Retrospectiva: o que marcou o mercado de comunicação em 2022?

Você piscou e o ano de 2022 já está chegando ao fim. Quais foram os grandes feitos e as conquistas que você obteve durante o ano? Para celebrar esse momento especial e relembrar alguns acontecimentos deste ciclo que está se encerrando, nós preparamos um texto que traz os 10 conteúdos sobre o que marcou o mercado de comunicação ao longo de 2022.

Leia também:

>> Mensuração de resultados: 8 erros que você provavelmente está cometendo

>> Ebook: Monitoramento de Redes Sociais para Assessores de Imprensa

Fizemos tudo isso com o objetivo de empoderar marcas e iluminar o caminho da comunicação e do marketing, tornando o trajeto mais fácil e produtivo. Confira a curadoria completa na retrospectiva 2022 que você não pode deixar de ler. Vamos lá?

  1. Redes sociais

Em primeiro lugar, as plataformas digitais mais presentes na vida dos brasileiros. Segundo dados da pesquisa Global Digital Overview, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que passam mais tempo nas mídias sociais, com uma média de 3 horas e 31 minutos conectados. 

Definitivamente, elas merecem o primeiro lugar quando o assunto é impacto no mercado de comunicação. Aproveitando, confira o artigo que publicamos no blog com ideias para criar a melhor estratégia de comunicação para redes sociais. Leia mais!

  1. Metaverso

Com certeza, esse foi um dos temas mais comentados ao longo do ano de 2022. Por ainda ser um conceito muito mais teórico do que prático, ele não apareceu no primeiro lugar dessa lista (foi por pouco!). Para saber quais serão os impactos dessa nova tecnologia na comunicação e na relação das pessoas e das marcas, nós falamos ao longo de um texto recente. Confira

  1. Share of search

Em um mercado altamente competitivo, Share Of Search é uma metodologia fundamental para levar e captar dados que permitam às empresas fazerem as devidas comparações com os seus concorrentes dentro do segmento. Para saber de onde surgiu e como funciona essa métrica, clique aqui e leia o artigo publicado no nosso blog que fala mais sobre o assunto.

  1. Inteligência Artificial

A tecnologia é um assunto em evidência pelo potencial que ela proporciona ao tornar os processos de comunicação muito mais estratégicos. Quando o foco é o marketing, por exemplo, é possível usá-la para avaliar o perfil de compra. Além de acompanhar o comportamento de seus clientes, a inteligência artificial aplicada à comunicação permite analisar os conteúdos que o seu público interage em redes sociais, sites, blogs e notícias. Leia mais!

  1. Social listening

Essa é uma das atividades mais importantes de uma equipe de comunicação, tornando a forma como as marcas se relacionam com os seus clientes ainda mais assertiva. Afinal, é por meio dessa estratégia que as marcas descobrem os stakeholders ou entendem o que o público e os clientes pensam e se manifestam sobre ela. Quer saber mais? Confira esse conteúdo especial sobre o tema!

  1. Gestão de crise

Entre os assuntos mais falados ao longo de 2022, a gestão de crise não podia faltar nesse ranking. No gerenciamento de situações reais ou mesmo potenciais de crise, transparência e agilidade podem minimizar possíveis impactos na reputação de uma marca ou empresa e até mesmo evitar danos irreversíveis. A gente fala um pouco mais sobre o assunto neste conteúdo: clique aqui.

  1. Share of Voice

O SOV é uma métrica que mensura o poder de influência de uma marca em determinadas fatias do mercado. Ou seja, ele demonstra onde a marca tem mais “voz” e em quais setores ela não tem tanto impacto. E quais as formas de integrar o share of voice a outras estratégias adotadas pela empresa? Confira a resposta no artigo publicado no nosso blog!

  1. Cultura Data-Driven

O uso de dados nas tomadas de decisão foi um assunto frequente ao longo do ano. Em um mercado moldado pelas novas tecnologias da era da informação, ser data-driven representa um modo de pensar e agir diante de bilhões de informações disponibilizadas a cada segundo. 

Orientar a sua empresa a partir desta cultura significa colocar os dados no centro de todo o processo de decisão. Leia mais sobre o tema aqui!

  1. Fake news e monitoramento

Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube, LinkedIn, TikTok… Diante das eleições, o combate às fake news foi um dos principais destaques ao longo do ano. Assessores de imprensa e profissionais de comunicação tiveram que estar atentos para monitorar tudo o que aconteceu, sem deixar passar nenhum detalhe. O caminho foi a automação, veja mais no eBook produzido pela Knewin.

  1. Estratégias de comunicação inteligentes

Com os recursos tecnológicos e dados disponíveis em diferentes plataformas digitais, é responsabilidade dos profissionais desenvolver uma estratégia de comunicação inteligente com base nessas informações, que devem ser monitoradas em tempo real. Neste artigo, você descobre como evitar um trabalho apenas reativo e burocrático. Confira!

Todos esses processos, ferramentas e metodologias que impactaram o mercado de comunicação foram pauta no blog da Knewin ao longo do ano. Acompanhe os nossos artigos, e-books, estudos e demais conteúdos em 2023. Assine a nossa newsletter!