Qual é a função do assessor de imprensa político em ano de eleições?

As campanhas eleitorais oferecem a oportunidade do assessor de imprensa político desenvolver e refinar uma ampla variedade de habilidades em um ambiente extremamente rápido e flexível. No entanto, esse trabalho, certamente, não é para todos.

Afinal, é preciso ter em mente que, geralmente, há pouca orientação formal, escasso feedback estruturado, quase nenhum tempo livre e, dada a natureza finita do ciclo da campanha, muitas vezes, há pouca estabilidade em longo prazo. 

Porém, para aqueles apaixonados por campanhas políticas ou por ter uma perspectiva única de nosso processo democrático, envolver-se nas eleições municipais pode ser uma experiência gratificante e proveitosa.

E, além de abrir portas para que o assessor de imprensa político atue em outras frentes neste universo no futuro, geralmente é uma função bem remunerada. 

Mas as perguntas que ficam são as seguintes:

  • Quais são os atributos necessários para se trabalhar como assessor?
  • O que faz um assessor de imprensa político?
  • Qual é o papel desta figura em anos de eleições?

É sobre isso que este artigo trata. 

Qual é a formação necessária?

Resumidamente, a comunicação política é o diálogo entre organizações (partidos), atores (candidatos e eleitos), a mídia e os cidadãos.

Ou seja, é um campo interdisciplinar, que mistura ciências sociais e comunicação estratégica.

Nesse contexto, os assessores são vitais para o processo político, ajudando os candidatos em suas campanhas, colaborando no desenvolvimento de projetos, educando o público em geral sobre questões sociopolíticas e promovendo uma maior participação na democracia. 

O objetivo é construir a imagem do candidato, aprimorar sua reputação e desenvolver estratégias comunicacionais para influenciar a decisão dos eleitores. Este escopo pode compreender profissionais de relações públicas, jornalistas, consultores políticos e profissionais de marketing. 

Assim, as mensagens políticas podem assumir várias formas, incluindo: 

  • Redação de releases 
  • Criação de discursos 
  • Publicações em mídias sociais 
  • Produção de peças gráficas 
  • Vídeos informativos e jingles 
  • Elaboração de estudos e pesquisas 
  • Comunicação interpessoal entre candidatos e potenciais eleitores 

Além disso, o trabalho de um assessor de imprensa político precisa ser estratégico em seus três pilares:

  1. Produção: como as mensagens são desenvolvidas e transmitidas.
  2. Conteúdo: o que está contido em cada mensagem.
  3. Efeito: como as mensagens são recebidas e interpretadas.

Por isso, o profissional deve ter uma formação complementada por conhecimentos interdisciplinares, além, é claro, de contar com uma equipe de comunicação para apoiá-lo nas diversas demandas. 

Quais são as características de um assessor de imprensa político? 

1. Habilidades de redação e pesquisa 

É preciso dominar vários tipos diferentes de escrita, incluindo comunicados à imprensa, discursos e publicações em mídias sociais.

Afinal, boa parte do tempo será gasta no planejamento e na elaboração de comunicados à mídia. E isso requer um entendimento sólido da mensagem que você pretende transmitir, bem como do público que deseja atingir. 

2. Conhecimentos em mídias sociais 

Não é novidade que as mídias sociais podem alavancar ou quebrar uma campanha política. E, embora pareçam mais casuais do que um discurso ou apresentação, elas devem ser levadas tão a sério quanto.

Dessa forma, tuítes, postagens ou atualizações sociais devem apoiar a narrativa da campanha, sendo claros, bem escritos e criativos.

Ou seja, as mídias sociais podem servir como uma plataforma para um candidato ser relativamente informal, mas sempre profissional. 

Confira também: 

>> Como pensar o branding para mídias sociais 

>> Marketing eleitoral e anúncios pagos: o que você precisa saber 

3. Perfil crítico e estratégico 

Ser racional, mesmo quando a situação parece fugir do controle, é um dos grandes atributos deste profissional.

