciosa e trabalhosa quanto pode ser o monitoramento de notícias de uma grande organização.

Dessa forma, a ferramenta faz a gestão completa de comunicação, monitorando marcas concorrentes, personalidades e, inclusive, temas de mercado que influenciam o seu business.

Tudo isso com a rapidez necessária para garantir que as informações estratégicas e competitivas cheguem nas suas mãos a tempo de analisar e fazer as melhores escolhas para a sua empresa.

A pesquisa é feita com sistemas de filtros e palavras-chave e entrega duas funcionalidades analíticas.

A Smart-Newsletter é um documento diário com dados sobre as notícias que mencionaram o nome da marca – é o monitoramento propriamente dito.

O segundo documento, Smart-Report, é construído a partir de um período estipulado, que tem o objetivo de mensurar a comunicação institucional e mostrar o retorno dos clientes em relação aos lançamentos ou às repercussões diárias com o nome da empresa. 

Se ter acesso a tecnologias como essa para a gestão de comunicação da sua empresa parece algo distante, saiba que é tão acessível quanto Steve Jobs antecipou em 1981. Não deixe de conversar com a gente!