É preciso saber analisar as situações pela ótica de diversas variáveis, considerando os impactos imediatos e, também, em longo prazo. 

4. Adaptabilidade 

Talvez, o aspecto mais desafiador de um trabalho de comunicação política seja o gerenciamento de crises: todos vão recorrer ao assessor de imprensa político para elaborar um plano em caso de crise ou fake news. 

Então, antes de trabalhar em soluções, é preciso analisar como o problema aparece para os eleitores.

Em seguida, avaliar como corrigir a situação da melhor forma: se isso significa um sincero pedido de desculpas público, uma explicação embasada ou mesmo uma demonstração pública de apoio.

E certifique-se de capturar os problemas o mais cedo possível, ouvindo as queixas do público e priorizando a transparência. 

Temos alguns conteúdos que podem te interessar: 

>> Gestão de comunicação antecipativa: como e por que fazer 

>> Mídias sociais como aliadas no gerenciamento de crise 

>> Baixe grátis o e-book: “Gerenciamento de crise: 8 passos para uma estratégia de sucesso” 

5. Escuta ativa do público 

A chave para qualquer carreira de sucesso na comunicação é conhecer seu público. No marketing político, isso é ainda mais evidente.

Dessa forma, aprenda mais sobre o seu público e vá a fundo para entender com o que ele se preocupa.

Esse olhar é fundamental para ser mais estratégico na maneira como elabora e transmite as informações

6. Postura 

O assessor de imprensa político deve estar ao lado do candidato nos eventos. Neste contexto, suas habilidades de falar em público e de apresentação devem refletir as de um profissional calmo, experiente e equilibrado. 

7. Flexibilidade 

Você quer ficar perto de casa ou está disposto a se mudar? Tem disponibilidade para viagens? Prefere trabalhar na sede da campanha ou em campo?

Essas são questões mais pessoais, mas que devem ser levadas em conta na hora de se envolver em uma campanha.

Ter jogo de cintura para conciliar a vida profissional e a pessoal também é imprescindível para uma boa atuação no campo do marketing político. 

Potencialize sua produtividade com tecnologia 

Como você pode perceber, a rotina de um assessor de imprensa político ou de uma consultoria de marketing político é bastante agitada.

Assim, otimizar tempo e recursos é praticamente um mandamento no contexto de uma campanha. É nesta hora que os profissionais precisam lançar mão de estratégias inovadoras e tecnológicas. 

Com a transformação digital, muitas demandas da comunicação acabaram sendo impactadas, e isso também aconteceu com o clipping de notícias.

Atualmente, o monitoramento automatizado de notícias é uma das estratégias mais completas para entender a imagem de um candidato em veículos jornalísticos digitais, televisivos, radiofônicos e impressos, permitindo um olhar 360º para acompanhar com zelo a reputação da figura pública

>> Veja mais: Por que monitorar notícias em ano de eleição é tão importante? 

Otimize o monitoramento de notícias

Para evitar alocar profissionais para o clipping manual ou ter relatórios incompletos, invista em uma ferramenta digital como o Knewin News. A plataforma permite o monitoramento e a análise de conteúdos de forma automatizada e otimizada, em tempo real. 

Não esqueça do monitoramento de redes sociais

Lembre-se também que gerenciar e monitorar os canais sociais é igualmente importante. Para administrar os perfis do candidato nas redes, vigiar e proteger a imagem do seu cliente, saiba que é possível contar com a plataforma Knewin Social.

A partir de palavras-chave estratégicas, você consegue monitorar as principais redes sociais com total facilidade e construir uma base sólida e analítica para entender o impacto destes canais na reputação da figura política. 

Se você tem alguma inclinação para se envolver em uma campanha política, faça isso! O ritmo pode ser desafiador, mas o trabalho raramente é entediante, e o esforço individual faz a diferença todos os dias.

Além da experiência, você vai construir uma grande rede de relacionamentos, um networking que certamente será benéfico na sua carreira. 

Para saber mais sobre o mundo da assessoria e da comunicação política e digital, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.